02.07.2021 | POR: Fabricio
O aparelho ortodôntico é um grande aliado dos dentistas com a função de corrigir as posições dos dentes, melhorando assim a oclusão (mordida), a estética do sorriso, problemas de mau hálito, formação óssea, entre outros benefícios. Dentes na posição correta são mais fáceis de higienizar, tem menos possibilidade de trauma ou perda precoce além de melhorar a aparência e harmonia do sorriso.
O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais procurados nos consultórios odontológicos por pacientes com as mais variadas queixas e idades.
E também por, normalmente, ser o tratamento inicial antes de partir para outros procedimentos.
Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os aparelhos dentários, suas indicações, tipos e vantagens.
Qual a idade certa para colocar aparelho ortodôntico?
Não existe idade definida para o uso do aparelho, sendo assim, qualquer paciente pode receber esse tratamento. Porém, o ideal é que seja colocado após o surgimento da dentição permanente.
E, ao contrário do que muitos pensam, não existe também uma idade limite para a colocação do aparelho dentário, desde que a saúde bucal do paciente esteja em boas condições e não tenha ocorrido perda óssea.
Entretanto, quanto mais jovem melhor, pois os dentes ainda estarão em formação e ficará mais fácil, portanto, a alteração de sua formação.
Quais são as indicações para colocar aparelho dentário?
São muitos os fatores que levam a indicação do aparelho, e isso deve ser avaliado junto a um profissional. Entre as indicações mais comuns estão:
- Caso hereditário;
- Perda tardia do dente decíduo (dente de leite);
- Sucção de dedo;
- Perda de algum dente permanente
Existem até casos específicos como dores musculares, bruxismo, indicação para implante, que são também conduzidos ao uso do aparelho.
Quais os tipos de aparelhos dentários?
Temos na odontologia os aparelhos ortopédicos, os quais são indicados na fase infantil e pré-adolescência, ajudando no desenvolvimento ósseo durante o crescimento, trazendo assim, melhor adequação do conjunto mastigatório.
Em geral, esses pacientes são identificados pelo Odontopediatra, dentista que cuida e acompanha desde os primeiros dentes na boca.
Para a fase adulta (dentes permanentes), são mais utilizados os aparelhos fixos. Nesta classe temos os metálicos, estéticos, autoligáveis ou para alguns casos, os alinhadores invisíveis.
O mais tradicional, o metálico, é composto pelos bráquetes, o fio ortodôntico e as ligaduras (borrachinhas). Esse conjunto faz com que pequenas forças sejam aplicadas aos dentes através das ligaduras sobre o fio, movendo os dentes de posição.
Aparelho fixo metálico: melhor custo-benefício?
Cada paciente passa por uma avaliação do dentista, junto de exames recomendados para executar o planejamento e qual tipo de aparelho será mais indicado.
Nesse planejamento pode ser indicado extração de algum dente, tratamento restaurador ou outra intervenção para colaborar com o tratamento ortodôntico dependendo da necessidade de cada paciente.
Quem tem implante dentário pode colocar aparelho?
E quanto tempo demora o tratamento?
O tratamento ortodôntico leva tempo, de meses ou anos para que seja concluído. Tudo depende do caso a ser resolvido, idade, colaboração do paciente com suas manutenções e técnica utilizada para correção. Quanto antes se iniciar, menos tempo será preciso para finalizar.
O tratamento é doloroso?
Nos primeiros dias pode-se sentir algum desconforto, mas será somente até que o paciente se acostume com o aparelho na boca.
No caso das manutenções nos dois primeiros dias, devido a força aplicada para movimentação, também pode-se sentir os dentes doloridos. Vale lembrar que dor é bastante relativa, cada paciente sente em determinada forma e quantidade. É um tratamento tranquilo e que traz um resultado grandioso.
Importante lembrar
Os aparelhos ortodônticos devem ser acompanhados por um dentista capacitado. Colaborando com um sucesso ao final do tratamento o paciente deve manter bons cuidados com a higiene, já que o aparelho facilita o acúmulo de alimentos, deve comparecer ao consultório sem faltar as manutenções, evitar alimentos extremamente duros que podem vir quebrar o aparelho e sempre seguir com atenção todas as recomendações do seu dentista.
Quais outros tratamentos posso fazer para melhorar o meu sorriso?
Existem uma série de tratamentos viáveis para você deixar o seu sorriso impecável, principalmente se você optar por uma clínica como a Expodonto, que é referência em procedimentos estéticos, funcionais e harmonização Orofacial.
Após finalizar o tratamento com o aparelho ortodôntico pode acontecer de os dentes ficarem um pouco mais amarelados, para isso o clareamento dental seria uma boa opção para você iniciar um novo ciclo: dentes perfeitamentes alinhados e brancos.
Mas se você não está muito satisfeito (a) com o formato dos seus dentes, as lentes de contato dental podem transformar o seu sorriso.
Além destes tratamentos, procedimentos como a gengivoplastia e gengivetomia retiram o excesso de gengiva que pode estar escondendo o seu sorriso.
Mas se a ideia é dar um up total, não deixe de conhecer também as mais recentes técnicas da Harmonização Full Face.
Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).
Entre em contato conosco.
Será um prazer atender você!