breadcrumbs

Botox na boca: é possível? Dá volume? Tire essas e outras dúvidas

Botox-na-boca-e1619618517165-746x413

28.04.2021 | POR: Fabricio

Botox na boca: é possível? Dá volume? Tire essas e outras dúvidas

Aplicar botox na boca é possível? Você, provavelmente, já sabe ou ouviu falar das várias utilidades do botox, desde objetivos estéticos quanto correções de problemas funcionais do paciente.
O que talvez você ainda não saiba e que causa muitas dúvidas entre os pacientes é o uso do botox na boca: pode? não pode? Se pode, com qual objetivo? E o preenchimento labial? São a mesma coisa?
Viu só quantos questionamentos surgem a partir da dúvida inicial sobre a aplicação da toxina botulínica na boca?
E, pensando em, justamente, sanar todas essas dúvidas e te deixar mais segura (a) quanto às informações de cada procedimento, criamos este artigo para explicar tudo que você precisa saber sobre botox na boca.
Continue na leitura e veja!

 

Afinal, existe botox na boca?

Olha só! Pense na sua intenção de busca quando pesquisou, aqui no Google, por “botox na boca”. 
O que você realmente gostaria de saber?
Com base na experiência que temos na atuação com procedimentos estéticos, te digo que a maioria das buscas por “botox na boca” contempla um desejo intrínseco de saber se “aplicar botox na boca dá volume nos lábios”.
Acertei a sua dúvida?
Se sim, a resposta é: não! rs
O botox atua na correção de diversas características faciais estéticas e funcionais. Aliás, temos um artigo completo para você entender tudo sobre o botox, é só acessar o link acima.
Mas vamos voltar ao eixo central deste artigo, que é a aplicação da substância na boca. Pois bem, respondendo à pergunta inicial deste tópico, existe botox na boca sim, mas não com a finalidade de dar volume aos lábios, como é esperado do preenchimento labial. 
Sendo assim, se tem como aplicar botox na boca, para que serve então?
É o que você vai ficar sabendo agora continuando na leitura do nosso artigo.

Para que serve o botox na boca?

Vimos até aqui que não se usa botox na boca para criar volume, mas a aplicação da substância, com as finalidades que veremos a seguir,  pode, sim, dar a impressão sutil de lábios mais volumosos.
O botox, na verdade, atua ao redor da boca:

  • Minimiza vincos no lábio superior e inferior;
  • Suaviza ou remove linhas de expressão no canto da boca
  • Eleva os cantos da boca
  • Melhora a aparência dos lábios superiores
  • Corrige o sorriso de quem mostra muito a gengiva

Assim, de forma sutil, ao agir ao redor da boca, relaxando a musculatura, o botox acaba dando uma levantada nos lábios superiores, dando a impressão de mais volume. 

Um pouco mais sobre a atuação do botox ao redor da boca

Botox para o temido código de barras
O que é popularmente chamado de “código de barras” são aquelas rugas que ficam ao redor dos lábios e que, dependendo da intensidade e do envelhecimento dessa região, aparecem no simples ato de falar.
Em casos menos aparentes, elas surgem pela contração dos lábios, no famoso “biquinho”.
Em qualquer situação, porém, são linhas finas paralelas que se assemelham a um código de barras mesmo, e que não deixam a boca com uma aparência bonita e jovial.
Neste caso, usa-se o botox para eliminar essas rugas e deixar a região com uma pele mais uniforme e firme.
Além disso, como já dissemos, o uso do botox na boca com essa finalidade acaba melhorando também a aparência dos lábios, conferindo-lhes um discreto volume.
Botox para levantar o canto da boca
Uma queixa bastante comum no consultório é a do chamado “sorriso triste”.
Com o passar do tempo, há uma perda de volume da região do canto dos lábios inferiores, que deixa a boca da pessoa com um aspecto cansado e triste, como se os lábios estivessem caídos mesmo.
Aplicação de botox no músculo depressor do ângulo da boca, ou seja, no músculo que faz essa musculatura cair,  solta essa região, dando ao paciente um aspecto mais leve e descansado do sorriso.
Botox para correção do sorriso gengival
O sorriso gengival é aquele que, quando a pessoa sorri, a gengiva superior se destaca mais do que o recomendado.
Nem todo mundo se sente bem quando isso acontece e a aplicação do botox na boca pode ajudar a corrigir esse problema de forma muito satisfatória.
Nesse caso, o botox age impedindo ou diminuindo a contração muscular, impossibilitando que a gengiva se destaque quando o paciente sorri.
É uma alternativa bastante eficaz para corrigir o sorriso gengival, porém é um método não definitivo.
Entretanto, existem tratamentos que corrigem definitivamente o sorriso gengival, e a escolha do melhor método pode ser discutida e avaliada junto ao cirurgião-dentista apto para realizá-las.
Diferença entre botox na boca e preenchimento labial
De maneira geral, a principal diferença entre botox e preenchimento está no tipo de ruga a ser tratada. 
O botox age nas chamadas rugas dinâmicas, que são aquelas que aparecem quando há movimentação facial.
Já o ácido hialurônico, componente utilizado para os preenchimentos, age nas rugas estáticas, que, como o próprio nome sugere, são as rugas que já existem independente da movimentação. 
Com o passar do tempo, porém, os nossos tecidos vão perdendo volume e elasticidade, devido à perda de gordura, natural no processo de envelhecimento.
E, para estes casos, o ideal é a reposição deste volume, que só, de fato, alcançada com o preenchimento com ácido hialurônico.
Por isso, para quem deseja realmente aumentar o volume dos lábios, o mais indicado é o preenchimento labial.
Mas, caso você queira tratar o aspecto como um todo ao redor da boca, atenuando rugas e linhas de expressão, e ainda dar uma levantadinha nos lábios, pode-se optar pelo botox na boca.
Agora, nada impede que você combine também os dois procedimentos! Converse com seu cirurgião-dentista.
Outra coisa que difere o botox na boca do preenchimento labial é o tempo de duração de cada procedimento: o botox dura, em média, de 4 a 6 meses, já o preenchimento labial tem maior durabilidade, cerca de 1 ano.
Efeitos colaterais do botox na boca
A aplicação do botox, seja ela ao redor da boca ou em outras regiões, pode causar algumas leves e simples reações adversas, tais como:

  • Dormência no local da injeção;
  • Dor de cabeça;
  • Hematomas no local da injeção;
  • Inchaço temporário;
  • Náusea;
  • Sensibilidade

A boa notícia é que, via de regra, caso estas reações apareçam, elas também desaparecem em apenas alguns dias.
efeitos colaterais mais sérios, embora bastante raros, como paralisia total do músculo, dificuldade para falar ou engolir, ou outros  distúrbios, podem acontecer.
Por isso, a importância de realizar o procedimento com profissionais capacitados, como os que temos aqui na Expodonto.
Vale a pena apostar no botox na boca?
Tudo depende do seu objetivo final, como dissemos lá no tópico sobre as diferenças de botox na boca e preenchimento labial. 
Se você gosta do volume atual dos  seus lábios, talvez seja mais interessante realizar apenas o botox. Afinal, com o botox, você pode tratar toda a face em uma única aplicação.
Ou seja, não fica apenas restrito às linhas e rugas da região da boca.
E, além disso, o botox é mais barato que o preenchimento.
Agora, se você sempre sonhou com uma boca mais contornada e lábios com mais volume, o preenchimento é o mais indicado, além de durar mais tempo.
Viu só? Todos os procedimentos possuem as suas diferenças e vantagens e ter um profissional da sua confiança para ajudar você a se decidir da forma que mais vai atender às suas expectativas é fundamental para um resultado final perfeito.
Agora que você já sabe como o botox atua na boca, entre em contato agora mesmo, marque uma avaliação gratuita e tire todas as suas dúvidas.
Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).
Será um prazer atender você!

RELACIONADOS

faceta-ou-lente-de-contato-dental-746x413
  • 04.10.2018 | POR: Fabricio

Facetas e lentes de contato dental, o que ela pode fazer pelo seu sorriso

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, afinal de contas, é difícil não repararmos no sorriso de alguém logo quando o conhecemos, seja por bons ou nem tão bons motivos assim.

leia mais
Chin lipofilling. Woman getting cosmetic injection of botulinum
  • 28.04.2021 | POR: Fabricio

A papada te incomoda? Lipo cirúrgica de papada apresenta ótimo resultado

Se você se incomoda com a famosa papada, entenda agora mesmo como funciona a lipo cirúrgica de papada e se veja livre da gordura embaixo do queixo.

leia mais
197490-aparelho-transparente-confira-essa-tendencia-768x512-1-746x413
  • 02.07.2021 | POR: Fabricio

Aparelho ortodôntico: dúvidas, idade para colocar, tipos e mais

O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais procurados nos consultórios odontológicos por pacientes com as mais variadas queixas e idades. 

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email