breadcrumbs

Quando fazer botox preventivo? Vale mesmo a pena ou é modismo?

Quando fazer botox preventivo? Vale a pena ou é modismo?

19.03.2022 | POR: administrador

Você sabe quando fazer botox preventivo? Aliás, você sabia que é possível utilizar a substância para prevenir o surgimento de rugas?

Pois é, se a gente falar sobre todos os procedimentos que envolvem a Harmonização Orofacial, certamente o botox será o mais conhecido. Porém, apesar da sua popularidade, nem todo mundo conhece as suas verdadeiras vantagens e indicação.

Se em um passado não muito distante, a toxina botulínica era vista como um procedimento indicado apenas para peles maduras, hoje a realidade é outra. 

Primeiro que o botox não serve apenas como um tratamento estético, na Odontologia ele também é um forte aliado para corrigir problemas funcionais.

Mas o foco deste artigo será sobre a sua indicação preventiva, que ainda causa dúvidas em muitas pessoas.

Será mesmo que devo fazer? Como funciona? E, principalmente, quando fazer botox preventivo

Tenho escutado muito essas perguntas nas consultas e se você também as faz, continue na leitura e descubra as respostas.

Por que fazer botox preventivo?

Se você amassar uma folha de papel, por mais que tente desamassá-la em seguida ela não retornará ao aspecto de antes. 

Essa analogia é bastante simples, mas ilustra bem o processo de formação de rugas na pele. Uma vez que elas já existem, é impossível deixar de tê-las.

Agora imagine que você precisa transportar esse papel ou guardá-lo para entregar a alguém. Você não vai querer entregar um papel todo amassado, não é mesmo?

O que você pode fazer para sustentar ao máximo o aspecto original deste papel? Guardá-lo em uma pasta? Colocá-lo dentro de um livro? 

São soluções plausíveis para que ele se mantivesse bem conservado e, mesmo que sofresse algum amassado, não seria nada que o comprometesse.

Pense no botox como tratamento preventivo sendo a pasta ou livro. Ou seja, o responsável por manter a pele em seu melhor aspecto, retardando o surgimento das rugas.

Então se você quer um porquê para fazer botox preventivo, fique com esta resposta: porque ele manterá a sua pele no melhor aspecto que ela pode ter por mais tempo.

Como funciona o botox preventivo

O botox age evitando a contração muscular, que é um dos principais fatores que aceleram a formação das rugas estáticas, aquelas que marcam a pele.

Porém, antes de ser estática, a ruga é dinâmica, ou seja, ela aparece no rosto apenas quando há mímica facial: levantar sobrancelhas, fazer cara de susto, de bravo, etc.

O botox preventivo funciona para retardar a passagem dessa ruga dinâmica para estática. Isso não significa que você não vai ter rugas, envelhecer é um processo natural da pele, mas sim que elas demorarão um pouco mais para se tornarem mais aparentes.

A aplicação de botox é muito simples e feita no próprio consultório, em menos de 20 minutos. A substância é injetada em pontos específicos, obviamente após a avaliação do cirurgião-dentista, e causa o relaxamento dos músculos, deixando a fisionomia mais leve e jovial. 

Uma dúvida bastante comum é se aplicar botox dói, mas isso explicamos neste outro artigo.

Como cada paciente é único, é extremamente importante realizar uma avaliação personalizada com um profissional capacitado. Não pense que por ser um procedimento simples ele está livre de complicações, se feito de forma irresponsável ou incorreta o botox pode, sim, causar problemas.

Por que fazer botox com um cirurgião-dentista é melhor?
Complicações do botox: conheça 4 riscos do procedimento mal aplicado

Quando fazer botox preventivo? Vale mesmo a pena ou é modismo?

A dúvida sobre qual idade fazer botox preventivo é recorrente. Alguns falam que o procedimento é indicado a partir dos 30 anos, quando as rugas têm mais chances de se tornarem evidentes.

No entanto, pessoas mais jovens podem sim apresentar marcas de expressão precocemente, devido a predisposição genética ou hábitos ruins. 

O bigode chinês, por exemplo, não escolhe idade. Há muitos casos de pessoas mais jovens que possuem essa marca bastante profunda. 

Veja como tratar o bigode chinês em cada faixa etária.

Sendo assim, o botox preventivo está muito mais relacionado ao padrão de envelhecimento cutâneo de cada paciente do que, propriamente, com a idade. 

Portanto, o ideal é se observar. Quando as rugas dinâmicas começarem a surgir, o botox preventivo já pode ser indicado. Mas, claro, apenas se isso lhe incomodar.

Afinal, o botox não é modismo. Ele é um tratamento que visa melhorar o aspecto da pele e fazer com que os pacientes se sintam mais felizes com a sua aparência. 

De quanto em quanto tempo fazer botox?

Depois da dúvida “como saber se preciso fazer botox preventivo” a quem vem em seguida é sobre a frequência de aplicação.

Fato é que o botox precisa sim ser reaplicado após algum tempo, pois a substância é absorvida pelo organismo.

Grande parte dos profissionais indicam repetir o procedimento após 6 meses, mas aqui na Expodonto, consideramos ideal uma frequência de 4 em 4 meses, mesmo que o efeito acabe antes disso, o que também pode acontecer.

Via de regra, o efeito do botox varia de 3 a, no máximo, 5 meses. 

Recomendamos a reaplicação após o quarto mês porque antes disso seria muito precoce, afinal o organismo pode criar anticorpos. É como alguém que faz uso indiscriminado de antibióticos, por exemplo. 

Neste artigo explicamos em detalhes o porquê é indicado fazer botox de 4 em 4 meses. Confira.

Conclusão

Neste artigo, você ficou por dentro sobre quando fazer botox preventivo. Viu que o procedimento tem essa função de prevenir ou retardar o surgimento das rugas e que ele não é indicado apenas para pessoas mais velhas.

O mais importante é que você entendeu que o botox preventivo deve ser feito quando a pessoa se incomodar com o surgimento das primeiras rugas e, por isso, não existe uma idade “certa”.

Claro que contar com o olhar apurado e técnico de um profissional pode deixar essa escolha mais assertiva. Por isso, é importante uma consulta individualizada.

E aí, já decidiu quando fazer o seu botox preventivo? Porque o local você já tem!

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial.

Será um prazer conversar com você!

Você também pode gostar destes artigos:

Pode colocar botox no bigode chinês?
Confira o preço do preenchimento labial, como é feito, durabilidade e mais

RELACIONADOS

Portrait of an attractive young woman receiving botox treatment.
  • 27.04.2021 | POR: Fabricio

Botox preventivo evita formação de novas rugas; veja com qual idade aplicar

O nome botox preventivo já diz muito sobre o que se trata. É uma forma de usar a toxina botulínica na prevenção de rugas e marcas de expressão no rosto. Todos nós fazemos diversas movimentações faciais desde crianças. Se espantados ou  surpresos, arqueamos as sobrancelhas, se irritados, a face toma uma expressão de braveza com […]

leia mais
masculinizaçãofacial-700x413
  • 18.05.2021 | POR: Fabricio

Você sabe o que é masculinização facial? Entenda!

A masculinização facial é um conjunto de tratamentos não cirúrgicos personalizados para criar uma estrutura facial com um aspecto mais masculino. A masculinização facial envolve tratamentos injetáveis ​​com preenchimentos dérmicos para criar uma aparência visivelmente masculina. As injeções podem alterar a aparência do queixo, nariz, mandíbula, boca e outras características faciais.   Sou um bom […]

leia mais
Preenchimento labial não durou: veja o que pode ter acontecido e o que fazer
  • 12.09.2021 | POR: administrador

Fez preenchimento labial e não durou? Entenda os motivos e o que fazer

Se você fez preenchimento labial e não durou, ou se conhece alguém com este problema, você acaba de chegar no lugar certo. Que o preenchimento labial virou uma febre, você já sabe. E que ele deixa a boca ma-ra-vi-lho-sa também, não é mesmo! Mas talvez o que você não saiba exatamente é como este procedimento […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email