breadcrumbs

O que são os Fios de Sustentação Facial e para que servem

8b0dca3b357fcee94cf1b8a6c08994ea_XL-746x413

22.03.2021 | POR: Fabricio

Volume, contorno, sustentação, viscosidade, suavidade estão entre as características de um rosto com aparência saudável e jovial. E quem não gostaria de tê-lo assim a vida toda, não é mesmo?
Mas o processo de envelhecimento é natural e, infelizmente, vai pegar a todos nós. Com ele, nossa produção de colágeno diminui e todas essas características começam a dar lugar à perda de elasticidade, tônus muscular e à falta de sustentação dos tecidos.
Aquele rosto que um dia foi jovem aparece com um aspecto cansado, com a pele mais áspera e rugas mais profundas, como as do famoso bigode chinês. Mas calma! Envelhecer pode até ser um processo irreversível, mas manter-se bonita (o) é uma escolha.
E você pode escolher cuidar da sua aparência e melhorar a sua autoestima por meio dos tratamentos que realizamos na Expodonto, referência no segmento da Odontologia Estética com excelência na entrega dos melhores resultados.
Hoje vamos falar sobre a revolucionária técnica dos Fios de Sustentação Facial. Se você já ouviu falar, certamente viu que se trata de um procedimento fantástico para o rejuvenescimento facial, mas se ainda não conhece, continue na leitura e veja como é possível ter de volta um rosto jovial a partir de um tratamento rápido e seguro.

O que são os Fios de Sustentação Facial

Imagine uma técnica minimamente invasiva que dura pouco mais de 30 minutos, sem anestesia geral, sem cortes, sem sangramento, sem cicatrizes e com resultados quase que imediatos?
Ufa, é quase impossível acreditar que ela existe, não é?
Mas existe sim, e o nome desse milagre é: Fios de Sustentação Facial.
São dois os principais tipos de fios de sustentação: os compostos de polidioxanona (PDO) e os de ácido polilático (PLLA) ou fios de silhouette.
Ambos são materiais reabsorvíveis, biocompatíveis aos tecidos humanos, e biodegradáveis. Ou seja, com o tempo eles são absorvidos pelo organismo, não causam reações alérgicas nem são rejeitados pelo corpo, além de serem bastante resistentes a grandes tensões.
Além disso, são aprovados pela Anvisa para a utilização para este fim.

Na prática, como os Fios de Sustentação Facial funcionam?

O que o lifting facial faz, através dos Fios de Sustentação, é reposicionar os tecidos faciais que perderam a elasticidade devido à ação do tempo.
Por meio de pequenas “garras”, eles elevam e tracionam os tecidos, sustentando-os no lugar. Os fios são implantados na camada mais profunda de gordura e se prendem firmemente ao tecido adiposo, os tecidos faciais são tensionados para o alto e para o lado, desafiando, assim, a gravidade e mantendo a estrutura erguida.
Além disso, os fios estimulam a produção de colágeno durante todo o período em que estiver implantado nos tecidos.

Como é feito o procedimento?

A colocação dos Fios de Sustentação Facial é minimamente invasiva. Sob anestesia local, o que não causa dor no paciente, eles são inseridos por meio de microcânulas, uma espécie de agulha sem ponta, em mínimos furos realizados nos locais a serem inseridos os fios. Os orifícios na pele se fecham imediatamente sem deixar vestígios.
O sangramento é inexpressivo e os fios ficam imperceptíveis a olhos nus, ou seja, é impossível saber quem fez o procedimento.
A quantidade de fios a ser inserida é decidida de acordo com cada paciente e as suas necessidades.

Cuidados após a aplicação

De maneira geral, os cuidados após a colocação dos Fios de Sustentação Facial são bem tranquilos e o paciente já pode retornar as suas atividades diárias.
Como qualquer procedimento estético, pode ocorrer um leve inchaço e vermelhidão, mas esses sintomas tendem a desaparecer já nos próximos dias. Para amenizá-los, porém, recomenda-se a utilização de compressas de gelo, nas primeiras 24 a 48 horas, mas sem massagear a região.
Da mesma forma, deve-se evitar dormir em cima do rosto, por aproximadamente 3 a 5 dias, e fazer atividade física para não prejudicar o resultado do procedimento.

Quem pode colocar os Fios de Sustentação Facial?

Não há uma idade mínima para a realização do procedimento, que pode ser feito, inclusive, de maneira preventiva, mas, via de regra, os Fios de Sustentação Facial são indicados para:

  • Pessoas a partir dos 30 anos de idade (início da flacidez).
  • Quem não pode se submeter a lifting tradicional.
  • Idosos (até 80 anos)
  • Todos os tons de pele, pois o procedimento não provoca cicatriz.

E é contraindicado para:

  • Problemas de coagulação
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Doenças autoimunes
  • Infecção no local da aplicação
  • Gestantes e lactantes

 

Quanto tempo para o resultado e qual a durabilidade?

O resultado é rápido e já pode ser percebido logo após a realização do procedimento, contudo, um resultado mais nítido vai ser perceptível em duas ou três semanas após a inserção dos Fios de Sustentação Facial, e melhores ainda entre 60 e 90 dias, devido ao estimulo da produção de colágeno.
Porém, o processo de envelhecimento é contínuo (infelizmente) e nenhum procedimento estético de rejuvenescimento pode garantir um resultado definitivo. Mas os benefícios dos Fios de Sustentação Facial podem durar até 18 meses.
Claro que características biológicas individuais e os hábitos do paciente interferem, em maior ou menor grau, nos fatores de envelhecimento (exposição solar, tabagismo, doenças preexistentes, ganho ou perda excessiva de peso, etc).

Riscos

Em geral, não há riscos no uso dos Fios de Sustentação. Porém, é preciso procurar profissionais devidamente qualificados e treinados para a aplicação da técnica, além de ser imprescindível respeitar os casos de contraindicação e as recomendações do profissional para após o procedimento.
Dos perigos existentes, o principal seria o risco de infecção, mas, devido aos cuidados de assepsia e antissepsia no procedimento e o paciente seguindo corretamente as orientações do profissional, esse risco torna-se praticamente nulo.

Conclusão

Simples, rápido, sem dores, sem cortes, sem traumas e com uma recuperação rápida. Os Fios de Sustentação Facial chegaram para revolucionar o que se fazia em termos de procedimentos estéticos para rejuvenescimento facial.
Acessível, a técnica agora está mais perto de você e da sua autoestima. Não podemos impedir a ação do tempo, mas conseguimos, com o auxílio de quem entende e desenvolve um trabalho de qualidade, freá-la.
Por isso, entre em contato agora mesmo e marque a sua avaliação. Estamos prontos para receber você com um time de especialistas aptos a entregar aquilo que você busca com os melhores resultados.

RELACIONADOS

282485-duvidas-sobre-o-dente-do-siso-solucionamos-as-x-principais-perguntas-746x413
  • 18.03.2021 | POR: Fabricio

Cirurgia do dente siso: dicas para um pós-operatório tranquilo

No imaginário coletivo existe a ideia de que a cirurgia do dente siso é algo extremamente  complicado e, no fundo, todo mundo acaba tendo um certo medinho de passar por ela. Também chamado de “dente do juízo”, o siso costuma dar as caras na fase entre os 16 e, até tardiamente, os 25 anos. Muito […]

leia mais
unnamed
  • 20.03.2021 | POR: Fabricio

Cirurgia do sorriso gengival

Um sorriso perfeito está totalmente atrelado à saúde bucal e à estética. E quando falamos em estética, não referimos apenas aos dentes. Uma gengiva bonita e saudável faz toda a diferença em um sorriso. O problema é que, às vezes, ela fica mais exposta do que o normal. A essa situação damos o nome de […]

leia mais
bichectomia-guayaquil-2-458x413
  • 05.04.2021 | POR: Fabricio

Queridinha da harmonização, bichectomia apresenta ótimo resultado e satisfação de pacientes

Um rosto mais fino e com as maças ressaltadas, esse é o resultado da bichectomia. Um dos procedimentos que mais atrai pessoas que optam pela harmonização orofacial, como um plus na correção de imperfeições estéticas que as incomodam. A bichectomia seja, talvez, um dos procedimentos que mais ganhou alta visibilidade, principalmente após famosas como Jennifer […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email