breadcrumbs

Harmonização facial de rosto redondo: conheça os melhores procedimentos

Harmonização facial de rosto redondo: melhores procedimentos

29.04.2022 | POR: administrador

Os procedimentos que melhoram a estética da face estão em alta, mas o que não faltam são dúvidas sobre as técnicas e suas indicações. Realizar a harmonização facial de rosto redondo está entre as principais dúvidas.

Afinal, uma queixa bastante comum, tanto entre homens quanto em mulheres, é a do rosto redondo, mais cheio, bochechudo e sem contorno, o que acaba dando uma aparência mais infantil à face. 

Na era de rostos mais marcados e com expressões mais evidentes, a harmonização facial ganha destaque e torna-se desejo de cada vez mais pessoas, principalmente as que têm um rosto mais arredondado.

Bochechas menores, rosto mais alongado, uma linha de mandíbula mais aparente. Será que isso é possível em rostos mais cheios através da harmonização facial?

Ou será que a essência do rosto redondo sempre permanecerá, independente dos procedimentos realizados. 

É sobre a harmonização facial neste tipo de rosto que falaremos ao longo deste artigo. 

Continue!

O que é harmonização facial?

Harmonização facial, ou orofacial, é um conjunto de técnicas e procedimentos estéticos realizados para melhorar a aparência de alguns aspectos na face. 

Esses procedimentos, que podem ser feitos em conjunto ou isoladamente, corrigem imperfeições de simetria no rosto, volume, contorno, e dão à face uma harmonia entre as regiões, como nariz, queixo, mandíbula, boca, etc.

Daí o nome “harmonização” facial, ou seja, um equilíbrio estético no rosto de quem realiza. 

A harmonização facial se popularizou principalmente por causa da onda de celebridades que começaram a  aderir aos procedimentos e tiveram resultados altamente satisfatórios. 

Hoje, é possível encontrar milhares de clínicas que executam os mais variados procedimentos, com valores que abrangem quase todas as classes sociais. 

Via de regra, os procedimentos são minimamente invasivos e têm como figura principal os preenchedores com ácido hialurônico. 

Mas uma harmonização facial completa pode envolver desde um simples peeling até um procedimento dentário mais elaborado, como a colocação de lentes de contato dental. 

Neste artigo que fizemos sobre a harmonização facial tim tim por tim tim, você conhece as 10 técnicas mais realizadas nos consultórios. Vale a pena a leitura!

Veja também: Dr. Fabricio esclarece as principais dúvidas sobre HOF.

Agora que você já sabe o que é harmonização facial, vamos falar da técnica para o rosto redondo.

Quem tem rosto redondo pode fazer Harmonização Facial?

Voltamos ao tema inicial do artigo. Se a harmonização facial busca corrigir desarmonias e imperfeições na face, logo ela é indicada para qualquer tipo de rosto, certo?

Certo!

Por isso, é totalmente possível fazer a harmonização de rosto redondo, basta utilizar os procedimentos ideias para este formato de rosto e, claro, para as principais queixas do paciente. 

Muitos pacientes chegam ao consultório com aquele receio de que a harmonização facial se resume em preenchimento. 

“Mas doutor o meu rosto já está preenchido!” 

E é aqui que conversamos e explicamos que há uma série de possibilidades para harmonizar um rosto redondo. 

Sobre elas, falaremos no próximo tópico.

Melhores procedimentos para a harmonização de rosto redondo

A primeira coisa que deve ficar claro é que não existe uma regra para a harmonização de rosto redondo. Ou seja, cada paciente que nos procurar, receberá indicações diferentes, mesmo que todos eles tenham o rosto redondo e cheguem com a queixa: não gosto do meu rosto cheio assim.

Isso porque cada um de nós tem características muito individuais, ainda que os aspectos gerais sejam semelhantes. 

Sendo assim, um paciente pode ter a indicação de uma bichectomia, outro de um preenchimento de malar, ou ainda uma lipo de papada, por exemplo. Ou vários procedimentos conjuntos.

Veja também: Entenda como funciona o procedimento Full Face.

Mas, via de regra, um rosto redondo nada mais é que um rosto sem definição, pouco marcado. E é buscando justamente essa definição que a harmonização facial faz seu papel. 

Entendendo dessa maneira, alguns procedimentos são indicados para a harmonização do rosto redondo, como:

Bichectomia: procedimento que retira as bolas de bichat – bolas de gordura –  do interior das bochechas do paciente, o que resulta em um afinamento da região.

Preenchimento de malar: como dissemos, não é porque o rosto é redondo que ele não pode ter indicação de preenchimento. Realçando os malares, o rosto ganha um contorno mais triangular, em contraposição ao aspecto redondo.

Preenchimento do mento e mandíbulas: também seguem o mesmo princípio anterior, oferecendo uma projeção do queixo e um contorno na mandíbula, o que ameniza o formato cheio do rosto. Aliás, uma característica do rosto redondo é a presença de um queixo curto, por isso, um preenchimento nessa região pode ser bastante satisfatório.

Botox e preenchimento: para que servem e quais as diferenças

Lipo de papada: a gordura embaixo do queixo pode ser uma vilã para a aparência do rosto redondo. Mas a lipo de papada é uma solução bastante eficaz que ajuda na harmonização do rosto. A lipo de papada pode ser cirúrgica ou enzimática

Fios de sustentação facial: como o próprio nome diz, promovem a sustentação dos tecidos faciais. O rosto redondo, justamente por possuir mais  gordura facial, tende a sofrer menos com a flacidez, mas ainda assim o procedimento de lifting facial se mostra bastante interessante na harmonização do rosto redondo, combinado com outras técnicas.

Essas são apenas algumas das opções, em um grande universo de possibilidades, que a harmonização facial oferece não só para os rostos redondos, mas para qualquer pessoa que sinta a vontade de realçar a sua beleza.

Quanto tempo dura a harmonização facial em rosto redondo

Os procedimentos que envolvem a harmonização facial são temporários e requerem novas aplicações. À exceção da bichectomia, que é uma técnica definitiva. 

Por isso, o tempo de duração da harmonização facial em rosto redondo depende de quais procedimentos foram feitos. 

Os preenchimentos, por exemplo, duram de 12 a 18 meses, os fios de sustentação podem durar até 2 anos,  já a lipo de papada tende a ser definitiva também, isso se o paciente não voltar a ganhar peso. 

O que mais dá para fazer para harmonizar o rosto? 

Como já foi mencionado, o universo da harmonização é bastante abrangente e não se limita ao formato do rosto propriamente dito. 

Você pode tratar de diversos outros aspectos da face, como a qualidade da pele, o rejuvenescimento, a hidratação, e muito mais.

Com o botox, por exemplo, é possível melhorar a aparência de rugas e marcas de expressão e até mesmo preveni-las, fazendo uso do botox preventivo.

O preenchimento labial dá mais contorno e volume aos lábios, harmonizando-os com o restante da face. Mas antes de fazê-lo, confira 6 coisas importantes para o procedimento.

As olheiras podem ser facilmente corrigidas utilizando o ácido hialurônico.

Veja: Botox para olheiras funciona? 

E se você quer dar ainda mais um plus na sua aparência, as lentes de contato dental são as melhores opções para um sorriso sem defeitos. 

Sabe de mais uma vantagem em tudo isso?

É que você não precisa fazer tudo de uma só vez! E que o seu cirurgião-dentista vai saber definir o melhor protocolo para que você não saia gastando dinheiro por aí!

Quer saber quais procedimentos são os mais indicados para você ou tem outras dúvidas sobre harmonização facial para rosto redondo? Entre em contato agora mesmo!

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

RELACIONADOS

preenchimento-labial-746x413
  • 16.03.2021 | POR: Fabricio

Lábios volumosos e bem contornados: o preenchimento labial faz isso por você

Desejo da maioria das mulheres: lábios volumosos e bem contornados. E, cá entre nós, uma mulher com a boca ao estilo Angelina Jolie não quer guerra com ninguém, não é mesmo? Mas se você não foi uma privilegiada da natureza, não se preocupe. O preenchimento e a escultura dos seus lábios é a solução para […]

leia mais
Mesoterapia-746x413
  • 30.04.2021 | POR: Fabricio

Mesoterapia facial devolve firmeza e ameniza rugas de expressão

Resultados após o procedimento de mesoterapia facial já podem ser vistos a partir da primeira aplicação; conheça a técnica.

leia mais
Clareamento-dental
  • 28.06.2021 | POR: Fabricio

7 fatos sobre clareamento dental que você sempre teve dúvida

Você sabia que nem todo mundo pode fazer clareamento dental? E quais os tipos de clareamento que existem? Clique e saiba mais.

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email