breadcrumbs

Alimentos que fazem bem aos dentes

nove-alimentos-fortalecem-ossos-850x500-746x413

26.09.2018 | POR: Fabricio

Alimentos que fazem bem aos dentes

Você já deve ter ouvido falar em inúmeros alimentos que fazem mal aos dentes, desde os cafeinados até os cuja taxa de açúcar é elevadíssima. Mas, você sabia que existem alimentos que podem fazer bem aos dentes?
Isso mesmo, alguns alimentos acabam tornando tanto as gengivas quanto os dentes mais fortes e saudáveis quando são consumidos. Você sabe quais são os alimentos que fazem bem aos dentes? Continue lendo esse texto e confira tudo sobre esse assunto. Boa leitura!

Leite

O primeiro alimento da nossa lista não poderia ser outro, afinal de contas, o leite é uma rica fonte de cálcio, ácido láctico, fósforo e proteínas, o que fortalece não apenas os dentes, mas os ossos de forma geral. Além do fortalecimento, o consumo de leite desde a infância ainda garante a proteção dos dentes conta substâncias ácidas que podem acabar corroendo o esmalte.

Fibras

Excelentes para o organismo como um todo, os alimentos que possuem fibras também são ótimos para garantir a saúde dos dentes, bem como aumentar sua força. Isso acontece devido à limpeza que acabam fazendo nos dentes, removendo placas bacterianas e assim contribuindo para uma boca mais limpa e saudável.

Pepinos

Vai dizer que você achou que o pepino era bom apenas para a área dos olhos? Longe disso! Além de ser delicioso, ele ainda ajuda na produção de saliva, a qual é essencial quando o assunto é higiene bucal. Isso porque o pepino ajuda aumentar a produção de saliva, o que facilita na limpeza dos dentes e na remoção das bactérias.

Passas

Já passou da hora da implicância com as uvas passas acabar! De acordo com pesquisas, as passas sem sementes ajudam a prevenir contra cáries e doenças periodontais, isso porque previnem as bactérias causadoras. Além disso, elas também são ótimas para proteger os dentes do acúmulo de placa.

Vitamina C

Ótimo para a saúde como um todo, o consumo de vitamina C, desde que moderado, pode ser muito benéfico para a saúde dos dentes. Além de ser um ótimo antioxidante, a vitamina C ainda aumenta a imunidade, deixando a gengiva mais forte e saudável.

Água

Mas é claro que a água faria parte dessa lista, além de ser essencial para o bom funcionamento do nosso organismo em geral, ela também é responsável por aumentar a produção de saliva (assim como o pepino). Com isso, além de matar a sede, ela também ajuda a eliminar restinhos de alimentos que ficam presos nos dentes, e também nos mantém hidratados.

Queijo

Uma deliciosa opção que ainda ajuda a cuidar dos seus dentes, o queijo também é rico em cálcio (já que é à base de leite), e além disso, sua gordura faz com que os dentes se tornem “imunes” a bactérias, dificultando o aparecimento de cáries e placas.

Castanha-do-Pará

O seu lanchinho do meio da tarde também ajuda a proteger e fortalecer seus dentes, isso porque a castanha-do-pará cria uma proteção ao redor do dente que impede que as bactérias possam atacá-lo. Tanto é que, segundo pesquisas, alguns cremes dentais já passaram a contar com o óleo da castanha.

RELACIONADOS

Bruxismo-746x350
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Bruxismo, sintomas e tratamento

Bruxismo é o hábito frequente de apertar ou ranger os dentes, na maioria das vezes à noite, e é um problema comum para alguns adultos e até crianças. Suas causas mais comuns são:  Ansiedade Stress Dentes desalinhados Dentes ausentes Restaurações e/ou coroas com má adaptação Um dos primeiros indicadores do bruxismo é o barulho ao […]

leia mais
dentes-sensivel
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Dentes sensíveis? Um problema bastante comum

Talvez você já tenha sentido dor ao tomar uma boa xícara de café quente ou quem sabe desfrutando de uma tigela de sorvete, sentindo uma dor súbita e desconfortável. Muitas pessoas sofrem com sensibilidade dentária, estima-se que aproximadamente metade da população é afetada por sensibilidade nos dentes, na média de idade entre os 20 aos […]

leia mais
mulher-usando-fio-dental-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

O que é Cárie Dentária e como prevenir seu aparecimento

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre cárie dentária, um dos problemas mais frequentes a serem tratados no consultório odontológico. A cárie é uma condição que pode danificar os dentes, quando não tratada corretamente pode apresentar dor e em seu caso mais grave, pode-se ter a perda do dente. A cárie pode afetar em […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email