breadcrumbs

Aparelho autoligado: tecnologia, conforto e agilidade no tratamento

Aparelho-autoligado-ortodontia

05.02.2021 | POR: Fabricio

Aparelho autoligado: tecnologia, conforto e agilidade no tratamento

No terceiro e último artigo da série “A saga da ortodontia” vamos falar sobre o aparelho autoligado. Nos posts anteriores, sanamos as dúvidas mais comuns sobre o tipo fixo metálico e fixo estético, portanto se você perdeu a nossa resenha sobre esses tipos de aparelhos dentários é só acessar os links e conferir.
O aparelho autoligado é uma das grandes novidades na área da ortodontia, ele cumpre a mesma função corretiva que os outros modelos, mas possui algumas características que o torna mais vantajoso.
Neste texto, vamos explicar o que é o aparelho autoligado, qual a diferença entre ele e os modelos convencionais, vantagens e muito mais. Tudo isso, claro, com a ajuda do cirurgião dentista Dr. Fabricio Pessone.
Vamos?!

Aparelho autoligado: principais dúvidas respondidas pelo especialista:

O que é o aparelho autoligado metálico?

A principal característica que define o aparelho autoligado é que ele dispensa o uso das tradicionais borrachinhas, portanto é uma tecnologia mais moderna para tratamentos com aparelho fixo. As borrachinhas servem para prender o fio do aparelho ao bráquete, que é aquela pecinha que é colada dente a dente.
Mas os bráquetes do aparelho autoligado são mais modernos, eles têm uma espécie de “portinha” que o dentista abre, passa o fio, e fecha.

Qual a diferença entre os outros dois modelos?

A diferença é justamente essa tecnologia de não necessitar das borrachinhas, e os bráquetes também são menores. Parece uma coisa simples, mas faz diferença no tratamento como um todo, pois, além de deixar o sorriso mais discreto, influencia também no conforto.

O tempo de tratamento difere dos outros? É mais rápido?

O tratamento com o aparelho autoligado pode ser mais rápido sim. Inclusive, pode ser até duas vezes mais rápido, se tudo correr bem e com os hábitos corretos. Isso porque a tensão do aparelho autoligado nos dentes é constante, o que agiliza a movimentação dos dentes e da arcada dentária.

Qual o tempo para manutenções?

A manutenção do aparelho autoligado é mais uma diferença em relação aos outros modelos. Aqui ela acontece a cada 3 meses, já nos tipos tradicionais esse prazo é mensal.

Ele é o tipo mais confortável?

A maioria dos nossos pacientes relata até 60% menos desconforto ao usar o aparelho autoligado, em relação aos outros modelos. Como disse, há uma diminuição significativa na força aplicada nos dentes, ossos e gengivas, o que reduz a dor durante o tratamento.

Como é a higienização? Eles acumulam menos sujeiras?

A higienização do aparelho autoligado é outro fator que revela mais uma de suas vantagens. Por não ter as borrachinhas, absorve menos sujeira e é menos propício ao acúmulo de placas e bactérias.
Mas é importante ressaltar que, independente do sistema escolhido, os hábitos de higiene devem ser os mesmos.
Algumas dicas para higienização bucal valem a pena ser reforçadas: antes de começar a escovar, enxague a boca, assim você desloca os restos de comida presos ao aparelho, ajudando na escovação. Além disso, é interessante começar a limpeza pela parte da frente, utilizando a escova de forma paralela aos dentes e em movimentos circulares.

Ele é mais caro que os outros dois modelos?

Sabemos que o valor do investimento em um tratamento ortodôntico é critério para decisão do paciente pela escolha por um ou outro modelo. O aparelho autoligado tem, sim, um investimento um pouco maior que os modelos tradicionais, mas, como disse antes, ele também oferece uma série de outras vantagens em relação àqueles, manutenções mais espaçadas, tecnologia mais moderna, tratamento mais rápido, mais confortável.
De qualquer forma, a consulta com o dentista é o primeiro passo para tomar uma decisão segura e escolher o modelo ideal para você.

Conclusão

Finalizamos o nosso terceiro post com as principais dúvidas sobre o aparelho ortodôntico autoligado. Esperamos que você tenha gostado da nossa série “A saga da ortodontia” e que se sinta mais seguro (a) para fazer a sua consulta e decidir o seu modelo.
Independente de ser o aparelho fixo metálico, estético ou o autoligado, o importante é que você conte com uma equipe preparada para oferecer o melhor tratamento e cuidar de você desde a primeira consulta até o final do processo.
Em breve, teremos mais posts sobre diversos outros assuntos para que você tenha sempre o melhor da informação dentro do universo da odontologia!
Até a próxima!

RELACIONADOS

  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

O momento certo de levar seu filho ao dentista

Não existe uma idade fixa para levar seu filho a primeira vez ao dentista. O ideal é que desde cedo o tratamento odontológico seja preventivo, um acompanhamento atencioso com os primeiros dentes, cuidando para que não venham a ter algum problema. Alguns meses após o nascimento da criança pode-se observar em algumas delas, febre, irritação, […]

leia mais
orto-746x413
  • 19.01.2021 | POR: Fabricio

Aparelho fixo metálico: principais dúvidas respondidas pelo especialista

Este mês de janeiro começa a nossa saga da ortodontia! Toda semana vamos lançar aqui no blog um tema diferente dentro do universo ortodôntico, e também responder às principais dúvidas em relação ao assunto. E um dos assuntos mais pesquisados e comentados dentro desta temática é sobre os tipos de aparelhos ortodônticos, suas indicações, vantagens […]

leia mais
Aparelho-Ortodôntico-Transparente-1160x550-746x413
  • 25.01.2021 | POR: Fabricio

Tire todas as suas dúvidas sobre o aparelho fixo estético

No segundo artigo da nossa série “A saga da ortodontia” o assunto da vez será o aparelho fixo estético. Alinhar o sorriso e, consequentemente, aumentar a autoestima é desejo da maioria das pessoas que não gosta da aparência de seus dentes. E muito mais que uma vontade puramente estética, realizar um tratamento dentário pode ser […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email