breadcrumbs

Por que atividade física intensa diminui o efeito do botox?

Atividade física diminui o efeito do botox?

01.02.2022 | POR: administrador

O efeito do botox deixa qualquer um encantado. Também não é para menos, um procedimento simples que traz tantos benefícios para a pele induz, com certeza, a esse estado de satisfação.

Por outro lado, quem nunca se sentiu triste ao se olhar no espelho, passado algum tempo, e ver esse efeito maravilhoso indo embora e as ruguinhas dando as caras novamente? =/

Você sabia que esse tempo, para quem é praticante de atividade física, principalmente de alta intensidade, é mais curto?

Então, se você é marombeiro ou marombeira, mas ama os resultados do botox na pele, este artigo é para você.

Continue na leitura e saiba por que a atividade física intensa pode prejudicar o efeito do botox e o que fazer para driblar essa situação.

Por que atividade física diminui o efeito do botox?

Quando você faz alguma atividade física que exige força como a musculação, por exemplo, é natural que você faça caretas, certo?

Você deve estar pensando: “Com certeza, é impossível pegar pesado com o rosto pleno”.

Pois bem, é, justamente, essa mímica facial que faz com que o efeito do seu botox dure menos.

Pense comigo: o botox é aplicado para paralisar a ação dos músculos faciais, deixá-los mais relaxados e, assim, suavizar as rugas, principalmente as dinâmicas, que são justamente essas que você recruta quando faz caretas.

Como exemplo, as rugas da glabela – entre as sobrancelhas – que dão a fisionomia de bravo quando você faz força para levantar um peso. 

Ou mesmo o apertar dos olhos, que também denotam força, no momento da execução de um exercício.

Sendo assim, se o botox é feito para evitar essa movimentação e você a estimula, em pouco tempo ela volta ao que era antes.

É como se o músculo “pensasse”: Ué, é para ficar relaxado ou para movimentar? Eu fico ou eu vou? Rs.

Brincadeira à parte, mas essa é a ideia mesmo, de uma forma bem simples, para você entender que, ao estimular a face, a substância aplicada é sintetizada mais rapidamente e o efeito do seu botox acaba mais rápido.

Mas Dr. Fabricio, então eu tenho que parar de fazer atividade física?

De jeito nenhum! Exercícios físicos são fundamentais para a saúde em qualquer pessoa. 

Veja o que você pode fazer para suavizar essa situação:

  1. É difícil, mas tente fazer menos caretas na execução: treine seu psicológico para isso;
  2. Diminua a carga: converse com o profissional de Ed. física para que ele pense na melhor estratégia;
  3. Faça um acompanhamento periódico com seu cirurgião-dentista: ele avaliará a sua pele e definirá o melhor momento de reaplicar o botox.

Quanto tempo depois do botox posso malhar?

Como já foi dito, você não precisa deixar de fazer atividade física porque aplicou botox, mas nas próximas 48h após o procedimento sim!

O princípio é o mesmo: evitar a contração muscular logo após a aplicação, já que a substância, uma vez que acabou de ser injetada, pode migrar para regiões onde ela não deveria atuar e, assim, causar alguma reação adversa, como a queda da sobrancelha, por exemplo.

Mas não é só a atividade física que pode reduzir o efeito do botox. Alguns outros fatores externos também podem afetar a duração da toxina botulínica.

É o que vamos falar no próximo tópico.

Verdades e mentiras sobre a aplicação do botox

Outros fatores que afetam o efeito do botox

Alguns pacientes chegam no consultório com a queixa de que o botox está durando pouco. É nesse momento que vamos entender a rotina desse paciente e identificar as possíveis causas.

Alguns fatores podem, sim, reduzir o efeito do procedimento. Entre eles, estão:

Flacidez facial

Com o passar do tempo, a pele perde colágeno, o que a deixa cada vez mais flácida e fina. O uso da toxina botulínica ameniza as rugas, mas como a pele já está com bastante flacidez, os pequenos movimentos faciais já são suficientes para as rugas se destacarem novamente.

Por este motivo, investir em tratamentos auxiliares, como o preenchimento facial com ácido hialurônico, pode potencializar o efeito do botox.

Saiba mais: 5 indícios de que já está na sua vez de aplicar botox

Qualidade e quantidade da toxina utilizada

Existem várias marcas da toxina botulínica no mercado, a mais conhecida, porém, e que deu o nome popular à substância, é a Botox.

Mas da mesma forma que acontece em relação a todos os produtos, existem os de procedência e os que não são. 

Por isso, desconfie de preços muito baixos, há grandes chances de ser  produto de baixa qualidade que afetará o resultado final do procedimento.

Outro fator, é a quantidade de substância utilizada. Doses muito baixas ou muito diluídas comprometem a duração do botox.

Ou seja, para que o botox atinja o melhor dos seus efeitos, é preciso contar com mãos capacitadas na técnica. Só assim para realmente usufruir do embelezamento que o botox proporciona.

Antibióticos

O uso de alguns antibióticos pode reduzir o efeito do botox. Converse sobre isso com o profissional.

Formação de anticorpos

Não é recomendada a aplicação sem uma periodicidade avaliada e definida pelo profissional.

Muita gente quer logo reaplicar o botox assim que a primeira ruguinha volta a aparecer, mas essa prática pode levar à formação de anticorpos no organismo e fazer com que o efeito do botox não se prolongue. 

Não há uma regra de tempo específica, pois depende muito da pele e dos hábitos de cada organismo, mas, via de regra, aplicar botox de 4 em 4 meses é considerado uma periodicidade adequada.

Cuidados pós botox

O botox é um dos procedimentos mais efetivos para tratar as linhas de expressão e devolver a elasticidade, viscosidade e o aspecto saudável à pele.

Mas além dos fatores que precisam ser evitados para que ele tenha uma maior durabilidade, existem também alguns cuidados básicos que todo mundo deve ter após o procedimento.

Veja:

  • Evite exposição ao sol;
  • Sempre use filtro solar na pele, mesmo em dias nublados;
  • Não massageie a região;
  • Beba bastante água;
  • Evite atividade física por 48h após a aplicação;
  • Não abaixe a cabeça ou deite pelas próximas 4 horas;

Os cuidados que você tem logo após as primeiras horas da aplicação são fundamentais para um resultado final satisfatório e também para a manutenção do efeito. 

Veja também: Como fazer o botox durar mais

Conclusão

Espero que este artigo tenha esclarecido a você as suas dúvidas em relação à durabilidade do efeito do botox.

Você viu que treinos intensos podem comprometer esses efeitos e que existem ainda outros fatores externos que afetam a durabilidade. 

Além de dar atenção a eles, é importante também manter uma rotina saudável e realizar os cuidados necessários logo após a aplicação.

Quer saber mais sobre o efeito do botox na sua pele? Venha fazer uma avaliação com a gente!

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

Você também pode se interessar:

Botox dói? Entenda como é a aplicação e a região mais sensível.
Preço do preenchimento labial, efeito, durabilidade e mais. 

RELACIONADOS

  • 12.03.2021 | POR: Fabricio

Lipo enzimática de papada: diga adeus à indesejada gordura do queixo

Se você chegou até aqui, é provável que esteja procurando uma solução para a famosa e indesejada papada. O duplo queixo, como também é conhecido esse excesso de gordura na região, tem sido a principal queixa e vilã quando se trata da aparência facial. Se este problema incomoda você, saiba que existe uma solução viável […]

leia mais
liplifting
  • 30.04.2021 | POR: Fabricio

Conheça o lip lifting, procedimento que remodela permanentemente os lábios

Se você quer, além de volume nos lábios, uma remodelagem no formato da boca de forma definitiva, o lip lifting é o procedimento mais indicado. Conheça!

leia mais
Como fazer o botox durar mais: 7 dicas essenciais
  • 22.05.2021 | POR: Fabricio

Por que fazer Harmonização Orofacial com dentista é melhor?

Além de garantir a autoestima, a HOF também melhora o sono, a arcada dentária e garante a melhora funcional do rosto.

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email