breadcrumbs

Por que os dentes voltam a entortar depois do aparelho?

Por que os dentes voltam a entortar depois do aparelho?

03.11.2022 | POR: administrador

Você fica pelo menos dois anos usando o aparelho dentário e, obviamente, espera que o resultado final seja o sorriso alinhado. Mas será que os dentes podem entortar depois de usar o aparelho? Essa é uma dúvida comum e que deixa muita gente com receio até de fazer o tratamento.

A verdade é que sim: os dentes podem se desalinhar novamente após o uso do aparelho. E isso é até algo comum. A boa notícia, no entanto, é que você pode ficar tranquilo continuando o seu tratamento ou se vai iniciar um porque é perfeitamente possível evitar que os dentes voltem a entortar. 

Para isso, é fundamental também saber o porquê isso acontece. Nesse artigo vamos esclarecer melhor essa dúvida e saber quais são as principais recomendações para impedir que isso aconteça.

Continue na leitura!

Por que os dentes voltam a entortar depois do aparelho?

Alguns fatores podem contribuir para que os dentes voltem gradativamente às suas posições originais, fatores esses que vão de má conduta profissional a maus hábitos do próprio paciente. 

Porém, entre as principais causas que levam os dentes a entortaram após a retirada do aparelho são:

  • Extração ou perda de dentes após finalizado o tratamento;
  • Retirada do aparelho antes do tempo correto;
  • Retirar o aparelho ortodôntico sem possuir a supervisão de um dentista;
  • Não fazer uso ou utilizar incorretamente o aparelho de contenção ortodôntica;
  • Não possuir um acompanhamento com o dentista após finalizado o tratamento ortodôntico;
  • Manter hábitos que prejudicam o alinhamento dental, como roer as unhas ou empurrar a língua contra os dentes.

Veja também: aparelho ortodôntico: tipos, idade para colocar e outras dúvidas

Quanto tempo depois de tirar o aparelho os dentes podem entortar?

Esse processo, que é conhecido na odontologia por recidiva (algo que volta a acontecer depois do tratamento para sanar) é gradativo. Por isso, é impossível dizer matematicamente: os dentes podem voltar a entortar em exatos x meses. 

Isso porque da mesma forma que se levou um determinado tempo para que os dentes ficassem alinhados com o aparelho, levará também outro período para que eles voltem a se posicionar como antes. 

Porém, já nas primeiras semanas após a retirada do aparelho e, para evitar que o desalinhamento ocorra, uma coisa é imprescindível: o uso da contenção. 

A contenção tem como função garantir e reforçar a posição dentária alcançada durante o tratamento. Normalmente, usa-se uma contenção móvel na parte superior dos dentes, que nada mais é do que o conhecido aparelho móvel, e uma fixa na parte de trás dos incisivos inferiores, uma espécie de ferrinho que fica atrás dos dentes de baixo. 

Não usar a contenção é assinar um acordo de que os dentes podem voltar a entortar, sendo, em muitos casos, necessário fazer outro tratamento com o aparelho ortodôntico. 

Veja: aparelho de porcelana: vantagens, indicação e preço

O que fazer quando o dente volta a entortar?

Bom, se o paciente não seguiu as recomendações do ortodontista e principalmente não fez o uso correto da contenção é bastante provável que ele perceba algum desalinhamento nos dentes com o passar do tempo. 

Nestes casos, procurar o profissional o quanto antes é a melhor solução para que o profissional trace um plano de ação também o mais rápido possível. Assim, as chances de conter o avanço desse desalinhamento são maiores. 

Claro que isso já seria uma medida de reparação. O ideal mesmo é que não seja preciso remediar o problema. 

Por isso, é fundamental que o paciente siga à risca todas as indicações durante o tratamento. 

Existem hábitos ruins ou problemas bucais que podem favorecer a movimentação dos dentes e que, são facilmente evitáveis, se o paciente for disciplinado. A seguir, veja os principais deles:

  • Roer unhas: este hábito provoca a movimentação da arcada dentária
  • Morder objetos: este hábito também favorece a movimentação dos dentes
  • Má higiene bucal: uma boa higiene previne cáries e outras doenças bucais, que podem levar à perda de um dente, e, consequentemente interferir na posição dos dentes que sobraram.

Aprenda também a limpar o aparelho do jeito certo.

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você.

 

RELACIONADOS

  • 03.04.2018 | POR: Fabricio

O momento certo de levar seu filho ao dentista

Não existe uma idade fixa para levar seu filho a primeira vez ao dentista. O ideal é que desde cedo o tratamento odontológico seja preventivo, um acompanhamento atencioso com os primeiros dentes, cuidando para que não venham a ter algum problema. Alguns meses após o nascimento da criança pode-se observar em algumas delas, febre, irritação, […]

leia mais
orto-746x413
  • 19.01.2021 | POR: Fabricio

Aparelho fixo metálico: principais dúvidas respondidas pelo especialista

Este mês de janeiro começa a nossa saga da ortodontia! Toda semana vamos lançar aqui no blog um tema diferente dentro do universo ortodôntico, e também responder às principais dúvidas em relação ao assunto. E um dos assuntos mais pesquisados e comentados dentro desta temática é sobre os tipos de aparelhos ortodônticos, suas indicações, vantagens […]

leia mais
Aparelho-Ortodôntico-Transparente-1160x550-746x413
  • 25.01.2021 | POR: Fabricio

Tire todas as suas dúvidas sobre o aparelho fixo estético

No segundo artigo da nossa série “A saga da ortodontia” o assunto da vez será o aparelho fixo estético. Alinhar o sorriso e, consequentemente, aumentar a autoestima é desejo da maioria das pessoas que não gosta da aparência de seus dentes. E muito mais que uma vontade puramente estética, realizar um tratamento dentário pode ser […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email