breadcrumbs

Tire todas as suas dúvidas sobre o aparelho fixo estético

Aparelho-Ortodôntico-Transparente-1160x550-746x413

25.01.2021 | POR: Fabricio

No segundo artigo da nossa série “A saga da ortodontia” o assunto da vez será o aparelho fixo estético. Alinhar o sorriso e, consequentemente, aumentar a autoestima é desejo da maioria das pessoas que não gosta da aparência de seus dentes.
E muito mais que uma vontade puramente estética, realizar um tratamento dentário pode ser também uma necessidade, a depender de cada caso.
Por isso, você acompanha, aqui no nosso blog, todas as informações para te deixar mais seguro na hora de fazer uma consulta para a colocação de um aparelho dentário.
No primeiro post da série, falamos sobre o aparelho fixo metálico, então se você quer saber sobre as características, vantagens e desvantagens deste modelo, basta acessar o artigo completo aqui.
Dando continuidade à série sobre os tipos de aparelhos ortodônticos, agora é a vez de tirar todas as dúvidas sobre o aparelho fixo estético, que nada mais é que uma variação do anterior, mas que possui algumas vantagens e também desvantagens em relação a ele.
O aparelho fixo metálico, devido a sua popularidade e sua acessibilidade financeira, continua sendo bastante procurado. Mas o estético vem ganhando espaço ultimamente justamente porque as pessoas estão se interessando mais em saber as reais diferenças entre os dois modelos.
Está pensando em colocar aparelho nos dentes? Já ouviu falar sobre o aparelho fixo estético? Será que ele é indicado para você? Vale a pena optar por este modelo?
Se essas e outras dúvidas fazem parte dos seus questionamentos, com a ajuda do cirurgião dentista Dr. Fabricio Pessone todas serão solucionadas aqui no nosso segundo post.
Vamos lá?!

Aparelho fixo estético: principais dúvidas respondidas pelo especialista:

Qual a diferença entre o aparelho fixo metálico e o fixo estético?

A principal diferença entre estes dois modelos é em relação aos bráquetes. No aparelho fixo estético, as peças podem ser feitas de policarbonato, cerâmica ou mesmo safira, tudo com uma coloração clara, próxima da cor dos dentes do paciente, o que garante uma aparência mais discreta.

Qualquer paciente pode optar pelo fixo estético?

Desde que este paciente esteja com todas as condições ideais dos dentes e ossos para colocar um aparelho ortodôntico, sim. O aparelho fixo estético, assim como o metálico, corrige a maior parte dos desalinhamentos, sendo assim, é mais uma questão de preferência do paciente.

O aparelho fixo estético é menos resistente que o metálico?

Sim. Os bráquetes do aparelho estético são menos resistentes e podem se quebrar mesmo com impactos leve, como na mastigação. Eles podem também se soltar e ser necessário a recolagem destes bráquetes. Mas a qualidade dos material usado pelo dentista, bem como o uso de protocolos corretos influenciam bastante, por isso, é importante contar com profissionais capacitados.

Ele pode ficar manchado dependendo do tipo de alimento ingerido?

A depender do material de fabricação sim. Por exemplo, os aparelhos fixos estéticos feitos de plástico têm mais probabilidade de ficarem amarelados com o passar do tempo. Já os de porcelana, que podem ser policristalizados ou monocristalizados, conhecidos como aparelho de safira, são mais estáveis.

Qual a sua principal vantagem?

A principal vantagem do aparelho fixo estético é ele ser mais discreto que o fixo metálico.  O transparente utiliza bráquetes de safira, deixando seus dentes mais aparentes e as estruturas camufladas, ideal para quem trabalha com a imagem, por exemplo, e não pode haver grandes mudanças estéticas.

As manutenções seguem a mesma periodicidade do metálico?

A questão da manutenção é a mesma do aparelho metálico, pois não tem diferença nas questões de anatomia entre o aparelho metálico e estético. O sugerido é fazer a manutenção a cada 4 semanas.

A higienização também?

A higienização também segue os mesmos princípios do metálico, pois qualquer aparelho ortodôntico fixo tende a reter mais resíduos de alimentos.  O sugerido é que se use o passador de fio dental pelo menos 3 vezes ao dia e escovar após a cada alimentação

Ele é muito mais caro que o metálico?

O valor do aparelho fixo estético depende muito do material em que ele vai ser produzido.  Em relação ao metálico, ele tem um investimento superior sim, mas que vale muito a pena se levarmos em consideração todo o conforto e uma estética mais adaptável.

RELACIONADOS

orto-746x413
  • 19.01.2021 | POR: Fabricio

Aparelho fixo metálico: principais dúvidas respondidas pelo especialista

Este mês de janeiro começa a nossa saga da ortodontia! Toda semana vamos lançar aqui no blog um tema diferente dentro do universo ortodôntico, e também responder às principais dúvidas em relação ao assunto. E um dos assuntos mais pesquisados e comentados dentro desta temática é sobre os tipos de aparelhos ortodônticos, suas indicações, vantagens […]

leia mais
Aparelho-autoligado-ortodontia
  • 05.02.2021 | POR: Fabricio

Aparelho autoligado: tecnologia, conforto e agilidade no tratamento

No terceiro e último artigo da série “A saga da ortodontia” vamos falar sobre o aparelho autoligado. Nos posts anteriores, sanamos as dúvidas mais comuns sobre o tipo fixo metálico e fixo estético, portanto se você perdeu a nossa resenha sobre esses tipos de aparelhos dentários é só acessar os links e conferir. O aparelho […]

leia mais
197490-aparelho-transparente-confira-essa-tendencia-768x512-1-746x413
  • 02.07.2021 | POR: Fabricio

Aparelho ortodôntico: dúvidas, idade para colocar, tipos e mais

O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais procurados nos consultórios odontológicos por pacientes com as mais variadas queixas e idades. 

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email