breadcrumbs

Botox: conheça as 6 dúvidas mais comuns nos consultórios

Botox 6 principais dúvidas

23.11.2021 | POR: administrador

O botox, apesar de já ser bastante popular, ainda causa dúvidas em grande parte das pessoas, tanto naquelas que já realizaram o procedimento quanto nas que estão apenas interessadas.

Se você faz parte de um destes grupos, certamente já buscou o Google para fazer alguma pesquisa sobre botox ou levou a sua dúvida para o seu cirurgião-dentista.

A verdade é que, justamente por ter se popularizado, as informações sobre o botox se espalharam por todos os canais: na internet, nas redes sociais, com os digital influencer, na rede de amigos.

Cada um fala uma coisa e a impressão é que, quanto mais se quer saber sobre botox, menos se sabe. Afinal, são tantas informações que nem sempre estão corretas. 

Dúvidas como quanto tempo dura o botox, qual região aplicar, quais os cuidados, se o procedimento dói, não param de chegar no consultório.

E, por ser as dúvidas da maioria dos pacientes, resolvemos fazer este post para esclarecê-las e ajudar você a ter acesso a informações confiáveis sobre botox.

Então, se você tem algum desses questionamentos ou tem interesse em saber mais sobre a aplicação de botox, continue na leitura e elimine todos eles.

Botox: veja as 6 principais dúvidas dos pacientes

1 – Botox deixa a cara esticada?

“Dr. Fabricio, eu vou ficar com a cara esticada?”

Esse é um mito que, nós profissionais, lutamos para desconstruir dia a dia. A ideia de que o botox deixa a cara esticada venha, talvez, de quando o procedimento ainda não era tão conhecido e que apenas alguns “famosos” faziam, muito provavelmente, de maneira indiscriminada, o que resultava em um aspecto plastificado do rosto.

Ao ver esses “famosos” na TV ou nas redes sociais, isso foi ficando no imaginário coletivo das pessoas. 

Ou seja, passou-se a associar o tratamento de botox como algo que não deixa a pele natural. E, lógico, ninguém quer ficar parecendo um boneco de borracha.

Mas a verdade é que, hoje, a forma de usar a substância e até mesmo os conhecimentos acerca do procedimento mudaram e evoluíram e, respeitando o prazo de aplicação ideal, é possível sim ter um resultado magnífico com o botox.

2 – Então, como fica o rosto após o botox?

Maravilhoso! rs

Brincadeiras à parte, os efeitos do botox no rosto realmente não deixam a desejar, se for aplicado de forma correta.

O botox é indicado para amenizar as rugas e linhas de expressão na região da testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos. 

São rugas que vêm se formando desde cedo devido a nossa movimentação facial e se intensificam, claro, quando a pele fica mais madura. 

Após a aplicação do botox, todas essas rugas desaparecem e, além disso, a pele fica muito mais viçosa.

Sabe aquela pele lisinha e sem rugas?

É exatamente assim que fica o seu rosto após a aplicação do botox.

Agora, claro que não é definitivo (infelizmente). O botox tem um tempo de duração e efeito determinado e é sobre isso o nosso próximo tópico.

3 – Quanto tempo dura o botox?

Dúvida bastante comum! E isso acontece porque, de fato, o procedimento não tem um tempo de duração exato, pois vai de pessoa para pessoa.

De maneira geral, o botox dura de 3 a 6 meses, sendo que é bem comum que a partir do quarto mês, a toxina comece a deixar de fazer efeito.

Além disso, vários fatores influenciam para que esses efeitos durem mais ou menos tempo. 

Atividade física, exposição solar, cigarro são alguns dos exemplos que podem prejudicar o tempo de duração do seu botox.

Mas existem também hábitos que podem prolongar os efeitos do botox. 

Ou seja, tudo vai depender exatamente da sua rotina e do cuidado que você tem com a sua pele. Não é porque fez botox que a pessoa simplesmente deve parar de se cuidar, entende?!

Lembrando que o efeito não é imediato, você não vai sair do consultório com o seu resultado final. No 3º a 4º dia após a aplicação, você começa a observar a mudança na pele e a partir do 10º dia, já é possível visualizar o resultado completo.

Veja também: Fez preenchimento labial e não durou? Entenda os motivos e o que fazer.

4 – Quais são os riscos?

O botox é um procedimento que oferece baixíssimos riscos, principalmente se for executado com profissional habilitado.

Casos de complicação, embora raros, podem acontecer, como: assimetrias faciais, queda da pálpebra e sobrancelha, rosto ficar paralisado. 

Mas isso, repito, só acontece em casos de procedimentos mal executados. 

Veja: Complicações do botox: veja 4 riscos do procedimento mal aplicado.

Fora isso, o que pode acontecer são leves reações adversas após a aplicação, tais como dor de cabeça, pequenos inchaços e vermelhidão nas áreas aplicadas. Mas após algumas horas, todos esses sintomas desaparecem.

Sendo assim, é importante ter cuidado na hora de escolher o profissional para fazer a aplicação. Ele precisa ter especialização em Harmonização Orofacial, pois somente um profissional preparado saberá executar o procedimento ou lidar com possíveis complicações.

Por que fazer botox com dentista?

5 – Quais são os cuidados após a aplicação?

Os cuidados após a aplicação do botox são os mais simples possíveis. Nada de ficar de molho após o procedimento, que também é muito rápido e simples.

A aplicação de botox dura, no máximo, 20 minutos, o profissional faz as devidas marcações no rosto do paciente e, em seguida, executa o processo injetando a toxina por meio de agulhas bem finas.

Então, o paciente é orientado a não se expor ao sol e usar filtro solar, não abaixar a cabeça ou deitar pelas próximas 4 horas, não massagear as regiões aplicadas e evitar atividade física por 24 horas.

Fora isso, você pode ir para o trabalho, sair e até ingerir bebida alcoólica. Vida que segue!

E será que o botox dói? Veja no nosso artigo a resposta!

6 – Qual o preço do botox?

O preço da toxina é calculado levando-se em consideração alguns critérios, como qualidade da toxina, quantidade utilizada e experiência do profissional.

Aqui na Expodonto, o tratamento varia de R$ 700 a R$ 1.200, mas esses valores podem ser alterados de acordo com a avaliação do cirurgião-dentista em cada paciente.

Por isso, a importância da consulta antes de realizar o botox ou qualquer outro tratamento.

Conclusão

O procedimento de botox pode gerar uma série de dúvidas além destas. Aqui, reunimos as que mais intrigam os pacientes com o objetivo de dar um panorama sobre o tratamento.

De modo geral, você viu que o botox é um ótimo tratamento para eliminar – de forma temporária – as rugas e marcas de expressão e, de quebra, ainda conseguir uma pele mais saudável e jovial.

Você viu ainda que é um procedimento simples e que tem poucas chances de “dar errado”.

Portanto, se você se incomoda com o aspecto da sua pele e com a rugas já aparentes, dê esse voto para sua autoestima e faça o seu botox. Uma coisa é certa: você não vai ser arrepender.

Marque agora mesmo a sua avaliação. 

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF), e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

Veja também: Harmonização Orofacial: Dr. Fabricio Pessone esclarece as principais dúvidas.

 

RELACIONADOS

hipolabor-alerta-9-alimentos-que-escurecem-os-dentes-746x400
  • 28.09.2018 | POR: Fabricio

Evite esses 5 alimentos que escurecem os dentes

Muitas pessoas estão em busca de um sorriso perfeito e branquinho, e para isso acabam recorrendo a inúmeros procedimentos, inclusive o próprio clareamento dental feito com dentistas e até mesmo em casa. Mas você sabia que alguns alimentos podem acabar comprometendo todo esse processo?

leia mais
Botox-na-boca-e1619618517165-746x413
  • 28.04.2021 | POR: Fabricio

Botox na boca: é possível? Dá volume? Tire essas e outras dúvidas

Você já deve ter ouvido falar sobre as indicações do uso de botox, mas será que pode aplicar botox na boca? Leia nosso artigo e entenda!

leia mais
botoxdiferenças-700x413
  • 19.05.2021 | POR: Fabricio

Existem diferenças entre BOTOX?

Você já pensou em se submeter a um procedimento estético para melhorar a aparência da pele? Se a sua resposta for sim, entenda as diferenças

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email