breadcrumbs

O botox é para você! Entenda tudo e se apaixone

Cute girl receiving hyaluronic acid treatment

19.03.2021 | POR: Fabricio

Mesmo que você não saiba exatamente quais os procedimentos podem ser feitos a partir do uso da toxina butolínica, o famoso botox, é bem provável que você já tenha ouvido falar ( e bem) desta substância, que chegou para revolucionar a estética facial e, mais do que isso, as disfunções orofaciais.
Ou seja, aquela sua queixa, seja em relação às linhas de expressão ou mesmo patologias como o bruxismo, por exemplo, podem ser facilmente solucionadas com o uso correto do botox.
Tratamentos feitos com botox são referência na Expodonto e, neste breve artigo, vamos mostrar a você as vantagens do procedimento realizado com segurança na clínica que mais investe na qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.
Para começar, vamos entender o que é o botox e qual o seu princípio de ação.

O que é o botox?
Botox é o nome comercial da toxina botulínica, substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Essa substância é purificada, industrializada e então usada para fins estéticos e terapêuticos.
De maneira simplificada, o botox age paralisando o músculo em que foi aplicado e deixando o tecido relaxado. Ou seja, a força de contração  de determinados músculos faciais é reduzida, o que suaviza ou paralisa parcial ou totalmente o músculo da região aplicada.
É um mecanismo bastante simples e eficaz para os objetivos que se propõe.
Quais as principais indicações para uso do botox
Você já deve estar curioso (a) pensando se aquela sua queixa pode ser tratada com o uso do botox, não é mesmo? Então agora vamos falar sobre as principais indicações para o uso da substância.
Rugas e linhas de expressão
Talvez essa seja a indicação mais conhecida ou divulgada do botox. E também não é para menos: os resultados são i-na-cre-di-tá-veis.
E não é exagero. Converse com qualquer pessoa que você conhece que aplicou botox para suavizar as rugas ou linhas de expressão e seja convencido (a) pelo resultado nítido e perfeito.
Inclusive já circula pelas redes sociais o jargão bastante certeiro de que “botox é vida”. É vida com a autoestima em dia!
Sabe quando você levanta a testa ou dá aquela gargalhada frouxa espontânea, e tanto a testa quanto a região dos olhos ficam franzidos?
Pois é, bastam cerca de 30 minutinhos no consultório para que o botox mostre a você para quê veio: anos de contrações causando marcas de expressão recuperados de forma rápida e indolor. Parece até mágica!
Pense assim: vincos e pregas, adeus! No lugar, uma pele lisinha e viçosa!
Botox para sorriso gengival
Com o aumento do interesse das pessoas por procedimentos de harmonização facial, mexer no sorriso tornou-se opção certeira para quem busca uma estética facial que mais lhe agrade.
Completamente compreensível, diga-se de passagem. Um sorriso bonito é visto e percebido por todos.
E você sabia que o perfeitinho do botox também pode ajudar a melhorar a aparência do seu sorriso? Incrível as vantagens do botox, você já deve estar percebendo!
Uma queixa bastante comum é a do sorriso gengival, que é quando a pessoa sorri e o lábio superior fica mais elevado, ocasionando em uma exposição exagerada da gengiva.
O botox, como alternativa não cirúrgica, é campeão em resultados satisfatórios para esta demanda. Nesse caso, a toxina botulínica ajuda a diminuir ou até mesmo impedir a contração muscular, impossibilitando assim que a gengiva se destaque.
Botox para sorriso assimétrico
Mais uma vez, o botox ajudando a construir sorrisos perfeitos. E você pode ter esse sorriso com a ajuda deste procedimento que está cada vez mais em alta nas clínicas como a Expodonto.
O sorriso assimétrico é conhecido popularmente como sorriso torto, que é quando, ao sorrir, um dos lábios se contrai mais que o outro. Se você sofre deste problema, saiba que com botox ele pode ser facilmente corrigido.
Assimetria facial
O mesmo mecanismo de ação vale para as assimetrias faciais, que é quando ocorre uma desproporção entre os dois lados do rosto.
Essa desarmonia pode ser causada por maus hábitos, como a mastigação unilateral.
Mas bruxismo, doenças respiratórias e traumas que atingem o rosto também podem ocasionar a assimetria facial.
E advinhe: botox nele!
Bruxismo
Outro distúrbio que pode ser aliviado com o uso do botox é o bruxismo. O bruxismo é quando a pessoa acaba apertando ou rangendo os dentes enquanto dorme. Isso pode acarretar em fortes dores orofaciais, podendo resultar, inclusive, em desgastes e quebras dos dentes.
Neste caso, a toxina botulínica age diretamente no relaxamento dos músculos e das articulações. Contribuindo, assim, para o controle da tensão na região.
Dores orofaciais
Você sabia que o botox pode aliviar aquela sua enxaqueca que insiste em te perturbar? Por essa você não esperava!
É isso mesmo, o botox ainda é utilizado para ajudar a reduzir certas dores orofaciais. Além dos desconfortos que são causados pelo bruxismo, a toxina também pode atuar no alívio da enxaqueca, cefaleia e disfunção temporomandibular (DTM).
Botox nas cirurgias de implantes dentários
O botox utilizado antes do procedimento facilita a integração da peça.
O relaxamento provocado pela substância nesses casos auxilia na osseointegração, aumentando a segurança do parafuso na boca e melhorando os processos de cicatrização.
Além disso, a substância também pode contribuir com a adaptação ao uso de próteses dentárias, já que o músculo permanece relaxado.
Botox para reduzir a produção de saliva
Tem gente que tem uma produção excessiva de saliva. Essa disfunção é conhecida como sialoreia ou hipersialose.
O botox é, então, aplicado nas glândulas parótidas e submandibulares direita e esquerda. Resultando, assim, na diminuição da produção de saliva e no controle dessa hipersalivação.
Até aqui você já percebeu quantas funcionalidades e vantagens existem na aplicação de botox, mas você pode estar ainda com algum receio em relação à dor.
Afinal, botox dói?
Se só faltava isso para você, assim como nós, amar o botox, saiba que seus problemas acabaram!
A aplicação de botox é um procedimento minimamente invasivo e praticamente indolor. Por ser uma solução injetável, pode ser que algumas pessoas sintam um leve e rápido desconforto na região, assim como acontece quando tomamos alguma vacina, e é como se sentíssemos o líquido entrando.
Agora, alguém aqui já deixou de se vacinar porque acha que é um procedimento insuportavelmente dolorido?
Além do mais, pomadas anestésicas podem ser usadas na região onde será aplicado o botox.
Quanto tempo dura?
Os efeitos (maravilhosos) do botox  podem começar a ser percebidos já nos primeiros dias após a aplicação, contudo, cerca de 15 dias depois, é que eles são mais apreciáveis.
O botox não dura para sempre! Sendo assim, novas aplicações devem ser feitas entre 4 a 6 meses.
Cuidados após aplicação do botox
Alguns cuidados simples podem fazer com que os resultados sejam melhores e mais duradouros:

  • evite massagear a região da aplicação para que a substância não se espalhe;
  • evite viagens aéreas imediatamente após o procedimento;
  • evite praticar exercícios físicos nos dois primeiros dias;
  • Evite abaixar a cabeça ou se deitar pelas primeiras 4 horas, cuidado redobrado principalmente para quem usa muito o celular;
  • evite banho de sol pelos 10 primeiros dias e utilize protetor solar caso seja inevitável.

Conclusão
Não há dúvidas, e precisamos concordar: botox é vida! Neste artigo, mostramos a você todos os benefícios da substância e o quanto ela pode auxiliar você na correção de problemas que, por menores que possam parecer, afetam a sua autoestima e até mesmo a sua saúde.
Mas se você ainda tem alguma dúvida ou se interessou mais pelo assunto, entre em contato agora mesmo, agende uma avaliação e seja recebido (a) pela nossa equipe Expodonto pronta para atender com excelência e entregar a você a melhor solução.

RELACIONADOS

Clareamento dental em Goiânia: onde fazer, tipos e benefícios
  • 09.09.2023 | POR: Fabricio

Clareamento dental em Goiânia: onde fazer, benefícios e cuidados

Saiba onde fazer clareamento dental em Goiânia. Veja os tipos, cuidados e benefícios deste procedimento simples e muito eficaz.

leia mais
liplifting
  • 30.04.2021 | POR: Fabricio

Conheça o lip lifting, procedimento que remodela permanentemente os lábios

Se você quer, além de volume nos lábios, uma remodelagem no formato da boca de forma definitiva, o lip lifting é o procedimento mais indicado. Conheça!

leia mais
Como fazer o botox durar mais: 7 dicas essenciais
  • 22.05.2021 | POR: Fabricio

Por que fazer Harmonização Orofacial com dentista é melhor?

Além de garantir a autoestima, a HOF também melhora o sono, a arcada dentária e garante a melhora funcional do rosto.

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email