breadcrumbs

Pode colocar botox no bigode chinês?

Pode colocar botox no bigode chinês?chinês

14.02.2022 | POR: administrador

Uma das dúvidas mais comuns é sobre se pode colocar botox no bigode chinês, se a toxina botulínica é realmente eficaz para o tratamento do sulco nasogeniano. Se essa também é a sua dúvida, esse artigo é para você.

Aquelas marcas de expressão que começam nos cantos do nariz formando linhas que descem até a extremidade da boca são conhecidas popularmente como bigode chinês. Elas são resultado do processo de envelhecimento natural da pele, apesar de também contar com fatores genéticos. 

Do mais leve ao mais profundo, o bigode chinês é um dos verdadeiros vilões na estética facial, seja em homens como em mulheres. Além disso, é uma das rugas que mais dão um aspecto envelhecido ao rosto.

O que muitas pessoas acreditam é que pode colocar botox no bigode chinês como tratamento para amenizá-lo, mas a verdade é que o caminho não é bem esse.

Continue a leitura do artigo e saiba por quê.

Antes de saber se pode colocar botox no bigode chinês entenda como se formam as rugas

Todos nós envelheceremos. Isso é um fato. Portanto, absolutamente ninguém está livre deste processo que é natural dos seres humanos. 

As rugas e marcas de expressão são os primeiros sinais de que já estamos avançando no tempo. Após os 30 anos de idade, porém, esses sinais se tornam mais evidentes e a pele “sente” com mais intensidade os efeitos da passagem de tempo. 

Isso porque a nossa produção natural de colágeno começa a perder força, e a pele acaba ficando mais flácida. A flacidez, por sua vez, é um dos principais fatores para o surgimento do bigode chinês, embora fatores externos também contribuem para a sua piora.

Quais fatores externos, Dr. Fabrício?

A maneira como você vive influencia diretamente na sua pele. 

Você fuma? Alimenta-se mal? Dorme pouco? Bebe pouca água?Expõe-se ao sol sem proteção?

Veja só: você pode não evitar o envelhecimento, mas pode evitar que ele se torne um processo ainda mais complicado cultivando bons hábitos.

Veja também: Conheça os tipos de bigode chinês em cada faixa etária. 

Ruga estática e ruga dinâmica: quem é o bigode chinês na fila das rugas

Você viu que a formação das rugas se dá, entre outros fatores, pela perda de colágeno da pele, mas existem duas categorias de rugas que você precisa ainda conhecer.

São as chamadas rugas estáticas e rugas dinâmicas.

É importante que você as conheça para que entenda sobre os mecanismos de ação dos tratamentos que as combatem ou minimizam-nas. 

As rugas dinâmicas são aquelas que aparecem quando há movimentação facial como, por exemplo, arquear as sobrancelhas ou fazer cara de bravo, mas com o rosto relaxado elas não são visíveis. 

As rugas estáticas já fazem parte da face mesmo com ela relaxada, e são resultado da intensa movimentação das dinâmicas, que deixam de ser dinâmicas.

O bigode chinês é uma ruga estática. 

Ou seja, ela aparece independente da mímica facial.

Tratamentos para cada tipo de ruga

A maioria das pessoas acredita que o botox é a pílula do rejuvenescimento, ideal para todo tipo de ruga e tratamento. 

Botox é bom para tudo, será que é também para as olheiras?

Isso é normal. 

Afinal, esse foi o primeiro tratamento para prevenir o envelhecimento e continua sendo o tratamento mais realizado no mundo.

Mas a verdade é que a toxina botulínica age paralisando os músculos onde foi injetada, ou seja, nas rugas dinâmicas, justamente para evitar que o músculo se contraia e, consequentemente, apareçam as marcas na pele.

Rugas da testa, pés de galinha, rugas ao redor dos olhos e rugas ao meio das sobrancelhas respondem 100% ao tratamento com botox.

Você viu no tópico anterior que o sulco nasogeniano é uma ruga estática. Logo, podemos concluir que não se pode aplicar botox no bigode chinês, pois para este tipo de ruga existem outros procedimentos mais apropriados.

Os preenchedores faciais e os bioestimuladores de colágeno são os mais indicados. Falaremos deles no próximo tópico. 

Afinal, pode ou não pode colocar botox no bigode chinês?

Um tratamento rápido, efetivo e com boa durabilidade para o bigode chinês é o preenchimento. 

O preenchimento é feito com um gel de ácido hialurônico que tem a consistência de um pudim, quando é mais espesso, ou até de um mel quando é bem fininho. 

Ele serve para preencher cavidades, como, por exemplo, olheiras profundas e o sulco nasogeniano. Os preenchedores mais espessos servem também para fazer a sustentação da face, quando ela está caída, remodelar o queixo, dar contorno para a face, é como se fosse uma massinha de modelar. 

Qual efeito do botox no rosto? Veja como fica o rosto após a aplicação.

Por isso, o melhor é preencher a cavidade que se forma nas laterais do nariz com ácido hialurônico. 

O procedimento é feito em consultório mesmo, é rápido e pode durar até 18 meses.

Maravilha, não é?

Os fios de sustentação facial, como o nome já diz, promovem a sustentação dos tecidos da pele, atenuando as rugas. É também um excelente procedimento para rugas em estágio mais avançado.

Conclusão

Envelhecer é um processo pelo qual todos nós vamos passar, mas nós podemos vivê-lo de uma forma mais leve e cuidando da nossa aparência. Afinal, uma autoestima preservada só traz benefícios para o dia-a-dia, já tão cheio de dificuldades.

Nesse artigo, respondemos à grande dúvida das pessoas sobre colocar botox no bigode chinês. Vimos que o botox é realmente um tratamento altamente eficaz, mas que para o bigode chinês outros são mais recomendados. 

A verdade é que tudo deve ser avaliado de forma individual. 

Muitas vezes, acreditamos que um determinado procedimento será o mais viável quando, na verdade, associando-o a outro, por exemplo, o resultado torna-se mais concreto.

Tudo isso só é possível avaliando cada paciente, entendendo suas queixas e seus desejos. 

É isso que fazemos aqui na Expodonto.

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

Você também pode gostar:

Tudo que você precisa saber sobre preenchimento labial
O fim do bigode chinês: conheça o mais eficaz tratamento para eliminá-lo. 

RELACIONADOS

claremanto-dental-expondonto-746x413
  • 16.10.2020 | POR: Fabricio

O que um clareamento dental pode fazer por você?

O clareamento dental é, talvez, um dos procedimentos estéticos dentários mais procurados e que despertam maior interesse e curiosidade entre as pessoas.  Afinal, a máxima “o sorriso é o seu cartão de visitas” pode facilmente ser traduzida em “cuide dos seus dentes, eleve a sua autoestima e cause boa impressão”. Quem nunca se impressionou com […]

leia mais
clareamento-e1619656272171-746x413
  • 28.04.2021 | POR: Fabricio

Vamos muito além dos dentes! Conheça mais sobre a Expodonto

A Expodonto oferece diversos procedimentos orofaciais para que você recupere a sua autoestima e se sinta cada vez mais linda! Vamos além dos dentes!

leia mais
rugas-700x413
  • 22.05.2021 | POR: Fabricio

Rugas faciais e sinais de expressão: como o botox pode amenizá-las?

O processo de envelhecimento acontece para todo mundo, mas isso não significa que devemos parar de nos cuidar. Veja como o botox te ajuda!

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email