breadcrumbs

6 coisas sobre preenchimento labial que você precisa saber antes de fazer

6 coisas sobre preenchimento labial que você precisa saber

28.03.2022 | POR: administrador

O preenchimento labial está em alta. Isso você já sabe. Outra coisa que você provavelmente já conhece ou ouviu falar é sobre os seus benefícios. 

Lábios hidratados, boca macia, com contorno e volume são alguns deles, o que faz com que o procedimento seja um dos mais procurados, principalmente pelas mulheres. 

Além disso, o preenchimento labial é uma técnica minimamente invasiva e altamente segura, se realizada por bons profissionais.

Com tantas vantagens, é natural que a procura esteja cada vez maior. Aqui na Expodonto, por exemplo, podemos dizer que todos os pacientes que chegam com desejo de fazer preenchimento labial conseguem fazê-lo. 

Isso porque são bem orientados e acompanhados individualmente, por isso sentem- se seguros. 

Porém, essa não é a realidade de grande parte das pessoas. Por desconhecimento e até mesmo falta de empatia dos profissionais para instruí-los sobre alguns pontos importantes, acabam deixando de fazer o procedimento que tanto sonhavam. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com 6 coisas que você precisa saber antes de realizar o preenchimento labial. 

Continue na leitura e descubra!

1 – Preenchimento labial não é realizado apenas por cirurgiões-plásticos

Há algum tempo atrás, a mídia não mostrava que cirurgiões-dentistas poderiam realizar procedimentos estéticos. No imaginário coletivo, a informação era de que apenas os médicos eram aptos a tais técnicas.

A Harmonização Facial, porém, é  reconhecida como especialidade da Odontologia, e regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia, por meio das resoluções 176/2016 e 198/2019.

Ou seja, dentistas devidamente capacitados podem, sim, fazer preenchimento labial.

Mas, claro, não é qualquer dentista. Por isso, antes de realizar o procedimento, certifique-se de que o profissional realmente é um especialista em Harmonização Facial. 

Além disso, procure por indicações, conheça o consultório, veja as instalações, o histórico do profissional e também conheça as suas mídias sociais. Hoje, é possível tirar muitas conclusões apenas conhecendo o trabalho dos profissionais na internet.

2 – Deve ser feito com uso de anestésico

Certa vez, uma paciente esteve no consultório e disse que depois de muito tempo resolveu fazer preenchimento labial novamente. 

Isso porque no procedimento que ela havia realizado anteriormente, o profissional simplesmente não usou nenhum tipo de anestésico. 

Resultado: dor. Muita dor. 

O preenchimento labial deve ser feito com anestésico, tópico e injetável de preferência, a região dos lábios é bastante vascularizada e, portanto, extremamente sensível à dor. 

Experimente espremer uma espinha ou um pequeno cravo ao redor da boca e veja qual a sensação você tem! É de sair lágrimas dos olhos. 

Por isso, fuja de profissionais que dizem que a dor do preenchimento labial é tolerável e só aceite fazê-lo com anestesia.

Veja também: Botox dói? Veja quais regiões são mais sensíveis. 

3 – Não é todo mundo que pode fazer preenchimento labial

De forma geral, o preenchimento labial é bem tolerado pela maioria das pessoas. Mas em alguns casos ele pode ser contraindicado. 

Como por exemplo nos casos de gravidez, pessoas com doença autoimune, angioedema, câncer e doenças infecciosas na região. Além disso, é fundamental conversar com o cirurgião dentista sobre uso de medicamentos, herpes, mucocele, alergias e doenças imunológicas. 

Ou seja, sem um profissional capacitado para orientar o paciente e indicar o melhor protocolo de procedimento para o seu caso, o resultado pode até mesmo ser prejudicial para a saúde.  

4 – Resultado é imediato, mas pode causar inchaço e hematomas

O resultado do preenchimento labial já pode ser percebido ao final da sessão, mas o visual final aparece com cerca de 3 semanas após a aplicação. 

Entretanto, é normal que durante os primeiros dias do procedimento, a boca fique inchada e que haja também alguns hematomas – roxos – na região. 

A boa notícia é que eles somem com o decorrer dos dias e não há necessidade de nenhum tratamento posterior. 

O que você deve fazer, no entanto, e apesar do inchaço e hematomas, é seguir um protocolo simples de cuidados após a aplicação, como:

5 – Benefícios vão além de dar volume aos lábios

Lá no início deste texto, já citamos aqui os benefícios mais aparentes do preenchimento labial, mas a verdade é que eles vão muito além da estética e do modismo

Entram em cena também a autoestima, a autoconfiança, o autocuidado. Isso porque uma pessoa que se ama e gosta da sua aparência consegue melhorar tudo ao seu redor. 

Acredite: a autoestima é um dos principais recursos do ser humano para viver bem. Ela interfere em como as pessoas lidam com desafios diários e com a relações de modo geral.

Uma pessoa pode, por exemplo, ser uma ótima oradora, com desenvoltura para falar em público, mas por insegurança em relação a sua aparência não conseguir executar a ação.

Imagine se esta insegurança é em relação a sua boca? Imagine o quanto um “simples” procedimento estético pode fazer diferença na sua vida!

Sim, o preenchimento labial pode fazer muito mais que dar volume aos lábios.

6 – Dura a vida toda! Se retocar 😉

Apesar da brincadeira, a essência é verdadeira.

O preenchimento labial pode durar até um ano, podendo variar por causa da quantidade utilizada e marca do produto.

Como a substância utilizada, o ácido hialurônico, é absorvida pelo organismo, após este tempo, o efeito do procedimento desaparece.

Mas a solução é fácil: se reaplicar, o efeito dura a vida toda! =)

Conclusão

A conclusão que chegamos até aqui é que o preenchimento labial é uma técnica que está bastante em alta devido aos seus benefícios, que vão muito além da estética. 

Você conseguiu entender também que é fundamental procurar profissionais experientes que vão orientar cada paciente conforme as suas necessidades e desejos. Além disso, passarão todas as informações para que este paciente se sinta o mais confortável e seguro possível. 

Quer saber mais detalhes sobre preenchimento labial?

Que tal conferir este artigo que fala sobre preço e durabilidade?

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

 

RELACIONADOS

clareamento-e1619656272171-746x413 (1)
  • 08.10.2018 | POR: Fabricio

Conheça os tipos de clareamento dental

O clareamento dental é um tratamento dentário cada vez mais cobiçado por milhares de pessoas, e de uns tempos para cá ele tem se tornado também bastante acessível.

leia mais
Botox-e1619654931437-746x413
  • 28.04.2021 | POR: Fabricio

Você sabe para quê serve o Botox?

O BOTOX é realmente um grande agente contra o envelhecimento, ele faz com que ocorra uma diminuição da contratura muscular, o que acaba por minimizar as linhas de expressão.

leia mais
botox1-700x413
  • 21.05.2021 | POR: Fabricio

Botox: como age e quais os benefícios do procedimento

Os tratamentos com Botox reduzem significativamente o aparecimento dessas rugas e também previnem a formação de novas rugas.

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email