
03.04.2018 | POR: Fabricio
Bruxismo é o hábito frequente de apertar ou ranger os dentes, na maioria das vezes à noite, e é um problema comum para alguns adultos e até crianças.
Suas causas mais comuns são:
- Ansiedade
- Stress
- Dentes desalinhados
- Dentes ausentes
- Restaurações e/ou coroas com má adaptação
Um dos primeiros indicadores do bruxismo é o barulho ao ranger os dentes, som causado pelo atrito entre os dentes superiores com os inferiores devido a grande força exercida. Geralmente notado por pais (de uma criança) ou companheiros que dormem com o paciente e escutam o atrito dentário. Por ser um hábito inconsciente, quando não percebido por outras pessoas pode ser diagnosticado pelo cirurgião dentista que avaliará outras queixas e sintomas.
Outros sintomas:
- Dores musculares na face
- Dores de cabeça
- Dentes abalados ou amolecidos
- Dores de dente
- Dor de ouvido
- Recessão gengival
- Dentes danificados
- Quebra de restauração
Diagnosticando o bruxismo
Com visitas regulares ao consultório odontológico o cirurgião dentista observará se há desgastes dentários irregulares indicadores do bruxismo. O paciente relatando também dores musculares ou de cabeça, sensibilidade nos dentes ou até mesmo dentes abalados, serve como orientação para que o dentista possa tratar o quanto antes o caso. Em algumas situações, quem diagnostica o bruxismo pode ser o médico, quando procurado para tratamento da dor de ouvido ou cabeça, causadas também pelo bruxismo, e indicadas para tratamento em consultório odontológico.
Além de dores, o hábito de apertar ou ranger os dentes, pode com sua força excessiva sobre os mesmos, levá-los a possíveis fraturas dentárias, quebra de restaurações, sensibilidade excessiva, e até mesmo em casos graves perda do dente, prejudicando assim a saúde bucal como um todo.
Sobre o tratamento
Após toda a avaliação, se diagnosticado o bruxismo, o cirurgião dentista iniciará os procedimentos necessários para corrigir os fatores resultantes do problema.
As possíveis indicações são:
- Uso de aparelho ortodôntico para corrigir dentes desalinhados
- Implante ou uso de prótese dentária para repor dentes ausentes
- Uso de placa para bruxismo, confeccionada personalizada para o paciente, indicada para uso durante a noite e em casos graves até mesmo durante o dia. Esta placa evita que os dentes de encostem, aliviando assim qualquer força excessiva sobre eles.
- Orientação sobre meio de relaxamento para que o paciente consiga controlar o nível de ansiedade e stress.
- Tratamento clínico odontológico, a fim de corrigir restaurações, coroas ou próteses não adaptadas e em estado não satisfatório.
Prevenção
Como tratamento preventivo na intenção de amenizar o bruxismo, temos alguns conselhos:
- Durante o dia, se você observa o hábito de apertar ou roer os dentes, mantenha-se o mais atento a estes momentos e lembre-se de sempre aliviar a força. Os dentes nunca devem estar se encostando. A maneira correta é manter os dentes sempre afastados enquanto acordado, eles não devem se tocar.
- Encontre atividades para que possa diminuir o stress, um dos grandes colaboradores para o bruxismo.
- Evite cafeína, bebidas alcoólicas e outros hábitos que possam atrapalhar a tranquilidade de seu sono.
- Siga corretamente todas as orientações do dentista sobre o tratamento para corrigir o bruxismo e melhorar sua qualidade de vida.