breadcrumbs

Qual o efeito do botox? Saiba como fica seu rosto após a aplicação

Beautiful young woman getting botox cosmetic injection in her fa

05.05.2021 | POR: Fabricio

Uma pele sem rugas é o principal efeito do botox, mas não é só isso. Veja como a substância age no seu rosto e quais as vantagens de aplicar botox.
Às vezes, você está pensando em aplicar botox, mas está em dúvidas sobre o efeito do botox após o procedimento! Acertei?
Esse é um questionamento muito comum e, diante da grande oferta do procedimento no mercado, é natural que se tenha receio sobre a qualidade do resultado final.
O botox é uma substância utilizada para amenizar rugas e linhas de expressão, além de possuir também outras indicações que vão além da estética.
Mas é na estética que ele se consolidou como o redentor daqueles que buscam pelo tão desejado rejuvenescimento.
Já que não é possível parar de envelhecer, o efeito do botox pode, pelo menos, amenizar as consequências da passagem do tempo.
Uma pele lisinha, sem marcas, com viço, e com uma aparência mais jovial e saudável são alguns dos efeitos do botox, se aplicado corretamente.
Por outro lado, se mal aplicada, principalmente por profissionais não capacitados, a substância pode trazer alguns efeitos indesejados, reversíveis ou não.
Neste artigo, vamos falar sobre os efeitos do botox e as principais dúvidas das pessoas em relação ao procedimento, que vem tomando conta cada vez mais do mercado da beleza.
Continue na leitura!

 

Qual o principal efeito do botox?

Com finalidade estética, o principal efeito do botox é amenizar as rugas. O botox age relaxando ou paralisando alguns músculos faciais, ao impedir que estes músculos se movimentem, o botox barra também o aparecimento das rugas dinâmicas.
Ou seja, o principal efeito do botox é deixar o rosto menos marcado quando fazemos as expressões faciais, com uma pele mais lisa e com menos rugas aparentes.
Sabe quando você levanta as sobrancelhas e a sua testa fica franzida e com linhas? Ou quando sorri e o famoso “pé de galinha” aparece ali no canto dos olhos?
Então, sob o efeito do botox nada disso acontecerá! Pois os músculos responsáveis por estes movimentos estarão mais relaxados por causa da substância, o que suavizará as expressões.

O botox pode paralisar o rosto? 

Estamos falando aqui que um dos efeitos do botox é a paralisação total ou parcial do rosto, com vistas a amenizar a movimentação facial e, consequentemente, as marcas de expressão.
Mas a substância pode paralisar o rosto? Deixar a pessoa sem expressão?
Se aplicada corretamente e dentro do intervalo recomendado não. Mas, caso seja aplicado em excesso ou por profissionais que não são capacitados para realizar o procedimento, o efeito do botox será, sim, a paralisia facial.
Ou seja, a contração dos músculos deixará de ser suave e harmônica, que é o efeito esperado do botox, para, praticamente, não existir! Uma pessoa com excesso da substância no rosto pode não conseguir expressar um susto, por exemplo.
Mas claro que você vai buscar profissionais capacitados e especializados nas técnicas de harmonização orofacial, como os da Expodonto, e não vai passar por este tipo de problema.
Veja em quais regiões você pode aplicar o botox no rosto.

O efeito do botox é imediato?

Para e pensa aqui comigo: quando você faz algum tratamento com medicamentos o efeito quase nunca é imediato. Normalmente, é preciso ter um tempo para que o organismo absorva as substâncias que está recebendo por meio do remédio, não é mesmo?  Pode ser um, dois, três dias.
O efeito do botox também precisa de um prazo mínimo para acontecer.
Em geral, em 48 a 72 horas o efeito do botox já começa a ser notado.
Por isso, tenha calma, não ache que você já vai sair da clínica sem aquelas ruguinhas que tanto te incomodam. Elas vão sumir sim, mas com o mínimo de tempo necessário para o efeito do botox.

Quanto tempo dura o efeito do botox?

O efeito do botox na pele depende muito do organismo de cada pessoa, mas, de modo geral, dura de 4 a 6 meses.
Cada indivíduo tem um processo de envelhecimento único, que acontece levando em consideração fatores genéticos e também os hábitos de vida dessa pessoa.
Ou seja, quem já não tem uma rotina de cuidados com a pele e com a saúde, de forma geral, o efeito do botox pode ser menos duradouro.
Hábitos como a má alimentação, beber pouca água, não usar filtro solar e se expor demasiadamente ao sol, não usar os dermocosméticos como coadjuvantes no tratamento da pele, entre outras coisas, podem sim diminuir o efeito do botox.

O botox faz efeito em pessoas mais jovens?

Uma das grandes dúvidas da maioria das pessoas é em relação à idade para começar a fazer botox e como a substância age em pele mais jovens.
Vamos lá! Não existe uma idade certa para iniciar com o procedimento. É sabido que o processo de envelhecimento começa a partir dos 25 anos, que é quando a produção natural de antioxidantes diminui.
Mas, como dissemos anteriormente, cada pessoa tem um processo único de envelhecimento. Sendo assim, um jovem de 25 anos pode apresentar marcas mais evidentes no rosto do que uma pessoa com mais de 30, por exemplo. 
Então, tudo depende do quanto você se incomoda ou não com estas marcas, entende?!
Entretanto, uma das grandes vantagens do botox é seu efeito preventivo.
Ou seja, mesmo que seja um jovem de 25 anos e sem grandes marcas faciais, o botox é recomendado para prevenir o surgimento de novas e mais rugas. 

Qual o efeito do botox na boca?

Primeiramente, é importante dizer que não é possível aplicar botox na boca em si. O botox pode ser utilizado ao redor da boca minimizando o chamado “código de barras”, que são as rugas que se formam nesta região.
Ao utilizá-lo ao redor da boca, o que pode acontecer é um leve aumento no volume do lábio o que acaba dando a impressão de uma boca mais volumosa.
Nos casos em que a pessoa tem a intenção clara de dar volume aos lábios, o procedimento mais adequado é o preenchimento labial.
Saiba mais: Entenda as diferenças entre preenchimento labial e botox.

Botox deixa a boca torta?

Se for aplicado de forma errada ou por profissionais não especializados, sim. Um dos efeitos indesejados do botox pode ser a boca torta.
Isso acontece porque os músculos da região do queixo e da região em torno da boca têm movimentos complexos e as injeções nessa área devem respeitar cautelosamente a anatomia, que pode variar levemente.

O botox tem efeito em vários tratamentos?

Sim! Há cerca de 15 anos, o botox foi liberado para os procedimentos estéticos, mas antes disso, a substância já era utilizada em diversos tratamentos, como estrabismo, hiperidrose, entre outras.
Na Odontologia, o botox pode ser usado para corrigir o sorriso gengival e o bruxismo, por exemplo. 
A grande verdade é que o botox é eficaz para uma série de tratamentos, estéticos e orofuncionais, e os resultados são extremamente satisfatórios.
Aqui na Expodonto, um dos procedimentos mais procurados é, sem dúvida, a aplicação do botox. 
Sinta o efeito do botox na sua pele e apaixone-se. Entre em contato agora mesmo e marque a sua avaliação.
Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).
Será um prazer atender você!
 

RELACIONADOS

facetas-746x413
  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

Facetas de Porcelana e Lentes de Contato Dental, como transformar seu sorriso!

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre Facetas de Porcelana e Lentes de Contato dental, mas você conhece tudo sobre essas formas inovadoras da odontologia? Ambos os procedimentos são indicações estéticas, com intuito de melhorar a harmonia do sorriso. Indicadas para mudar a forma, tamanho e cor de seus dentes, são finas camadas “coladas” na […]

leia mais
Beautiful young woman is getting an injection in face.
  • 27.04.2021 | POR: Fabricio

Onde aplicar botox no rosto? Saiba em quais regiões e que tipo de ruga há indicação

Veja em quais regiões e para que tipo de ruga você pode fazer uso do botox no rosto. Você sabia que nem tudo tem indicação para botox?

leia mais
rinoplastia-700x413
  • 19.05.2021 | POR: Fabricio

O que uma rinoplastia não cirúrgica pode resolver?

Conforme os incríveis avanços tecnológicos na área estética, novos procedimentos se tornam disponíveis, incluindo uma rinoplastia (plástica do nariz) realizada sem cirurgia. Embora isso possa ter sido inimaginável no passado, o tratamento agora está disponível no Expodonto Odontologia com o Dr. Fabricio Pessone. Você está insatisfeito com a aparência ou o formato do seu nariz? […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email