breadcrumbs

Facetas de Porcelana e Lentes de Contato Dental, como transformar seu sorriso!

facetas-746x413

03.04.2018 | POR: Fabricio

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre Facetas de Porcelana e Lentes de Contato dental, mas você conhece tudo sobre essas formas inovadoras da odontologia?
Ambos os procedimentos são indicações estéticas, com intuito de melhorar a harmonia do sorriso. Indicadas para mudar a forma, tamanho e cor de seus dentes, são finas camadas “coladas” na frente de cada dente de modo a transformar o sorriso.

Faceta de porcelana e lente de contato é a mesma coisa?

São semelhantes, pois ambas são feitas de porcelana, material que mais se parece com o esmalte dentário, porém existem algumas diferenças entre os dois tipos.
O nome lente de contato dental, foi dado devido à espessura muito fina da porcelana, cerca de 0,3 mm, aparentando uma lente de contato para os olhos.
É indicada a lente de contato para casos onde o dente necessita de pouco desgaste para o preparo. No caso de dentes escurecidos onde possa haver mais dificuldade para encobrir a cor, por exemplo, poderá ser indicação da faceta, onde a camada da porcelana é mais grossa.

Indicações mais comuns

Podem-se corrigir imperfeições como:
– Dentes tortos
– Coloração escura
– Fraturas
– Fechar espaços
– Dentes desgastados
Com esses procedimentos podemos mudar totalmente um sorriso, o deixando natural e mais bonito. São várias as indicações para estes tratamentos.

Como é feito

1 – O passo mais importante é avaliação do cirurgião dentista que irá definir quais as indicações para cada dente específico de acordo com a necessidade de cada elemento. Atender as expectativas do paciente no que for possível e esclarecer quaisquer dúvidas. Paciente e dentista de acordo, estamos prontos para iniciar!
Após a avaliação inicial, o dentista faz uma moldagem de estudo da boca do paciente para obter um modelo de gesso o qual servirá para o enceramento, estágio onde o protético faz um teste em cera de como ficarão os dentes de porcelana e que será usado também para confecção dos provisórios conforme as orientações.
2 – A segunda etapa é o preparo dos dentes, levando por base o enceramento feito no modelo, o qual guiará o cirurgião dentista na quantidade de desgaste necessária para se confeccionar as peças de porcelana, sendo elas facetas ou lentes de contato, ou até mesmo as duas opções no mesmo paciente, pois cada dente é avaliado suas condições separadamente.
3 – O terceiro passo é a realização da moldagem da boca com os dentes preparados e polidos, com extrema precisão para que o protético possa confeccionar as porcelanas com extrema qualidade.
4 – A quarta etapa é a instalação do mock-up, técnica onde se coloca sobre os dentes preparados, provisórios para que fiquem até a chegada das porcelanas definitivas e para que o paciente tenha em mente como ficará o tratamento final. Qualquer observação de mudança deverá ser feita nessa etapa de teste.
5 – A quinta e ultima etapa é a instalação das facetas ou lentes de porcelana. Remove-se o mock-up, e se inicia os processos de preparo para a cimentação (colagem) de cada peça de porcelana. Ao final da cimentação são realizados os polimentos e ajustes para garantir o sucesso do procedimento.
Como qualquer tratamento estético, ao final do procedimento o cirurgião dentista esclarecerá ao paciente sobre os cuidados necessários e retornos de acompanhamento.
O sorriso dos seus sonhos pode se tornar realidade, agende uma consulta!

RELACIONADOS

Cute girl receiving hyaluronic acid treatment
  • 19.03.2021 | POR: Fabricio

O botox é para você! Entenda tudo e se apaixone

Mesmo que você não saiba exatamente quais os procedimentos podem ser feitos a partir do uso da toxina butolínica, o famoso botox, é bem provável que você já tenha ouvido falar ( e bem) desta substância, que chegou para revolucionar a estética facial e, mais do que isso, as disfunções orofaciais. Ou seja, aquela sua […]

leia mais
Beautiful young woman getting botox cosmetic injection in her fa
  • 05.05.2021 | POR: Fabricio

Qual o efeito do botox? Saiba como fica seu rosto após a aplicação

Uma pele sem rugas é o principal efeito do botox, mas não é só isso. Veja como a substância age no seu rosto e quais as vantagens de aplicar botox.

leia mais
Botox dói: Entenda e veja qual região é mais sensível
  • 21.07.2021 | POR: administrador

Botox dói? Entenda como é a aplicação e a região mais sensível

Uma dúvida que, com certeza, já passou pela cabeça de muita gente: botox dói? O procedimento de botox atrai cada vez mais pessoas interessadas em tratamentos de rejuvenescimento para a pele. Mas, ao mesmo tempo, o medo da agulha também causa certo receio. Principalmente se você já tem um histórico de más lembranças com procedimentos […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email