breadcrumbs

O que é Cárie Dentária e como prevenir seu aparecimento

mulher-usando-fio-dental-746x413

03.04.2018 | POR: Fabricio

O que é Cárie Dentária e como prevenir seu aparecimento

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre cárie dentária, um dos problemas mais frequentes a serem tratados no consultório odontológico.
A cárie é uma condição que pode danificar os dentes, quando não tratada corretamente pode apresentar dor e em seu caso mais grave, pode-se ter a perda do dente. A cárie pode afetar em qualquer idade e independente da quantidade de dentes na boca, qualquer um está vulnerável se não manter bom cuidado na higiene.
Diariamente uma fina película pegajosa que chamamos de placa bacteriana se adere sobre a superfície dos dentes e gengivas. As bactérias encontradas nas placas reagem com o açúcar de alimentos e bebidas ingeridos e assim resultam na formação de um ácido que causa a cárie.
Este ácido ataca então a superfície do dente, inicialmente pela camada protetora, chamada de esmalte onde irá formar uma cavidade (buraco) cariosa. Após esse momento a cárie se não tratada, ou seja, removida, começa a se aprofundar para as camadas interiores do dente, onde se percebe dores, sensibilidade e até quebra de partes dentárias.
Como é uma condição lenta em muitos casos é comum que o paciente sinta dor já nos estágios mais graves, onde pode-se necessitar de tratamento endodôntico (canal) ou até mesmo extração do dente por perda significativa de estrutura. A indicação para o tratamento de “canal” é resultado de uma expansão das bactérias cariosas até a parte mais interna do dente chamada de polpa onde estão todos os suprimentos vitais ao dente, e parte ligada a corrente sanguínea o que espalha a todo o corpo estas bactérias ali inseridas.
Não são todos os casos em que o paciente sente dor, nestas condições o paciente pode nem perceber a cárie e por talvez não frequentar constantemente o dentista ela pode chegar a um estágio de perda total quando encontrada.
Temos entre as diversas características da cárie, a que é chamada por “cárie de mamadeira”. Ela aparece em crianças ainda muito pequenas, geralmente bebês, que fazem o uso de mamadeira contendo alimentos açucarados, na maioria das vezes a noite. Por falta de conhecimento ou atenção dos responsáveis, não é realizada a limpeza dos dentes antes que os bebês cheguem a adormecer, ficando com estes restos de alimentos acumulados na boca e propiciando caries principalmente nos dentes anteriores.
Pode causar dor, dificuldade na alimentação, dificuldade na fala e problemas futuros encontrados após a troca dos dentes de leite. O acompanhamento ao Odontopediatra desde antes o nascimento dos primeiros dentes de um bebê é essencial para que os pais sejam orientados aos melhores cuidados, evitando assim as “cáries de mamadeiras” e tratamentos mais complexos futuramente.

Basicamente a cárie pode ser totalmente evitada com bons cuidados diários do paciente e acompanhamento regular ao dentista.

Para prevenir o aparecimento de cárie dental:
– Evitar alimentos com alta concentração de açúcar
– Escovar bem os dentes, gengiva e língua para total remoção das placas bacterianas e restos alimentares
– Fazer constantemente o uso do fio dental para limpar locais onde a escova não consegue alcançar
– Comparecer ao consultório odontológico no mínimo de 6 em 6 meses para acompanhamento e orientações

RELACIONADOS

Bruxismo-746x350
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Bruxismo, sintomas e tratamento

Bruxismo é o hábito frequente de apertar ou ranger os dentes, na maioria das vezes à noite, e é um problema comum para alguns adultos e até crianças. Suas causas mais comuns são:  Ansiedade Stress Dentes desalinhados Dentes ausentes Restaurações e/ou coroas com má adaptação Um dos primeiros indicadores do bruxismo é o barulho ao […]

leia mais
dentes-sensivel
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Dentes sensíveis? Um problema bastante comum

Talvez você já tenha sentido dor ao tomar uma boa xícara de café quente ou quem sabe desfrutando de uma tigela de sorvete, sentindo uma dor súbita e desconfortável. Muitas pessoas sofrem com sensibilidade dentária, estima-se que aproximadamente metade da população é afetada por sensibilidade nos dentes, na média de idade entre os 20 aos […]

leia mais
remedios-para-a-gengivite-725x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

A famosa Gengivite!

A gengiva é parte do tecido de mucosa bucal que envolve todos os dentes, ajudando na proteção e suporte dos mesmos. Cuidar da gengiva é tão importante como cuidar dos dentes. A inflamação desse tecido é chamada de gengivite. A gengivite apresenta algumas características como: – Sangramento ao escovar e usar o fio dental – […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email