breadcrumbs

A famosa Gengivite!

remedios-para-a-gengivite-725x413

03.04.2018 | POR: Fabricio

A gengiva é parte do tecido de mucosa bucal que envolve todos os dentes, ajudando na proteção e suporte dos mesmos. Cuidar da gengiva é tão importante como cuidar dos dentes. A inflamação desse tecido é chamada de gengivite.
A gengivite apresenta algumas características como:
– Sangramento ao escovar e usar o fio dental
– Inchaço
– Vermelhidão
– Sensibilidade
– Mau hálito
Esse processo se dá pelo acúmulo de bactérias que infeccionam os tecidos periodontais em torno do dente. A maior causadora dessa irritação é a placa bacteriana.  A placa é composta por diversos tipos de bactérias e se prende ao dente. Ela se forma minutos após a escovação e o uso do fio dental, por isso a importância da escovação diária correta para sua remoção.
Se não forem higienizados corretamente os dentes, essa placa se acumula e começa a se calcificar, tornando-se assim, tártaros, endurecidos e que só podem ser removidos no consultório odontológico pois a escova já não consegue eliminá-los.
Alguns outros fatores podem prejudicar consideravelmente a gengiva, como o tabagismo, diabetes, alterações hormonais e doenças cardíacas.
O estado inicial da doença periodontal é a gengivite, que pode ser tratada e totalmente revertida. Quando não cuidada, ela forma bolsas que afastam a gengiva do dente e ali permite o acúmulo de mais placa e dificulta a limpeza do local, pois a escova não tem o alcance necessário. Pode ocorrer também uma retração da gengiva, deixando parte da raiz do dente exposta e causando sensibilidade ao frio e ao quente.
Não sendo tratada, ela se agrava em uma periodontite, estágio mais avançado da doença onde começa a ocorrer perda óssea e pode futuramente chegar à perda de dentes. Nessa fase, o tratamento já requer mais atenção e pode vir a se tornar um tratamento constante para manter a doença estabilizada e evitando a sua progressão.
O osso e o tecido perdido já não podem ser regenerados, assim os cuidados odontológicos ajudam a manter os dentes por mais tempo na boca.
Como a maioria dos tratamentos odontológicos, a gengivite atinge seu sucesso em tratamentos preventivos. Estar com freqüência ao seu dentista garante que ele próprio possa identificar qualquer alteração. Não devemos esquecer que os cuidados diários da higiene bucal são parte fundamental para contribuir com a saúde dos dentes e gengiva.
Algumas empresas possuem cremes dentais específicos para os cuidados gengivais, porém é a ação mecânica correta da escova que garante a total limpeza juntamente com o fio dental.
Uma observação importante sobre os cuidados da escovação se destaca com o sangramento e dor. Muitos pacientes quando identificam o sangramento evitam passar a escova na região para que não sangre mais. Está ai o grande equívoco, quanto mais bactérias permanecer ali, mais sangramento e inchaço terá a região.
Como em grande maioria percebe-se dolorida a gengiva, o aconselhado é se usar uma escova de cerdas macias, finas e uma escovação leve e com bastante atenção a remoção de toda sujeira.
Afinal, gengiva saudável não sangra! Fique atento aos sinais que sua boca pode estar lhe mostrando e não adie os cuidados necessários para uma boa saúde bucal.

RELACIONADOS

consultorio-confianca
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Saiba como escolher o consultório certo para você realizar seu tratamento odontológico tranquilo

Você já deve ter visto como atualmente é muito fácil encontrar um consultório odontológico. Felizmente a odontologia cresceu e tornou sua acessibilidade um grande elo com os pacientes. Apesar das várias opções, você deve avaliar qual consultório será adequado ao seu tratamento. Uma boa escolha resultará em tranqüilidade, confiança e custo benefício vantajoso. Pois bem, […]

leia mais
perda-de-dente-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Perder um dente é algo muito importante e sério!

Um sorriso bonito, com dentes fortes sem dúvida alguma é símbolo de uma boca saudável e bem cuidada. Mas a odontologia nem sempre foi tão acessível e desenvolvida, infelizmente algumas pessoas vieram a perder seus dentes cedo, por falta de condições diversas sobre os cuidados bucais, e percebem hoje, as consequências de viver sem eles. […]

leia mais
nove-alimentos-fortalecem-ossos-850x500-746x413
  • 26.09.2018 | POR: Fabricio

Alimentos que fazem bem aos dentes

Você já deve ter ouvido falar em inúmeros alimentos que fazem mal aos dentes, desde os cafeinados até os cuja taxa de açúcar é elevadíssima. Mas, você sabia que existem alimentos que podem fazer bem aos dentes?

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email