breadcrumbs

Cirurgia do dente siso: dicas para um pós-operatório tranquilo

282485-duvidas-sobre-o-dente-do-siso-solucionamos-as-x-principais-perguntas-746x413

18.03.2021 | POR: Fabricio

Cirurgia do dente siso: dicas para um pós-operatório tranquilo

No imaginário coletivo existe a ideia de que a cirurgia do dente siso é algo extremamente  complicado e, no fundo, todo mundo acaba tendo um certo medinho de passar por ela.
Também chamado de “dente do juízo”, o siso costuma dar as caras na fase entre os 16 e, até tardiamente, os 25 anos.
Muito associado a episódios de dor ao nascer, inchaços na gengiva e no rosto, o dente siso nunca foi considerado mocinho, pelo contrário, a capa de vilão sempre lhe coube muito bem.
Mais ainda quando se pensa que, além de todas essas consequências com o nascimento do dente siso, é preciso ainda, na maioria das vezes, passar pela tão temida cirurgia.
O que nem todos sabem é que nem sempre a extração do dente é recomendada. Em alguns casos, os dentes têm espaço na arcada para nascer sem afetar a posição dos demais. Fora os casos em que os sisos nem nascem.
Por outro lado, em algumas situações a cirurgia será o único caminho para que se evitem outros problemas associados.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre a cirurgia do dente siso e para te deixar mais confiante, caso você precise passar por este momento, pois com algumas dicas e cuidados a cirurgia pode ser muito mais tranquila.

Fatores que ensejam a cirurgia do dente siso

Como dissemos, nem todo mundo passará pela extração do siso, mas os fatores a seguir contribuem para que a cirurgia seja indicada:

  • Falta de espaço para que ocorra a erupção dos sisos
  • Presença de infecção que envolva uma grande parte do dente ou do osso adjacente
  • Incapacidade de higiene adequada
  • Indicações protéticas e ortodônticas

Como é feita a cirurgia de extração do siso?

A cirurgia em si costuma ser bastante simples e sem complicações. Pode-se, inclusive, retirar os 4 sisos em um único procedimento.
O dentista vai avaliar cada caso e ver qual a indicação ideal.  Se a recomendação não for para a retirada dos 4 dentes, opta-se pela extração dos dois dentes de cada lado da face, um na parte inferior e outro na superior. Depois, em outra intervenção, faz-se o mesmo do outro lado.
O procedimento é feito com a utilização de anestesia local, ou até mesmo sedação. Ou seja, o paciente não sente dor alguma.

Pós-operatório

Talvez seja o pós-operatório o temor da maioria das pessoas. Mas seguindo direitinho  as recomendações do seu dentista, é possível passar por essa fase tranquilamente, até porque ela nem dura tanto assim.

Veja alguns cuidados que você precisa ter após a cirurgia do siso:

Gelo e mais gelo

Compressas com gelo são ótimas opções para aliviar as dores e o inchaço, principalmente, no primeiro dia após a extração.  Você pode optar por  fazer uma a cada meia hora, ou conforme  identificar necessidade.

Atenção com a comida

Dietas líquidas e pastosas são ideais para este momento, pois oferecem os nutrientes necessários e não prejudicam a cicatrização. Muita gente pergunta se pode tomar sorvete durante essa fase. Poder, pode! Mas você não viver só de sorvete, não é?! Então, pense em incluir alimentos mais saudáveis, como sopas e sucos.

Evite fumar e consumir bebidas alcóolicas

Você está com uma ferida na boca altamente passível de infecção e inflamação.  Não fica difícil pensar que as toxinas do cigarro podem prejudicar essa cicatrização, né! As bebidas alcóolicas também devem ser evitadas, principalmente se seu dentista receitou algum antibiótico.

Mantenha a higiene bucal

A higiene bucal deve ser ainda mais rigorosa nesse momento. Mas vá com cuidado! Escove os seus dentes de maneira bem suave, passando a escova somente ate onde sentir que é suportável.
Escovar os dentes já é um hábito automático, então tenha atenção para não chegar enfiando a escova de qualquer jeito na boca e batê-la na região! Pode não ser a melhor sensação, viu?!

Volte ao consultório

Cerca de uma semana depois, é hora de retornar ao seu dentista para retirar os pontos e verificar como está a cicatrização da sua cirurgia.

Conclusão

A cirurgia do dente siso é um procedimento que pode ou não ser recomendado. Tudo dependerá de cada caso e o dentista é o único profissional capacitado para identificar a necessidade. Por isso, é tão importante as visitas regulares ao consultório odontológico.
Além disso, você viu que extrair o siso pode ser mais tranquilo do que normalmente as pessoas costumam achar e, que se bem orientada e executada, tanto a cirurgia quanto o pós- operatório são tirados de letra.
E você, acredita que precisa passar pela cirurgia do dente siso? Tem alguma dúvida em relação a este assunto? Entre em contato agora mesmo e agende a sua avaliação. Será um prazer atender você.

RELACIONADOS

siso
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Dentes Sisos, Quando e Por Que Extraí-los

Os terceiros molares ou também chamados de sisos são os últimos dentes a entrarem em erupção (nascimento) na boca e estão localizados o mais afastado no arco dentário. Para que ocorra sua erupção correta, deve-se haver um bom desenvolvimento ósseo para dar espaço a eles. Os dentes que não completaram sua erupção dentro de um […]

leia mais
unnamed
  • 20.03.2021 | POR: Fabricio

Cirurgia do sorriso gengival

Um sorriso perfeito está totalmente atrelado à saúde bucal e à estética. E quando falamos em estética, não referimos apenas aos dentes. Uma gengiva bonita e saudável faz toda a diferença em um sorriso. O problema é que, às vezes, ela fica mais exposta do que o normal. A essa situação damos o nome de […]

leia mais
8b0dca3b357fcee94cf1b8a6c08994ea_XL-746x413
  • 22.03.2021 | POR: Fabricio

O que são os Fios de Sustentação Facial e para que servem

Volume, contorno, sustentação, viscosidade, suavidade estão entre as características de um rosto com aparência saudável e jovial. E quem não gostaria de tê-lo assim a vida toda, não é mesmo? Mas o processo de envelhecimento é natural e, infelizmente, vai pegar a todos nós. Com ele, nossa produção de colágeno diminui e todas essas características […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email