breadcrumbs

Alimentos que fazem bem aos dentes

nove-alimentos-fortalecem-ossos-850x500-746x413

26.09.2018 | POR: Fabricio

Você já deve ter ouvido falar em inúmeros alimentos que fazem mal aos dentes, desde os cafeinados até os cuja taxa de açúcar é elevadíssima. Mas, você sabia que existem alimentos que podem fazer bem aos dentes?
Isso mesmo, alguns alimentos acabam tornando tanto as gengivas quanto os dentes mais fortes e saudáveis quando são consumidos. Você sabe quais são os alimentos que fazem bem aos dentes? Continue lendo esse texto e confira tudo sobre esse assunto. Boa leitura!

Leite

O primeiro alimento da nossa lista não poderia ser outro, afinal de contas, o leite é uma rica fonte de cálcio, ácido láctico, fósforo e proteínas, o que fortalece não apenas os dentes, mas os ossos de forma geral. Além do fortalecimento, o consumo de leite desde a infância ainda garante a proteção dos dentes conta substâncias ácidas que podem acabar corroendo o esmalte.

Fibras

Excelentes para o organismo como um todo, os alimentos que possuem fibras também são ótimos para garantir a saúde dos dentes, bem como aumentar sua força. Isso acontece devido à limpeza que acabam fazendo nos dentes, removendo placas bacterianas e assim contribuindo para uma boca mais limpa e saudável.

Pepinos

Vai dizer que você achou que o pepino era bom apenas para a área dos olhos? Longe disso! Além de ser delicioso, ele ainda ajuda na produção de saliva, a qual é essencial quando o assunto é higiene bucal. Isso porque o pepino ajuda aumentar a produção de saliva, o que facilita na limpeza dos dentes e na remoção das bactérias.

Passas

Já passou da hora da implicância com as uvas passas acabar! De acordo com pesquisas, as passas sem sementes ajudam a prevenir contra cáries e doenças periodontais, isso porque previnem as bactérias causadoras. Além disso, elas também são ótimas para proteger os dentes do acúmulo de placa.

Vitamina C

Ótimo para a saúde como um todo, o consumo de vitamina C, desde que moderado, pode ser muito benéfico para a saúde dos dentes. Além de ser um ótimo antioxidante, a vitamina C ainda aumenta a imunidade, deixando a gengiva mais forte e saudável.

Água

Mas é claro que a água faria parte dessa lista, além de ser essencial para o bom funcionamento do nosso organismo em geral, ela também é responsável por aumentar a produção de saliva (assim como o pepino). Com isso, além de matar a sede, ela também ajuda a eliminar restinhos de alimentos que ficam presos nos dentes, e também nos mantém hidratados.

Queijo

Uma deliciosa opção que ainda ajuda a cuidar dos seus dentes, o queijo também é rico em cálcio (já que é à base de leite), e além disso, sua gordura faz com que os dentes se tornem “imunes” a bactérias, dificultando o aparecimento de cáries e placas.

Castanha-do-Pará

O seu lanchinho do meio da tarde também ajuda a proteger e fortalecer seus dentes, isso porque a castanha-do-pará cria uma proteção ao redor do dente que impede que as bactérias possam atacá-lo. Tanto é que, segundo pesquisas, alguns cremes dentais já passaram a contar com o óleo da castanha.

RELACIONADOS

consultorio-confianca
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Saiba como escolher o consultório certo para você realizar seu tratamento odontológico tranquilo

Você já deve ter visto como atualmente é muito fácil encontrar um consultório odontológico. Felizmente a odontologia cresceu e tornou sua acessibilidade um grande elo com os pacientes. Apesar das várias opções, você deve avaliar qual consultório será adequado ao seu tratamento. Uma boa escolha resultará em tranqüilidade, confiança e custo benefício vantajoso. Pois bem, […]

leia mais
perda-de-dente-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Perder um dente é algo muito importante e sério!

Um sorriso bonito, com dentes fortes sem dúvida alguma é símbolo de uma boca saudável e bem cuidada. Mas a odontologia nem sempre foi tão acessível e desenvolvida, infelizmente algumas pessoas vieram a perder seus dentes cedo, por falta de condições diversas sobre os cuidados bucais, e percebem hoje, as consequências de viver sem eles. […]

leia mais
Clareamento dental em Goiânia: onde fazer, tipos e benefícios
  • 09.09.2023 | POR: Fabricio

Clareamento dental em Goiânia: onde fazer, benefícios e cuidados

Saiba onde fazer clareamento dental em Goiânia. Veja os tipos, cuidados e benefícios deste procedimento simples e muito eficaz.

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email