breadcrumbs

A famosa Gengivite!

remedios-para-a-gengivite-725x413

03.04.2018 | POR: Fabricio

A famosa Gengivite!

A gengiva é parte do tecido de mucosa bucal que envolve todos os dentes, ajudando na proteção e suporte dos mesmos. Cuidar da gengiva é tão importante como cuidar dos dentes. A inflamação desse tecido é chamada de gengivite.
A gengivite apresenta algumas características como:
– Sangramento ao escovar e usar o fio dental
– Inchaço
– Vermelhidão
– Sensibilidade
– Mau hálito
Esse processo se dá pelo acúmulo de bactérias que infeccionam os tecidos periodontais em torno do dente. A maior causadora dessa irritação é a placa bacteriana.  A placa é composta por diversos tipos de bactérias e se prende ao dente. Ela se forma minutos após a escovação e o uso do fio dental, por isso a importância da escovação diária correta para sua remoção.
Se não forem higienizados corretamente os dentes, essa placa se acumula e começa a se calcificar, tornando-se assim, tártaros, endurecidos e que só podem ser removidos no consultório odontológico pois a escova já não consegue eliminá-los.
Alguns outros fatores podem prejudicar consideravelmente a gengiva, como o tabagismo, diabetes, alterações hormonais e doenças cardíacas.
O estado inicial da doença periodontal é a gengivite, que pode ser tratada e totalmente revertida. Quando não cuidada, ela forma bolsas que afastam a gengiva do dente e ali permite o acúmulo de mais placa e dificulta a limpeza do local, pois a escova não tem o alcance necessário. Pode ocorrer também uma retração da gengiva, deixando parte da raiz do dente exposta e causando sensibilidade ao frio e ao quente.
Não sendo tratada, ela se agrava em uma periodontite, estágio mais avançado da doença onde começa a ocorrer perda óssea e pode futuramente chegar à perda de dentes. Nessa fase, o tratamento já requer mais atenção e pode vir a se tornar um tratamento constante para manter a doença estabilizada e evitando a sua progressão.
O osso e o tecido perdido já não podem ser regenerados, assim os cuidados odontológicos ajudam a manter os dentes por mais tempo na boca.
Como a maioria dos tratamentos odontológicos, a gengivite atinge seu sucesso em tratamentos preventivos. Estar com freqüência ao seu dentista garante que ele próprio possa identificar qualquer alteração. Não devemos esquecer que os cuidados diários da higiene bucal são parte fundamental para contribuir com a saúde dos dentes e gengiva.
Algumas empresas possuem cremes dentais específicos para os cuidados gengivais, porém é a ação mecânica correta da escova que garante a total limpeza juntamente com o fio dental.
Uma observação importante sobre os cuidados da escovação se destaca com o sangramento e dor. Muitos pacientes quando identificam o sangramento evitam passar a escova na região para que não sangre mais. Está ai o grande equívoco, quanto mais bactérias permanecer ali, mais sangramento e inchaço terá a região.
Como em grande maioria percebe-se dolorida a gengiva, o aconselhado é se usar uma escova de cerdas macias, finas e uma escovação leve e com bastante atenção a remoção de toda sujeira.
Afinal, gengiva saudável não sangra! Fique atento aos sinais que sua boca pode estar lhe mostrando e não adie os cuidados necessários para uma boa saúde bucal.

RELACIONADOS

gravidas-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Gravidez e os cuidados odontológicos

Sim, as grávidas podem e devem fazer acompanhamento odontológico! Durante a gravidez os hormônios sofrem grandes variações, o que pode afetar a saúde bucal, fazendo assim muito necessária a visita ao consultório odontológico para que o dentista cuide e oriente sobre essa fase. Manter a saúde oral é garantir também uma saúde geral do bebê. […]

leia mais
escova-dental-744x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Dicas de como escolher a escova de dente ideal

Não podemos superestimar a importância de uma boa  higiene bucal, não só para a saúde dentária como para o bem estar geral. Problemas bucais como mau hálito, dores e até mesmo perda de dente são decorrentes de uma má higienização bucal. Com objetivo de garantir uma limpeza eficiente da boca, temos a escova de dente, […]

leia mais
mau-halito-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

O que você não sabia sobre o mau hálito bucal

O mau hálito bucal também conhecido como halitose, afeta grande parte da população, e apesar de existirem vários tipos de produtos para combater esse incômodo devemos lembrar que uma das suas causas está ligada a higiene bucal. Quanto mais bactérias presentes na boca, maior é o risco de se possuir mau hálito. As bactérias se […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email