breadcrumbs

O que você não sabia sobre o mau hálito bucal

mau-halito-746x413

03.04.2018 | POR: Fabricio

O que você não sabia sobre o mau hálito bucal

O mau hálito bucal também conhecido como halitose, afeta grande parte da população, e apesar de existirem vários tipos de produtos para combater esse incômodo devemos lembrar que uma das suas causas está ligada a higiene bucal.
Quanto mais bactérias presentes na boca, maior é o risco de se possuir mau hálito. As bactérias se proliferam quando encontram lugares para se esconder.
Entre os fatores mais comuns desse acúmulo temos:
– Doença periodontal
– Acúmulo de placa e tártaro
– Má escovação
– Dentes que necessitam de tratamento dentário
De maneira básica, a má escovação e falta de acompanhamento odontológico regular, fazem com que os restos alimentares e placas bacterianas se acumulem na boca, transformando em tártaros e posteriormente em uma doença periodontal que se desenvolve rapidamente e em seu estado severo pode causar mobilidade e perda dos dentes, inflamação da gengiva, sangramentos e como resultado o mau hálito.
É importante se esclarecer que não só existe o fator bucal para este problema, algumas doenças também acabam se manifestando na cavidade oral com o mau cheiro, exemplo disso temos:
– Diabetes
– Problemas gástricos (estômago)
– Doenças renais
-Doenças hepáticas
-Problemas respiratórios
Inúmeros são os fatores a ser avaliados para se descobrir a causa do mau hálito em cada paciente. Identificando o problema o paciente é orientado ao tratamento certo.
Em relação às causas bucais, vemos atualmente no mercado muitos produtos para eliminar as bactérias orais, porém todos agem temporariamente, o que mostra que apenas amenizam o problema, mas que este deve ser tratado corretamente no consultório odontológico. Estes produtos como os enxaguatórios bucais tem mais indicação e efeito em pacientes que possuem boa higienização oral, com freqüente escovação correta e acompanhamento odontológico freqüente.
As dicas mais importantes sobre os cuidados para o mau hálito são:
– Escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia, com pasta de dente contendo flúor, eliminando assim qualquer resto de alimento que possa estar na boca
– Uso do fio dental sempre ao escovar, podendo ser usando antes ou depois da escovação. O fio dental é um auxiliar importante, pois remove resíduos em partes como gengiva e entre os dentes onde as cerdas da escova não podem alcançar. Ele garante a completa limpeza de todas as bactérias escondidas em algumas regiões.
– Escovar sempre a língua e o teto da boca
– Freqüentar o cirurgião dentista no mínimo a cada 6 meses para um acompanhamento adequado. Esses retornos incluem uma limpeza dos dentes mais detalhada afim de não deixar se acumular tártaros e prevenindo a doença periodontal.
-Tomar bastante água. Um bem para todo o corpo inclusive para a boca, ajudando a mantê-la sempre úmida, já que a pouca salivação pode ajudar no mau hálito e na formação de cáries.
– Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e pegajosos, os quais possuem mais aderência aos dentes e costuma ficar maior tempo escondidos na boca.
De maneira simples, o mau hálito afeta grande parte da população, mas pode ser facilmente tratado se bem orientado por um profissional. Cuide-se, seu corpo agradece!

RELACIONADOS

gravidas-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Gravidez e os cuidados odontológicos

Sim, as grávidas podem e devem fazer acompanhamento odontológico! Durante a gravidez os hormônios sofrem grandes variações, o que pode afetar a saúde bucal, fazendo assim muito necessária a visita ao consultório odontológico para que o dentista cuide e oriente sobre essa fase. Manter a saúde oral é garantir também uma saúde geral do bebê. […]

leia mais
escova-dental-744x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Dicas de como escolher a escova de dente ideal

Não podemos superestimar a importância de uma boa  higiene bucal, não só para a saúde dentária como para o bem estar geral. Problemas bucais como mau hálito, dores e até mesmo perda de dente são decorrentes de uma má higienização bucal. Com objetivo de garantir uma limpeza eficiente da boca, temos a escova de dente, […]

leia mais
remedios-para-a-gengivite-725x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

A famosa Gengivite!

A gengiva é parte do tecido de mucosa bucal que envolve todos os dentes, ajudando na proteção e suporte dos mesmos. Cuidar da gengiva é tão importante como cuidar dos dentes. A inflamação desse tecido é chamada de gengivite. A gengivite apresenta algumas características como: – Sangramento ao escovar e usar o fio dental – […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email