breadcrumbs

Desvantagens das lentes de contato dental: quando o procedimento não é indicado

Desvantagens lentes de contato: veja quando o procedimento não é indicado

08.04.2022 | POR: administrador

Com tanta gente – principalmente famosos – esbanjando sorrisos reluzentes por aí, é difícil pensar em desvantagens das lentes de contato dental. De fato, quando bem aplicadas e com indicação de tratamento, não há porque não sorrir de felicidade com os resultados.

Mas a verdade é que grande parte das pessoas que procuram pelo procedimento muitas vezes nem conhece outras alternativas disponíveis que, a depender do caso, teriam mais chances de resultados satisfatórios.

Ou nem são devidamente orientadas pelo profissional.

Lentes de contato dental não só estão na moda como, sim, oferecem belíssimos resultados, desde que o procedimento seja realmente o melhor para oferecer ao paciente.

Se você quer saber em quais casos a lente de contato dental pode trazer desvantagens ao paciente, continue na leitura do artigo abaixo.

O que são lentes de contato dental?

As lentes de contato dental são próteses muito finas feitas de porcelana para serem colocadas sobre os dentes naturais, a fim de corrigir pequenas imperfeições, cor, tamanho e formato dos dentes. 

O nome lente de contato é devido justamente a sua espessura que se assemelha a de uma lente de contato para os olhos e, atualmente, é um dos procedimentos estéticos mais procurados por quem deseja mudar a aparência do sorriso. 

De modo geral, a aplicação de lente de contato pode ser feita em qualquer paciente, desde que atenda a alguns requisitos que são avaliados no momento da consulta.

Isso porque a saúde bucal do paciente precisa estar em dia antes de receber o tratamento. Por isso, a depender do caso, são necessários alguns tratamentos odontológicos antes de colocar as lentes de contato dental.

Caso contrário, o resultado não será satisfatório e as lentes de contato dental não cumprirão seu papel.

É sobre as desvantagens da lente de contato dental em pacientes que não têm indicação que falaremos no próximo tópico.

Desvantagens das lentes de contato dental: quando o tratamento pode não ser recomendado

Cuidar do sorriso vai além de apenas mexer nos dentes, na boca, ou na gengiva. Essas regiões recebem os tratamentos que vão, na verdade, cuidar da autoestima do paciente.

E trabalhar a autoestima requer consciência e cuidado, afinal, por um deslize aquilo que seria para melhorar a aparência pode se tornar um verdadeiro sofrimento. 

Imagine só investir financeiramente em um tratamento como as lentes de contato dental e não sair satisfeito com o resultado?

Para não passar por isso, o ideal é procurar um profissional experiente para analisar cada caso individualmente. Só assim para as lentes de contato dental trazerem resultados deslumbrantes em um visual harmônico e delicado. 

Veja quando as lentes de contato dental trazem desvantagens

1- Pacientes que possuem dentes manchados por antibiótico ou fluorose

Dependendo do caso, em que as manchas são bem intensas, é desvantagem para o paciente colocar as lentes de contato dental.

Isso porque essa pigmentação escura pode não amenizar mesmo diante do clareamento dentário profissional, o que inviabiliza a técnica das lentes, afinal a diferença seria nítida, assim como a frustração do paciente.

Nestes casos, as facetas de porcelana ou resina poderiam ser opções mais indicadas.

Veja também: 7 fatos sobre clareamento que você sempre quis saber

2 – Dentes tortos ou desalinhados e com muitas restaurações

As lentes de contato dental são indicadas para correções suaves de forma e cor em dentes que já estejam razoavelmente alinhados, ou para o preenchimento de diastemas (pequenos espaços entre os dentes).

Nesse caso, as lentes de contato podem atuar de forma unitária ou na harmonização de diversos dentes ao mesmo tempo, desde que não sejam correções radicais. 

Por isso, é desvantagem para o paciente colocar lentes de contato dental com dentes desalinhados ou com muitas restaurações. 

3 – Pacientes que rangem os dentes ou que tem uma mordida desequilibrada

Para estes pacientes não é vantagem colocar as lentes de contato dental. Pessoas com bruxismo, por exemplo, costumam apertar ou ranger os dentes involuntariamente várias vezes, o que pode comprometer a integridade das lentes.

Aparelhos ortodônticos: dúvidas, idade para colocar, tipos e mais.

Para estes casos, há outras opções estéticas que corresponderão melhor à necessidade do paciente, tais como a resina composta, restauração em porcelana, faceta laminada em porcelana e prótese dentária. 

Outras desvantagens das lentes de contato dental

  • Não podem ter a cor alterada
  • É um tratamento muito caro, se comparado a outras técnicas
  • Pode haver dificuldade de reparação em caso de fratura

Veja também: Preço do preenchimento labial e mais detalhes sobre o procedimento.

Jamais seriam só desvantagens, conheça os benefícios da técnica

Obviamente, as desvantagens das lentes de contato dental não superam seus benefícios. Realizada em quem tem indicação, a técnica é campeã em satisfação dos pacientes. 

Veja agora algumas de suas vantagens:

Pouco ou nenhum desgaste dos dentes naturais

Por ser feita de uma material extremamente fino, as lentes de contato dental são altamente adaptáveis, e isso faz com que não seja necessário desgastar os dentes naturais, procedimento comum em outras técnicas.

Tem alta durabilidade

Um investimento que pode durar até 20 anos é uma grande vantagem, não é mesmo? Muitas pessoas desistem de realizar o tratamento porque acabam pensando mais na desvantagem do que na vantagem. 

Ou seja, as lentes de contato dental são, sim, um procedimento mais caro, se comparado a outras técnicas. Em alguns casos, um único dente pode custar até R$ 3 mil.

Mas isso representa uma desvantagem apenas se o paciente não tem real indicação para o uso de lentes de contato dental. Mas caso ele a tenha, o investimento vale a pena com certeza.

Uma autoestima em dia por pelo menos 20 anos não dá para negar, né?!

Maior resistência às manchas

As lentes de contato dental são resistentes às manchas causadas por alimentos como vinho, café, açaí e etc. Ao contrário das facetas de resina, que são mais porosas e escurecem com mais facilidade.

De qualquer forma, é bom lembrar que abaixo das lentes estão os dentes naturais, e eles sim são mais sensíveis não só às manchas, como também a tártaro, cáries e doenças periodontais. 

Por isso, mesmo tendo as lentes formando uma espécie de proteção, os cuidados básicos com a higiene bucal são fundamentais. Além, claro, das visitas regulares ao dentista.

Conclusão

Neste artigo, você viu algumas desvantagens das lentes de contato dental e quando elas não são a melhor opção para o paciente.

Viu também que, nas condições favoráveis, as lentes de contato oferecem o melhor resultado possível em termos de estética e harmonia. 

Agora se você está em dúvida sobre qual procedimento realizar para deixar o seu sorriso o mais perfeito possível e do jeito que você sempre sonhou, entre em contato agora mesmo. 

Sejam as lentes de contato dental ou qualquer outro procedimento, aqui na Expodonto nós te ajudamos a realizar.

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – Membro da Sociedade Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você.

Você também pode gostar:

Tem como reverter o preenchimento labial? 
Quando fazer botox preventivo? Vale a pena mesmo ou é modismo?

 

 

RELACIONADOS

Fios de sustentação ou bioestimuladores: Qual é melhor?
  • 11.04.2022 | POR: administrador

Fios de sustentação ou bioestimuladores? Entenda as diferenças

Por que os fios de sustentação têm ganhado cada vez mais destaque? Eles são melhores que os bioestimuladores? Conheça as indicações e diferenças.

leia mais
bichectomia-guayaquil-2-458x413
  • 05.04.2021 | POR: Fabricio

Queridinha da harmonização, bichectomia apresenta ótimo resultado e satisfação de pacientes

Um rosto mais fino e com as maças ressaltadas, esse é o resultado da bichectomia. Um dos procedimentos que mais atrai pessoas que optam pela harmonização orofacial, como um plus na correção de imperfeições estéticas que as incomodam. A bichectomia seja, talvez, um dos procedimentos que mais ganhou alta visibilidade, principalmente após famosas como Jennifer […]

leia mais
sorrisogengival-700x413
  • 07.05.2021 | POR: Fabricio

Botox para sorriso gengival: o que você precisa saber

Procedimento rápido e praticamente indolor, o botox para a correção do sorriso gengival apresenta ótimos resultados e pode ser combinado com outros tratamentos.

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email