breadcrumbs

Siso nascendo? Conheça os sintomas e o que fazer

Siso nascendo: conheça os sintomas e saiba o que fazer

18.07.2022 | POR: administrador

Lidar com o dente siso nascendo é uma tarefa simples para algumas pessoas e dolorosa para outras. Isso porque o último dente molar tem uma maneira peculiar e diferente de nascer dos demais dentes. 

Nessa fase, é comum sentir alguns sintomas como inchaço, dor, inflamação e até mau-hálito.

Se você está prestes a passar por este momento, esse artigo é para você. Aqui, vamos falar sobre os sintomas do siso nascendo, como amenizá-los, e, principalmente, como saber se está na hora de fazer a extração. 

Continue!

Quais os sintomas do siso nascendo? 

A dor é um dos sintomas mais comuns do siso nascendo, na verdade, de qualquer dente nascendo. Talvez você não se lembre exatamente dessa dor porque ainda era criança. 

O motivo é bem simples: a gengiva está se rompendo. 

Além disso, como, via de regra, a arcada dentária não possui espaço suficiente para posicioná-lo, o dente siso acaba ficando incluso, o que causa a dor, inflamação na região e inchaço no rosto.

Outros sintomas do dente siso nascendo são as dores na mandíbula, dificuldade em movimentar a boca, dor ao mastigar, dor na garganta, febre e até mau-hálito. 

Em casos mais intensos, o dente siso nascendo causa ainda fortes dores de cabeça e na região do ouvido.

Quanto tempo leva para o dente siso nascer?

O dente siso se desenvolve na arcada dentária entre os 16 e 21 anos de idade, por isso é também conhecido como dente do juízo. 

No total, são 4 dentes, 2 na parte inferior da arcada e 2 na superior, de cada lado. Além disso, são os últimos molares a nascer. 

O tempo de nascimento do dente siso varia de acordo com o espaço disponível para ele, mas os sintomas de dores, caso não haja esse espaço, podem surgir semanas antes do nascimento, propriamente dito.

Por isso, ao menor sinal de algum dos sintomas do siso nascendo, o ideal é procurar o seu dentista para que ele cheque todas as condições para essa erupção e decida se será indicada a sua extração, caso entenda que não há espaço suficiente e saudável para o seu desenvolvimento.

Tem que esperar o siso nascer para extraí-lo?

Esse é um fator que depende muito da avaliação do dentista a respeito da condição de nascimento do dente siso.

Entretanto, não é preciso, necessariamente, esperar o dente siso nascer para extraí-lo. Na verdade, muitos dentistas até recomendam que a avaliação e retirada sejam feitas antes do nascimento, pois as raízes ainda estão maleáveis, o que facilitaria a extração. 

Além disso, é possível até mesmo fazer a retirada dos 4 dentes sisos de uma única só vez. Dessa forma, o paciente precisa passar pelo pós-operatório, com uso de medicação e dieta especial apenas uma vez. 

 

Veja também: Quando, afinal, extrair o dente siso?

 

Quais as consequências de não retirar o siso?

Fazer a extração do siso, como vimos, depende de uma avaliação criteriosa do dentista. Vimos também que há casos em que há essa necessidade e casos em que os sisos não prejudicarão as funções e a estética dos dentes.

Mas há pessoas em que, mesmo tendo a clara indicação de extração, optam por permanecerem com os dentes, muitas vezes, por medo da cirurgia, que, diga-se de passagem, é bem tranquila. 

Nestes casos, problemas maiores podem surgir futuramente, como cáries, doenças gengivais, causadas pela dificuldade de higienização no local, reabsorção das raízes do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores. 

Além disso, problemas ortodônticos podem surgir, como o desalinhamento dos outros dentes, o que pode resultar na indicação de uso de aparelho ortodôntico.

Ou seja, mais uma vez, é de extrema importância consultar o seu dentista para que ele oriente todo o processo da melhor forma.

 

Veja também: Como garantir uma boa saúde bucal diariamente

 

A importância da consulta com um profissional experiente

Sabemos que ir ao dentista nem sempre é uma tarefa simples, muitas pessoas carregam traumas desde a infância por passarem por experiências negativas nos consultórios odontológicos.

Fazer a extração de dentes então é, de longe, o medo mais comum. 

A boa notícia é que, se você costuma ter este receio, a partir de agora já pode desconsiderá-lo. Aqui na Expodonto, temos a imensa felicidade em poder compartilhar experiências positivas juntos dos nossos pacientes.

Se você está com o seu siso nascendo e precisa fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato. Nós podemos te ajudar.

Veja abaixo alguns das centenas de feedbacks que recebemos todos os dias sobre os nossos atendimentos. 

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF), membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

 

RELACIONADOS

282485-duvidas-sobre-o-dente-do-siso-solucionamos-as-x-principais-perguntas-746x413
  • 18.03.2021 | POR: Fabricio

Cirurgia do dente siso: dicas para um pós-operatório tranquilo

No imaginário coletivo existe a ideia de que a cirurgia do dente siso é algo extremamente  complicado e, no fundo, todo mundo acaba tendo um certo medinho de passar por ela. Também chamado de “dente do juízo”, o siso costuma dar as caras na fase entre os 16 e, até tardiamente, os 25 anos. Muito […]

leia mais
unnamed
  • 20.03.2021 | POR: Fabricio

Cirurgia do sorriso gengival

Um sorriso perfeito está totalmente atrelado à saúde bucal e à estética. E quando falamos em estética, não referimos apenas aos dentes. Uma gengiva bonita e saudável faz toda a diferença em um sorriso. O problema é que, às vezes, ela fica mais exposta do que o normal. A essa situação damos o nome de […]

leia mais
8b0dca3b357fcee94cf1b8a6c08994ea_XL-746x413
  • 22.03.2021 | POR: Fabricio

O que são os Fios de Sustentação Facial e para que servem

Volume, contorno, sustentação, viscosidade, suavidade estão entre as características de um rosto com aparência saudável e jovial. E quem não gostaria de tê-lo assim a vida toda, não é mesmo? Mas o processo de envelhecimento é natural e, infelizmente, vai pegar a todos nós. Com ele, nossa produção de colágeno diminui e todas essas características […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email