breadcrumbs

Dicas de como escolher a escova de dente ideal

escova-dental-744x413

03.04.2018 | POR: Fabricio

Não podemos superestimar a importância de uma boa  higiene bucal, não só para a saúde dentária como para o bem estar geral.
Problemas bucais como mau hálito, dores e até mesmo perda de dente são decorrentes de uma má higienização bucal. Com objetivo de garantir uma limpeza eficiente da boca, temos a escova de dente, a pasta e o fio dental.
Tais utensílios se usados de maneira correta possibilitam uma saúde bucal satisfatória.
É importante ficar atento a troca da escova de dente a cada três meses, prevenindo assim a proliferação de bactérias e outros micro-organismos que podem afetar a saúde oral.
Uma escolha correta da escova é importante já que existem diversas opções no mercado.
O cirurgião dentista após uma avaliação pode recomendar a melhor opção para necessidade para cada paciente

Então vamos ajudá-lo a escolher a escova de dente adequada.

Quanto ao tamanho da escova:

Um dos fatores mais importantes é escolher uma escova que se encaixe no tamanho da nossa boca. Escovas com a cabeça (local onde se encontram fixadas as cerdas) maior tendem a impossibilitar a escovação dos últimos dentes ou dentes de mais difícil acesso. O ideal é que seja uma escova de cabeça pequena ou média, limpando assim todos os cantos da boca e dentes. O formato oval ou retangular não muda nada.

Quanto às cerdas:

As mais recomendadas são as escovas de cerdas mais finas e macias, pois preservam o esmalte, colaboram na prevenção de recessões não agredindo a gengiva e causam menos atrito em regiões sensíveis. A função da escova é remover a placa bacteriana e restos de alimentos dos dentes, gengiva e língua. A placa não é fixada ao dente, então sua remoção é simples, não necessitando de cerdas duras nem de força ao escovar. Nos casos de pacientes que escovam com grande força, escovas macias são muito indicadas para ajudar no controle da agressão excessiva nos dentes.

Para os aparelhos ortodônticos:

No caso de paciente que possui aparelho ortodôntico, encontra-se com facilidade escovas específicas para este caso. São escovas auxiliares que tem como função ajudar na limpeza tanto das peças do aparelho como o entorno dos dentes. Em grande parte dos casos o cirurgião dentista ao acompanhar o paciente nas manutenções e verificar a qualidade da escovação, indica uma escova mais adequada para melhorar a limpeza dos dentes e do aparelho.

Escova elétrica:

Não muito comum de se encontrar temos a opção da escova elétrica. Com um custo um pouco maior do que a convencional. Muito útil para pacientes que tem dificuldade motora ou comprometimento de movimentação. Possui sensor de pressão, controlando assim a força colocada na escovação. Sua única desvantagem é a de necessitar uma atenção maior do paciente para que não fique nenhuma área sem escovar.
De maneira resumida, uma escova ideal contém uma cabeça média, cerdas macias e regulares. Quanto mais simples a escova, melhor. Em casos de muitas dúvidas pergunte ao seu cirurgião dentista e ele orientará a melhor escolha!

RELACIONADOS

gravidas-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Gravidez e os cuidados odontológicos

Sim, as grávidas podem e devem fazer acompanhamento odontológico! Durante a gravidez os hormônios sofrem grandes variações, o que pode afetar a saúde bucal, fazendo assim muito necessária a visita ao consultório odontológico para que o dentista cuide e oriente sobre essa fase. Manter a saúde oral é garantir também uma saúde geral do bebê. […]

leia mais
remedios-para-a-gengivite-725x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

A famosa Gengivite!

A gengiva é parte do tecido de mucosa bucal que envolve todos os dentes, ajudando na proteção e suporte dos mesmos. Cuidar da gengiva é tão importante como cuidar dos dentes. A inflamação desse tecido é chamada de gengivite. A gengivite apresenta algumas características como: – Sangramento ao escovar e usar o fio dental – […]

leia mais
mau-halito-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

O que você não sabia sobre o mau hálito bucal

O mau hálito bucal também conhecido como halitose, afeta grande parte da população, e apesar de existirem vários tipos de produtos para combater esse incômodo devemos lembrar que uma das suas causas está ligada a higiene bucal. Quanto mais bactérias presentes na boca, maior é o risco de se possuir mau hálito. As bactérias se […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email