breadcrumbs

Quanto tempo o botox começa a fazer efeito?

Quanto tempo o botox começa a fazer efeito (2)

10.11.2022 | POR: administrador

O botox é um procedimento que gera muitas curiosidades sobre sua aplicação. Entre as principais dúvidas está a seguinte: Quanto tempo o botox começa a fazer efeito? A boa notícia é que é rápido e logo os benefícios do procedimento começam a aparecer.

Preparamos este artigo para explorar mais essa dúvida tão comum e responder a outras que também passam pela cabeça da maioria das pessoas. 

Para que você agende a sua avaliação seguro (a) dos benefícios do botox e de como ele age no organismo, basta continuar a leitura deste post!

Vamos lá?!

Primeiro, para que e para quem o botox é indicado

O botox é indicado para homens e mulheres que querem minimizar os efeitos do envelhecimento na pele do rosto, as famosas rugas e marcas de expressão, inclusive de forma preventiva, uma vez que o botox evita o surgimento de novas rugas

Além da sua função estética, o botox também pode ser usado em tratamentos de bruxismo e na correção do sorriso gengival. 

Recomenda-se a sua utilização a partir dos 25 anos de idade, que é quando o nosso organismo começa a perder colágeno, a principal substância que garante à pele o aspecto mais jovial. 

Nessa idade, porém, o tratamento é mais preventivo do que corretivo, já a partir dos 30 anos as marcas de expressão se tornam mais aparentes e é quando o botox consegue mostrar ainda mais os seus resultados. 

Quanto tempo o botox começa a fazer efeito?

A aplicação do botox é feita em consultório mesmo, é bastante simples e rápida, em torno de 10 minutos tudo já é finalizado. 

Após avaliação prévia do profissional, decidem-se, em conjunto, os pontos de melhorias, onde a substância deve ser aplicada, e então o cirurgião-dentista executa o procedimento. 

Ah, já que estamos falando em dúvidas, uma que ouvimos bastante nos atendimentos é sobre se aplicar botox doi. Aqui no blog, temos um artigo só sobre isso, confira e veja quais os lugares são mais sensíveis à aplicação

Assim como a aplicação do botox é rápida, o tempo para que ele comece a fazer efeito também. Cerca de 48h após a aplicação já é possível notar alguma diferença. Lembrando que essas modificações são graduais, ou seja, a cada dia após a aplicação nota-se mais mudanças, até que ele estabiliza e o efeito fica uniforme.

Todo o processo desde a aplicação até o resultado final leva em média 15 dias. 

 

Veja também: Quando aplicar botox: 5 indícios de que está na sua vez

 

Como sei que o botox está fazendo efeito?

Como disse, os efeitos são graduais e aos poucos você vai notando. Mas a primeira região onde esses efeitos se tornam mais aparentes é a testa.

Ali pelo segundo ou terceiro dia após a aplicação se você franzir a testa já vai perceber que em algumas partes as rugas já estão menos marcadas. Você pode até achar que um lado tá ficando “mais liso” que o outro, mas não se preocupe, tudo irá se uniformizar.

Veja também: Sobrancelha assimétrica após aplicação de botox? O que houve?

Depois, a região dos olhos começa ficar menos marcada, principalmente quando você sorri bem forte. Por último, a região da glabela mostra também os seus resultados. 

Além disso, você começa a sentir a sua pele mais macia, viçosa e hidratada. 

O que fazer quando o botox não faz efeito

O que se espera do botox é que ele minimize as marcas de expressão, ou seja, ele atua nas rugas dinâmicas, aquelas que surgem quando movimentos a face (franzir a testa, fazer cara de bravo, sorrir forte).

Então, a primeira coisa a se observar é se você não está esperando que ele entregue um resultado para o qual não é o objetivo dele, como, por exemplo, agir nas rugas estáticas. 

As rugas estáticas, ao contrário das dinâmicas e como o próprio nome sugere, são aquelas que, independentemente do movimento da face, elas existem. São rugas que já se solidificaram com o tempo, e para elas o procedimento indicado é o preenchimento facial. 

Ok! Sabendo disso e, mesmo assim, notando que o botox não corrigiu as rugas dinâmicas é preciso entender junto do profissional o que pode ter acontecido. Alguns casos, até mesmo, reaplicar a substância.

 

Veja mais: Fez preenchimento labial e não durou: entenda o que pode ter acontecido.

 

Nestes casos em que o botox não faz o seu devido efeito é provável que o profissional tenha diluído a dose mais do que o necessário, por erro ou por negligência mesmo, para fazer o produto “render”. É claro que profissionais de confiança e clínicas reconhecidas, como nós aqui da Expodonto, não atuariam desta forma. 

Além disso, existem também outros fatores exógenos que podem diminuir o efeito do botox, como uso de medicamentos e até atividade física. Assim como tem também como prolongar esses efeitos!

Bom, chegamos ao final do texto, e espero que tenha ficado claro para você quanto tempo o botox começa a fazer efeito. O resumo de tudo é que é um procedimento simples com ótimos e rápidos resultados. Se você deseja saber mais sobre o botox ou sobre qualquer uma das outras técnicas de harmonização orofacial, é só entrar em contato conosco. 

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – Membro da Sociedade Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você.

 

RELACIONADOS

faceta-ou-lente-de-contato-dental-746x413
  • 04.10.2018 | POR: Fabricio

Facetas e lentes de contato dental, o que ela pode fazer pelo seu sorriso

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, afinal de contas, é difícil não repararmos no sorriso de alguém logo quando o conhecemos, seja por bons ou nem tão bons motivos assim.

leia mais
bichectomia-e1619646563764-746x413
  • 28.04.2021 | POR: Fabricio

Bichectomia masculina: cirurgia que afina o rosto é indicada para homens?

A bichectomia masculina talvez não seja tão falada como o procedimento realizado em mulheres. Tire suas dúvidas sobre a cirurgia mais querida do momento.

leia mais
  • 21.05.2021 | POR: Fabricio

Todos os preenchedores faciais são iguais?

Nos últimos anos, grandes avanços foram feitos em direção a uma nova era da estética não invasiva. Mas por que isso é tão importante?

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email