breadcrumbs

Afinal, dente de porcelana pode quebrar?

Afinal, dente de porcelana pode quebrar?

04.11.2022 | POR: administrador

Dentes de porcelana são sinônimos de um sorriso esteticamente perfeito. Brancos, alinhados e harmônicos, são também desejo de muita gente. Mas será que o dente de porcelana pode quebrar? Essa é uma dúvida corriqueira nos consultórios, afinal ninguém quer passar por este desconforto e também prejuízo, não é mesmo?

Além das facetas, que visam mais o apelo estético do sorriso do paciente, a porcelana também pode ser usada para substituir o metal usado nas coroas dentárias, o que acaba proporcionando também um conforto visual ao mostrar um dente que precisou ser restaurado. 

Hoje em dia, tanto para melhorar o sorriso como para fazer uma restauração, o material mais pedido e utilizado é a porcelana. Diversas vantagens colaboram para isso: estética, durabilidade e custo-benefício, por exemplo, são algumas. 

Mas a intenção deste artigo é falar sobre a dúvida que paira na cabeça de muita gente: afinal, o dente de porcelana quebra? Quais são as causas? O que deve ser feito? Confira essas e outras respostas continuando a leitura do texto.

Veja mais: aparelho de porcelana: vantagens, indicação e preço

Dentes de porcelana: ouvi dizer que possuem alta durabilidade e resistência

Sim! E você ouviu certo!

Mas vamos com calma.

Os dentes de porcelana, na verdade, não são nem dentes, são laminados cerâmicos que são colocados revestindo um dente, propriamente dito. São extremamente fininhos, com cerca de 0,3 mm de espessura, justamente para conferir a naturalidade e harmonia nos dentes e no sorriso como um todo. 

Apesar de parecerem frágeis, os dentes de porcelana são bastantes resistentes e podem durar até 10 anos ou mais. 

Mas então por que o dente de porcelana pode quebrar?

A porcelana é bastante resistente, mais, inclusive que a resina, mas isso não quer dizer que ela não possa sofrer fraturas. Pense só, se é possível quebrar um dente propriamente comendo um alimento duro, por exemplo, imagine uma faceta de porcelana. 

Mas calma!

Não precisa ficar apavorado achando que a faceta de porcelana pode quebrar ao comer uma maçã, por exemplo. Apesar que o ideal, você sabe, é cortar a maçã, viu! =]

Esse tipo de material, assim como qualquer outro material restaurador dentário, é considerado, por meio de estudos laboratoriais, bastante resistente à compressão, ou seja, o ato de mastigar em si, não representa uma ameaça. 

Entretanto, a porcelana não é tão resistente ao cisalhamento e à torção, ou seja, aos movimentos de puxar e torcer algo com os dentes.

O dente de porcelana pode quebrar em situações bastante corriqueiras para muita gente como roer unha, ficar mordendo uma caneta, abrir um sachê de ketchup com os dentes. Todas elas podem arranhar, quebrar ou até mesmo descolar as facetas de porcelana dos dentes originais se repetidas consecutivamente.

Além disso, pacientes com histórico de bruxismo são mais propensos a fraturar a porcelana, por isso acabam entrando no rol das pessoas e situações para as quais as lentes não são indicadas

O que fazer se a faceta de porcelana quebrar?

Você viu que, apesar de bastante resistentes, os dentes de porcelana podem, sim, quebrar. Para evitar que isso aconteça, afinal você investiu financeiramente nas facetas, os cuidados e mudanças de hábitos são fundamentais. Negligenciar é o caminho mais curto para a frustração de ver um trabalho personalizado e bem-feito indo para o ralo. 

Mas, se mesmo tomando os devidos cuidados, e por um infortúnio, o dente de porcelana quebrar, também não desespere! Procure o seu dentista que, de imediato, ele fará a correção usando resina, afinal é um trabalho mais rápido e realizado no dia mesmo. Após, o dente quebrado precisará receber a porcelana novamente, isso significa que todo o processo de moldagem deverá ser feito novamente, além, claro, do investimento reparador. 

Procure por profissionais experientes que vão orientar e tirar todas as suas dúvidas

Você viu que o dente de porcelana pode quebrar por negligência do paciente. Mas sabia que muitas vezes quem erra é o próprio profissional? Casos de erros odontológicos não são incomuns e acende um alerta para sempre procurar por profissionais realmente habilitados e experientes.

Afinal, as lentes de contato dental podem transformar o seu sorriso e é claro que você quer que seja para melhor, não é mesmo?

Para finalizar, deixo aqui as principais vantagens do famoso dente de porcelana:

  • O procedimento é praticamente indolor, tanto que, na maioria das vezes, nem se usa anestésico;
  • As lentes de contato têm efeito imediato, ao contrário, por exemplo, dos aparelhos ortodônticos que levam tempo para o resultado final;
  • Você pode mudar todos os seus dentes, ou reparar apenas aqueles que você se incomoda mais;
  • É um procedimento praticamente para a vida toda, já que não requer manutenções mensais, nem mesmo anuais;
  • A técnica garante um resultado supernatural;
  • Ao contrário das facetas em resina, as lentes de contato são bem mais resistentes às manchas e à quebra.

A maior vantagem, entretanto, é a sua autoestima preservada proporcionando autoconfiança em todas as suas relações pessoais e profissionais. Gostou?

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – Membro da Sociedade Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você.

RELACIONADOS

faceta-ou-lente-de-contato-dental-746x413
  • 04.10.2018 | POR: Fabricio

Facetas e lentes de contato dental, o que ela pode fazer pelo seu sorriso

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, afinal de contas, é difícil não repararmos no sorriso de alguém logo quando o conhecemos, seja por bons ou nem tão bons motivos assim.

leia mais
bichectomia-e1619646563764-746x413
  • 28.04.2021 | POR: Fabricio

Bichectomia masculina: cirurgia que afina o rosto é indicada para homens?

A bichectomia masculina talvez não seja tão falada como o procedimento realizado em mulheres. Tire suas dúvidas sobre a cirurgia mais querida do momento.

leia mais
  • 21.05.2021 | POR: Fabricio

Todos os preenchedores faciais são iguais?

Nos últimos anos, grandes avanços foram feitos em direção a uma nova era da estética não invasiva. Mas por que isso é tão importante?

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email