breadcrumbs

Quanto tempo dura o botox e por que aplicar de 4 em 4 meses

Quanto tempo dura o botox e por que aplicar de 4 em 4 meses

22.11.2021 | POR: administrador

Uma das primeiras perguntas que quase todo paciente faz é: quanto tempo dura o botox? De um lado, o time dos que adorariam que ele tivesse um efeito definitivo, de outro aqueles que preferem os resultados passageiros.

O fato é que não é possível saber, exatamente, qual o tempo de duração do botox, pois isso varia de pessoa para pessoa, do tipo do produto e até mesmo da periodicidade em que ele é aplicado.

Todavia, é claro que existe um intervalo de tempo que é comum para todas as pessoas que realizam o procedimento, e é sobre esse tempo de duração do botox e todas as suas variáveis que vamos falar neste artigo.

Não só sobre quanto tempo dura o botox, como qual a melhor frequência para aplicá-lo, como prolongar os seus efeitos, o que faz com que ele perca a durabilidade, entre outras dúvidas comuns sobre o mega, ultra, top, queridinho do botox!

Vem com a gente e fique por dentro de:

  • Como o botox funciona e onde pode ser aplicado
  • Quanto tempo dura o botox
  • Por que aplicar botox de 4 em 4 meses
  • O que influencia na durabilidade do botox
  • Quando começar a aplicar botox

Como o botox age e em quais regiões aplicar

Antes de entender quanto tempo dura o botox, vamos falar sobre a atuação dele nos músculos em que pode ser aplicado e os efeitos dele no rosto.

Primeiramente, é preciso entender que o botox age paralisando a contração dos músculos. Essa contração é a responsável pela formação das nossas rugas e marcas de expressão, que, com o passar do tempo, se acentuam ainda mais, devido ao envelhecimento natural da pele.

Sabe quando você levanta as sobrancelhas e se formam aquelas linhas na testa?

Pois é, o botox vai bloquear os impulsos nervosos que fazem com que esses músculos se movam e, então, amenizar essas rugas na testa.

O resultado é uma pele sem marcas de expressão, mais hidratada, viçosa e com o aspecto mais saudável e, claro, jovial.

Tem coisa melhor que isso, gente?

Veja onde o botox pode ser aplicado no rosto:

  • na testa (na região da glabela, aquele vinco vertical entre as sobrancelhas, e nas linhas horizontais, entre as sobrancelhas e o cabelo);
  • nos cantos externos dos olhos (conhecidos como pés de galinha);
  • nas bandas do platisma (o músculo superficial do pescoço, chamado de pescoço de peru);
  • nas sobrancelhas para arqueá-las e levantar a pálpebra.

Botox para olheiras? Funciona? Descubra

Mas, além da finalidade estética, o botox na odontologia ainda cumpre um propósito funcional e até terapêutico, sendo aliado na correção de disfunções como o bruxismo, por exemplo.

Veja também:

Botox para bruxismo: entenda como funciona 
Botox para sorriso gengival: o que você precisa saber

Quanto tempo dura o botox?

Como já dissemos lá no início do texto, não é possível responder a esta pergunta de forma objetiva, pois a duração do botox depende de fatores externos a ele e da individualidade biológica de cada pessoa.

De maneira geral, o botox dura de 3 a 6 meses, que é quando os músculos faciais recuperam a sua ação e os efeitos da substância começam a desaparecer. 

Lembrando que esse “desaparecimento” é gradativo e não de um dia para o outro. 

Uma pessoa pode começar a notar o retorno de algumas marcas faciais ao final do 4º mês, por exemplo, e no início do 6º perceber que o botox já deixou de fazer efeito.

Inclusive, na maioria das pessoas o botox realmente começa a perder o efeito ao final do quarto mês, mas é possível, com alguns cuidados, prolongar essa duração.

É o que vamos falar adiante.

Por que aplicar o botox de 4 em 4 meses?

No tópico anterior, você viu que o botox pode durar até 6 meses, mas é comum que ele perca os seus efeitos a partir do 4º mês. 

Por isso, para manter esse efeito maravilhoso do botox, e sem prejudicar a sua pele, é importante reaplicá-lo. Este processo pode ser feito de 4 em 4 meses. Ou seja, de 2 a 3 vezes no ano é uma frequência mais que apropriada para fazer botox.

Mesmo que, no seu caso, a substância perca o efeito antes do quarto mês, não se recomenda fazer outra aplicação.

Isso porque pode acontecer o “efeito vacina”, que é quando o organismo desenvolve uma imunogenicidade produzindo anticorpos contra a toxina, o que afeta o resultado desejado. 

Portanto, espere o final do quarto mês para aplicar novamente. Até lá, o seu botox não vai ter perdido todo o efeito e você não vai ficar desesperado com o retorno das rugas.

Porém e de qualquer forma, converse sempre com o seu dentista para que, juntos, decidam o melhor protocolo para você.

Quando o botox pode dar errado: 4 complicações do mal uso da substância.

O que influencia na duração do botox?

Dependendo dos seus hábitos e da sua rotina, o botox pode durar mais tempo ou menos tempo. 

É claro que os benefícios e resultados do tratamento são indiscutíveis, mas é preciso também fazer a sua parte.

Você sabia, por exemplo, que quem pratica muita atividade física a substância pode ser absorvida pelo organismo de forma mais rápida?

Bebida alcoólica e cigarro são também grandes vilões quando o assunto é a durabilidade do botox.

Além disso, manter uma rotina de cuidados com a pele, usando também os cosméticos anti age e combinando o botox com outros procedimentos estéticos é essencial para potencializar o efeito e a duração do seu botox.

Aqui no blog, temos um artigo com 7 dicas que realmente funcionam para fazer o botox durar mais.

Além de saber quanto tempo dura o botox, você sabe quando começar a aplicar?

Essa é uma dúvida muito comum, mas não tem muito segredo. O botox é um tratamento sem grandes contraindicações. 

Então, para responder a esta pergunta de forma clara e objetiva, eu diria: quando você começar a se incomodar com as rugas.

Tem pessoas que já possuem rugas e marcas de expressão, mas não ligam, tem aquelas mais jovens que, apesar de não ter ainda rugas bem aparentes, já se sentem incomodadas.

Ou seja, só você pode ser o seu termômetro. 

Fisiologicamente, o nosso organismo começa a perder colágeno e outras substâncias antioxidantes, a partir dos 25 anos. Após os 30, esse processo natural de envelhecimento da pele se intensifica ainda mais.

Portanto, você pode, perfeitamente, começar a fazer botox a partir dos 30 anos. Mas se você ainda está nos “vinte e poucos anos” o botox preventivo é muito indicado. 

Como disse, mesmo que você ainda não tenha rugas tão aparentes, aplicando o botox de forma preventiva, ele vai, como o próprio nome explica, ajudar a prevenir ou retardar o surgimento delas.

Isso porque, ao amenizar as contrações faciais, o músculo fica a maior parte do tempo relaxado, o que evita a formação das marcas. 

Quando aplicar botox: 5 indícios de que já está na sua vez.

Conclusão

Esse post foi pensado para explicar a você a importância de fazer as aplicações de botox no tempo correto.

Você viu que não adianta você fazer o procedimento indiscriminadamente e que isso pode, inclusive, resultar em prejuízo para os resultados que você busca.

Você viu também que é possível potencializar os efeitos do botox com bons hábitos e rotina de cuidados.

Além disso, soube ainda da importância do botox preventivo para retardar o surgimento das rugas, mesmo quando se tem menos de 30 anos de idade.

Agora que você sabe tudo isso e quanto tempo dura o botox, que tal agendar a sua avaliação aqui na Expodonto?

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

Veja ainda: Por que fazer Harmonização Orofacial com dentista é melhor. 

 

RELACIONADOS

faceta-ou-lente-de-contato-dental-746x413
  • 04.10.2018 | POR: Fabricio

Facetas e lentes de contato dental, o que ela pode fazer pelo seu sorriso

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, afinal de contas, é difícil não repararmos no sorriso de alguém logo quando o conhecemos, seja por bons ou nem tão bons motivos assim.

leia mais
bichectomia-e1619646563764-746x413
  • 28.04.2021 | POR: Fabricio

Bichectomia masculina: cirurgia que afina o rosto é indicada para homens?

A bichectomia masculina talvez não seja tão falada como o procedimento realizado em mulheres. Tire suas dúvidas sobre a cirurgia mais querida do momento.

leia mais
Cute girl receiving hyaluronic acid treatment
  • 21.05.2021 | POR: Fabricio

Todos os preenchedores faciais são iguais?

Nos últimos anos, grandes avanços foram feitos em direção a uma nova era da estética não invasiva. Mas por que isso é tão importante?

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email