breadcrumbs

Onde aplicar botox no rosto? Saiba em quais regiões e que tipo de ruga há indicação

Beautiful young woman is getting an injection in face.

27.04.2021 | POR: Fabricio

Botox no rosto é o procedimento estético mais realizado em todo o país. A boa fama do botox não é à toa, ele é capaz de minimizar ou até mesmo suprimir rugas e linhas de expressão da pele, deixando o rosto com uma aparência mais leve, saudável e jovial.
O processo de envelhecimento é natural para todos e, com o avançar da idade, há uma queda na produção de componentes naturais da pele, responsáveis por sua elasticidade e firmeza.
Somando-se a isso outros fatores genéticos e hábitos de vida, o resultado é um rosto marcado por leves ou profundas rugas. Indesejadas rugas!
Frequentemente, homens e mulheres são impactados pelo surgimento “de repente” das rugas e, embora, se sintam jovens, não gostam do aspecto de suas peles. 
Autoestima abalada, é hora de buscar uma solução. E a aplicação da toxina botulínica no rosto é o caminho para resgatar o apreço pela própria aparência.
Mas você sabe onde, exatamente, aplicar o botox no rosto? Quais são as regiões em que este, quase que milagroso, produto age?
Neste artigo, vamos falar tudo sobre a aplicação do botox no rosto, seus objetivos, efeitos, e muito mais!
Aqui na Expodonto, realizamos, diariamente, o procedimento, então falar de botox é com a gente mesmo! Só vem!

Antes de tudo, entenda o mecanismo de ação do botox

Botox é o nome comercial de uma substância, a toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. 
A partir dos anos 2000, o uso do botox com finalidade estética foi liberado e, de lá para cá, a procura pelo procedimento aumenta significativamente ano a ano.
O que o botox no rosto faz é relaxar temporariamente a musculatura, em virtude da inibição da acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela movimentação dos músculos da face.
Ou seja, é esse neurotransmissor que envia “ordens” aos músculos da face para se movimentarem.
Impedido de enviar esses comandos,  a força de contração desses determinados músculos é reduzida, ocasionando sua paralisação parcial ou total.
Assim, com a musculatura relaxada, as rugas não aparecem quando realizamos os movimentos de face, como sorrir ou franzir a testa.
Agora que você já sabe como o botox atua, vamos falar sobre onde você pode aplicá-lo no rosto.

Onde aplicar botox no rosto?

O botox possui uma série de indicações que, inclusive, vão bem além de sua aplicação estética no rosto.
Mas como o nosso foco aqui é saber em quais regiões do rosto podemos usá-lo, vamos nos restringir a comentar somente sobre esta aplicabilidade.
Antes, porém, vamos, rapidamente, entender sobre os tipos de rugas existentes para que você compreenda melhor a atuação da substância.
Temos dois tipos de rugas:
Rugas dinâmicas: são aquelas que aparecem quando realizamos alguma movimentação na face, como, por exemplo, levantar as sobrancelhas, fazer cara de bravo. Ou seja, quando contraímos os músculos. É aqui que o botox age, na suavização das rugas dinâmicas.
Rugas estáticas: são aquelas que aparecem mesmo com a nossa face relaxada. Exemplo de rugas dinâmicas são o “bigode chinês” e o vinco na glabela, que é aquela ruga aparente entre as sobrancelhas, mesmo sem contraí-las. Nestes casos, o procedimento mais indicado é o preenchimento facial.
Bom, dito isso, veja em quais rugas dinâmicas podemos aplicar o botox no rosto:
Ao redor dos olhos: o botox ao redor dos olhos tem como função atenuar os chamados “pés-de-galinha”. Imagine só que maravilha dar aquela gargalhada e não aparecer nenhum vestígio de ruga nos olhos?! Pois é, o botox faz isso!
Região entre as sobrancelhas (glabela): A partir da movimentação de contrair as sobrancelhas, como quando ficamos bravos ou concentrados, vincos nessa região começam a aparecer, e vão evoluindo até se tornarem uma ruga dinâmica. Antes que isso aconteça, botox neles!
Rugas na testa: As famosas rugas na testa! Quem nunca se incomodou com as rugas na testa, levante a mão! Aqui, a gente não quer saber delas não! Queremos erguer as sobrancelhas e visualizar uma testa lisinha e sem marcas! 
Arquear as sobrancelhas: Um efeito muito bonito e procurado, principalmente pelas mulheres, é o arqueamento da sobrancelha. Com o passar do tempo, elas tendem a cair deixando o olhar com aspecto cansado. O botox nessa região do rosto é fantástico para deixar o olhar mais bonito.
Ao redor da boca: Outra aplicação do botox no rosto pode ser feita ao redor da boca para combater o temido “código de barras” e deixar a boca mais bonita e até dar uma levantada nos lábios, causando uma impressão de mais volume. 
Mas, atenção! O botox não age preenchendo essa região. Portanto, se você deseja, além de suavizar as linhas ao redor da boca, um volume nos lábios, o mais indicado é o preenchimento labial.
Aplicar botox no rosto a partir de qual idade?
Não existe uma idade fixa e correta para aplicar botox no rosto. Sabe-se que a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, componentes que sustentam a elasticidade e firmeza da pele, começa a diminuir a partir dos 25 anos.
É quando podemos observar, com mais nitidez, o surgimento das rugas dinâmicas, lembra?
Portanto, daí para frente, a tendência é que as rugas comecem a aparecer cada vez mais.
Claro que cada pessoa tem um processo único de envelhecimento, umas sofrem mais a ação do tempo que outras, e o melhor termômetro para avaliar a estética do seu próprio rosto é o espelho.
 Até que ponto você está ou não satisfeito (a) com o que você vê. As rugas que aparecem quando você faz movimentos faciais básicos te incomodam? Se sim, é hora de buscar a solução e você já sabe qual é!
Agora, mesmo que você ainda não se incomode com as marcas faciais, ou elas ainda não são tão aparentes, saiba que outra grande vantagem do botox é a sua aplicação de forma preventiva.
Ou seja, é possível prevenir o surgimento de rugas com o uso do botox no rosto! Neste artigo, falamos tudo sobre como isso acontece! Vale a pena conferir!

Faça seu botox no rosto com quem é capacitado para isto!

A aplicação do botox no rosto para suavizar linhas e marcas de expressão é um procedimento bem simples.
Feito em consultório mesmo, a aplicação não passa de 30 minutos e o paciente, com alguns cuidados específicos, já pode retornar a sua vida diária.
Contudo, apesar de simples, caso seja feito com profissionais não capacitados, o botox no rosto pode resultar em complicações mais sérias.
Por isso, procure sempre um local de confiança, como a clínica Expodonto.
Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).
Entre em contato agora mesmo, agende sua avaliação gratuita e tire todas as suas dúvidas sobre o botox no rosto e outros procedimentos!
Invista na sua autoestima! Será um prazer participar deste momento com você!

RELACIONADOS

facetas-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Facetas de Porcelana e Lentes de Contato Dental, como transformar seu sorriso!

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre Facetas de Porcelana e Lentes de Contato dental, mas você conhece tudo sobre essas formas inovadoras da odontologia? Ambos os procedimentos são indicações estéticas, com intuito de melhorar a harmonia do sorriso. Indicadas para mudar a forma, tamanho e cor de seus dentes, são finas camadas “coladas” na […]

leia mais
botoxepreenchimento-e1619565561873-746x413
  • 27.04.2021 | POR: Fabricio

Botox e preenchimento: para que servem e quais as diferenças

Você sabe a diferença entre botox e preenchimento? Saiba que cada um tem indicações bastante específicas e é bem comum a confusão entre elas.

leia mais
rinoplastia-700x413
  • 19.05.2021 | POR: Fabricio

O que uma rinoplastia não cirúrgica pode resolver?

Conforme os incríveis avanços tecnológicos na área estética, novos procedimentos se tornam disponíveis, incluindo uma rinoplastia (plástica do nariz) realizada sem cirurgia. Embora isso possa ter sido inimaginável no passado, o tratamento agora está disponível no Expodonto Odontologia com o Dr. Fabricio Pessone. Você está insatisfeito com a aparência ou o formato do seu nariz? […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email