breadcrumbs

Transforme o seu sorriso com as lentes de contato dental

unnamed-1

18.03.2021 | POR: Fabricio

De todos os procedimentos estéticos orofaciais que existem, as lentes de contato dental, de longe, ocupam o lugar de queridinhas. Quem não se lembra de quando vários famosos começaram a aparecer com seus sorrisos e dentes impecavelmente alinhados e brancos?
Desde então, quando os tratamentos começaram a se popularizar e se tornaram mais acessíveis, o número de pacientes interessados na colocação de lentes de contato dental vem só aumentando.
Dados da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) mostraram que, somente no ano de 2018, a procura por esse tipo de procedimento cresceu 300%.
E o que isso significa? Que você também pode ter o sorriso dos sonhos, e que cuidar da autoestima não é – e nem deve ser – uma exclusividade das celebridades.
Que tal você mesmo (a) se sentir a própria celebridade? A perfeição de um sorriso esculpido e personalizado se traduz não só por meio dos inúmeros elogios que você receberá, mas, principalmente, pela sua autoconfiança em poder e querer sorrir sempre e em qualquer lugar.
Este texto foi preparado para que você conheça mais sobre as lentes de contato dental, entenda se elas são realmente a melhor opção para você, e para que você se sinta seguro (a) para realizar um procedimento importante para a sua autoestima na clínica que mais se preocupa com a sua satisfação.
É hora de falar sobre lentes de contato dental! Vamos?

O que são lentes de contato dental?

Lentes de contato dental são uma espécie de lâmina ultrafina, com menos de 1 milímetro de espessura, transparentes, e que são colocadas sobre a superfície de alguns ou todos os dentes, a depender de cada caso.
Fazendo uma analogia simples, é como se fossem as lentes de contato oculares não coloridas, são tão fininhas e transparentes que são quase imperceptíveis quando colocadas nos olhos.
Embora extrafinas, as lentes de contato dental são confeccionadas em cerâmica ou porcelana e, portanto, apresentam grande resistência e durabilidade!
Ah! E não são a mesma coisa que as facetas de porcelana não, viu? Muitas pessoas confundem essas duas técnicas, mas existem algumas boas diferenças entre elas.
A começar pela espessura. A facetas possuem cerca de 7 milímetros e a sua colocação pode afetar mais a estrutura do dente, se comparado com as lentes de contato dental.
Mas o assunto agora não são as facetas de porcelana, portanto, vamos seguir com tudo o que você precisa saber sobre as lentes de contato dental.

Como é feita a aplicação?

A aplicação das lentes de contato em si é bastante simples. O procedimento é feito em consultório mesmo e, geralmente, nem se faz uso de anestesia.
Em contrapartida, antes do tratamento iniciar, o cirurgião-dentista solicita alguns exames clínicos e radiográficos para verificar a saúde bucal do paciente e até mesmo para identificar a necessidade de algum tratamento prévio, como o clareamento dental, por exemplo.
Assim, podem ser realizadas fotografias do rosto, do sorriso, dos dentes, moldagens e/ou escaneamentos intraorais para confecção de modelos onde serão feitos os projetos iniciais.

Ouvi falar que desgasta o dente para aplicar a lente!

Muitas pessoas se assustam ao ouvir a palavra “desgaste” e já até imaginam que os dentes originais serão destruídos para receber as lentes de contato dental.
Mas calma! Não é bem assim.
Esses desgastes nada mais são do que pequenas alterações nos dentes originais, a fim de que eles estejam prontos para receber as lentes.
Então, não! Você não vai ficar “banguelo (a)” antes de fazer o procedimento.

Quem pode colocar lentes de contato dental?

Você se incomoda com o formato dos seus dentes, com a cor, tamanho, comprimento?
Você olha para o seu sorriso e não gosta muito do que vê?
Se você respondeu “sim” para as duas perguntas, saiba que você é uma das pessoas que pode optar pela colocação de lentes de contato dental para deixar o sorriso mais harmônico.
Via de regra, é isso: as lentes são para aqueles pacientes que almejam modificar esteticamente os dentes e, consequentemente, o sorriso.
Mas atenção!
Quem sofre de bruxismo, patologia caracterizada pelo apertar ou ranger excessivo dos dentes, as lentes de contato dental não são aconselhadas.
Isso porque a pressão provocada por tal desordem pode comprometer a resistência das lâminas ou até mesmo danificá-las de forma irreversível.
Quem tem o hábito de roer unhas excessivamente ou apresenta problemas de saúde bucal, como tártaro, cárie, restauração, gengivite também pode ser prejudicado. Nesses casos, converse com seu odontólogo para encontrar a solução ideal.

Quanto tempo para concluir o tratamento e durabilidade das lentes

O prazo entre a consulta inicial e a finalização com a colocação das lentes dura, em média, um mês.
Já a durabilidade delas pode ultrapassar 15 anos.
Ou seja, dentro de um mês você terá um sorriso impecável que vai durar mais de uma década.

E se eu não gostar? Posso tirar?

O tratamento com lentes de contato dental é definitivo. Ou seja, uma vez feito, é possível apenas substituir as lentes, mas não retirá-las, uma vez que os dentes originais permanecerão desgastados.
Daí também a importância de escolher um bom profissional que, juntamente com você, chegará a um resultado 100% alinhado as suas expectativas.

Riscos e cuidados após o procedimento

Seguindo o mesmo raciocínio para a escolha do resultado final, executar o procedimento com profissionais capacitados te livra também de possíveis riscos.
São praticamente nulas as chances de complicações, caso o procedimento seja feito com dentistas especializados.
Do contrário, se o processo for realizado de forma inadequada, pode acabar sim resultando em intercorrências para o paciente.
Entre as mais sérias, estão as doenças bucais causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, favorecidas pelo espaçamento impróprio entre a lâmina e o dente, por exemplo. Além de processos inflamatórios, traumas e até mesmo a queda das lentes.
Já em relação aos cuidados após a colocação, deve-se manter a rotina de higiene bucal normalmente: fio dental, escovação e visitas regulares ao dentista.
Além disso, as pessoas que têm lentes de contato devem evitar morder objetos duros e usar os dentes para tentar abrir recipientes. Os cuidados com a alimentação também entram na lista, como evitar alimentos ácidos e que mancham. Neste caso, a orientação vale não para os laminados em si, mas para preservar os dentes naturais.

Conclusão

Se você chegou até aqui e ainda não se convenceu sobre os benefícios das lentes de contato dental, o xeque-mate vem agora. Veja agora todas as vantagens reunidas e tire a sua própria conclusão:
– O procedimento é praticamente indolor, tanto que, na maioria das vezes, nem se usa anestésico;
– As lentes de contato têm efeito imediato, ao contrário, por exemplo, dos aparelhos ortodônticos que levam tempo para o resultado final;
– Você pode mudar todos os seus dentes, ou reparar apenas aqueles que você se incomoda mais;
– É um procedimento praticamente para a vida toda, já que não requer manutenções mensais, nem mesmo anuais;
– A técnica garante um resultado supernatural;
– Ao contrário das facetas em resina, as lentes de contato são bem mais resistentes às manchas e à quebra.
E, para finalizar, os benefícios vão muito além da estética. Uma pessoa satisfeita com seu sorriso repercute em diversos outros aspectos, no profissional e pessoal, pois a maioria daqueles que passaram pelo procedimento relata sobre autoestima elevada, autoconfiança e sensação de bem-estar.
Entre em contato agora mesmo, agende a sua avaliação e tire todas as suas dúvidas sobre lentes de contato dental. Estamos prontos para transformar o seu sorriso.

RELACIONADOS

Clareamento dental em Goiânia: onde fazer, tipos e benefícios
  • 09.09.2023 | POR: Fabricio

Clareamento dental em Goiânia: onde fazer, benefícios e cuidados

Saiba onde fazer clareamento dental em Goiânia. Veja os tipos, cuidados e benefícios deste procedimento simples e muito eficaz.

leia mais
liplifting
  • 30.04.2021 | POR: Fabricio

Conheça o lip lifting, procedimento que remodela permanentemente os lábios

Se você quer, além de volume nos lábios, uma remodelagem no formato da boca de forma definitiva, o lip lifting é o procedimento mais indicado. Conheça!

leia mais
Como fazer o botox durar mais: 7 dicas essenciais
  • 22.05.2021 | POR: Fabricio

Por que fazer Harmonização Orofacial com dentista é melhor?

Além de garantir a autoestima, a HOF também melhora o sono, a arcada dentária e garante a melhora funcional do rosto.

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email