breadcrumbs

Harmonização Orofacial: conheça as 10 técnicas mais realizadas

Harmonização Orofacial: conheça os 10 procedimentos mais realizados

12.09.2021 | POR: administrador

É bem provável que você já tenha ouvido falar: “fulano fez harmonização orofacial”. O procedimento tem ganhado os palcos e, apesar de novo, já está bastante procurado por pessoas que querem melhorar a aparência e a funcionalidade da face.

Mas, afinal, o que é harmonização orofacial? Qual a diferença entre a harmonização facial? Quais procedimentos fazem parte? Quem pode fazer?

Muitas dúvidas para um assunto realmente abrangente.

Por isso, continue na leitura deste post e conheça mais sobre este procedimento estético que está cada vez mais em alta, principalmente por causa dos seus ótimos benefícios.

Veja a seguir:

  • O que é a harmonização orofacial
  • Diferença entre harmonização orofacial e harmonização facial
  • Principais procedimentos da HOF
  • Em quais casos a harmonização é indicada
  • Como é feito o diagnóstico
  • Qualquer dentista pode executar o procedimento
  • Vantagens de fazer uma harmonização orofacial

O que é Harmonização Orofacial

Basicamente, a harmonização orofacial, também conhecida pela sigla HOF, consiste em um conjunto de tratamentos para harmonizar o rosto e o sorriso do paciente.

Nesse sentido, harmonizar significa corrigir possíveis imperfeições estéticas e funcionais da face para que este paciente ganhe qualidade de vida, bem-estar e autoestima.

Assim, entendendo a importância desses dois aspectos para a saúde do paciente, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a harmonização orofacial como uma especialidade da odontologia em 2019.

Isso porque, segundo a legislação que regula a odontologia no Brasil – Lei 5.081/66 e a Resolução-CFO-198/2019, o cirurgião-dentista pode e tem conhecimentos necessários da face para realizar a harmonização orofacial, assim como médicos.

Portanto, o tratamento não é uma exclusividade apenas dos médicos, como já foi levantado pelo Conselho Federal de Medicina.

Diferença entre Harmonização Orofacial e Harmonização Facial

O termo “Harmonização Orofacial, como vimos, é ainda recente. Mas, antes dele, outra expressão já era amplamente divulgada, a harmonização facial.

Mas a verdade é que a expressão foi apenas rebatizada após a inclusão dos dentistas no rol de profissionais aptos a tratar de aspectos estéticos e funcionais da face.

Como se tornou uma especialidade da odontologia, incluindo os tratamentos dentários, o termo passou a ser chamado então de harmonização orofacial.

Quais procedimentos compõem a harmonização orofacial?

Atualmente, existem uma infinidade de tratamentos e protocolos dentro da harmonização orofacial, mas, entre os mais buscados, estão:

1- Aplicação de botox

Esse é, de longe, o procedimento mais queridinho e buscado nos consultórios. O botox possui diversas indicações, que vão desde o tratamento das rugas até a melhora de disfunções orais, como o bruxismo.

Verdades e mentiras sobre a aplicação de botox.

Quando aplicar botox: 5 indícios de que pode estar na sua vez.

2 – Preenchimento facial com ácido hialurônico

O preenchimento também é multifuncional e oferece uma série de vantagens para quem realiza a técnica.

Responsável por definir, dar volume e contorno em algumas regiões do rosto, o preenchimento, muitas vezes, também é confundido com o botox, mas, na prática, possuem indicações diversas.

Exemplo claro em que rola essa confusão é sobre o tratamento para olheiras. Qual é o mais indicado e por quê?

Descubra neste artigo que preparamos sobre essa dúvida.

Fez preenchimento labial e não durou? Descubra o que deu errado.

3 – Lentes de contato dental

Esse procedimento é sucesso absoluto! Todo mundo conhece ou já viu alguém que melhorou o sorriso colocando lentes de contato dental, não é mesmo?

As lentes de contato dental devolvem a autoestima e a vontade de sorrir sem vergonha de mostrar os dentes. 

4 – Clareamento dental

Uma importante alternativa para ser aliada a outros procedimentos da HOF. Muitas vezes, o paciente já tem os dentes harmônicos e não precisa substituí-los pelas lentes. 

Nesse caso, um clareamento dental bem supervisionado já seria suficiente.

7 fatos sobre clareamento dental que você sempre teve dúvida.

5 – Aparelhos ortodônticos

Estão também no combo de procedimentos que visam a correção do sorriso e, portanto, fazem parte da harmonização orofacial.

Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos e saber qual o mais indicado para cada caso depende de alguns fatores. 

Por isso, consultar um especialista é sempre a melhor opção.

6 – Bichectomia

Se tem uma coisa que, na maioria das vezes, incomoda quem tem são as bochechas rechonchudas.

A boa notícia é que com a bichectomia é possível deixar o rosto menos arredondado.

O procedimento é simples e também é indicado para homens.

7 – Lipo de papada

Existem dois tipos de lipo de papada: a enzimática e a cirúrgica.

Ambas podem ser realizadas no consultório, basta identificar qual a melhor indicação para cada caso.

8 – Gengivoplastia e gengivectomia

Também são procedimentos que entram na lista dos tratamentos para melhorar o sorriso.

A gengivoplastia é a retirada do excesso da gengiva que aparece ao sorrir. Já a gengivectomia possui o mesmo objetivo, porém mexendo na estrutura do dente.

É possível corrigir a gengiva com botox: veja
Conheça as cirurgias do sorriso gengival

9 – Rinomodelação

Nem sempre é viável fazer uma rinoplastia, seja por motivos financeiros ou mesmo pelo receio de encarar uma cirurgia.

Por isso, a rinomodelação entra como solução para quem gostaria de corrigir alguma imperfeição do nariz sem se submeter à sala de cirurgia.

A técnica gera ótimos resultados por um excelente custo-benefício.

10 – Full Face

Full Face é como se fosse a junção de todos os procedimentos da harmonização orofacial.

Na verdade, não de todos, mas daqueles indicados para tratar especificamente as necessidades de cada paciente.

É uma ótima técnica para quem gostaria de fazer alguns ajustes na face, mas não sabe exatamente por onde começar e nem se o que ela gostaria é realmente interessante.

Em avaliação junto com o especialista, chega-se à conclusão de quais procedimentos da harmonização orofacial serão mais indicados e quais não valerão a pena investir.

Full Face: quais procedimentos fazem parte da técnica

Quem pode fazer harmonização orofacial

Não existe uma resposta exata para essa dúvida. Todas as pessoas que se sentem incomodadas com  algum aspecto estético, ou que têm problemas funcionais podem fazer harmonização orofacial.

Claro que alguns procedimentos terão ou não indicação do profissional, mas tudo isso só será possível discutir em uma consulta individual.

Muitas vezes, mesmo que não haja indicação aparente, alguns tratamentos podem ser utilizados de forma preventiva, como é o caso do botox preventivo.

O importante é não se prender à idade ou a critérios objetivos. Harmonização orofacial tem muito mais ver com autoestima e qualidade de vida do que modismo, tendência ou idade.

Como  é feito o procedimento

O primeiro passo para fazer uma harmonização orofacial é a consulta junto ao especialista. Nela, paciente e profissional alinharão as expectativas e definirão, em conjunto, as melhores técnicas.

É importante que o paciente tire todas as suas dúvidas para que ele se sinta seguro dos resultados de cada procedimento.

Após essa primeira fase, começa o preparo do paciente. De acordo com o que foi decidido, o paciente será encaminhado para realizar exames, se for necessário, fotos para comparação e será definido, então, o cronograma de realização de cada tratamento, seguindo corretamente as etapas.

Qualquer dentista pode fazer harmonização orofacial?

Não! 

Para atuar com harmonização orofacial, o profissional precisa fazer uma especialização nesta área em curso reconhecido pelo MEC, com, pelo menos, 500 horas.

Isso porque a harmonização orofacial, como já dissemos, foi reconhecida com uma especialidade da odontologia, de acordo com a Resolução CFO 198/2019.

É, claro, uma maneira de também coibir profissionais amadores que buscam uma janela de oportunidade para apenas ganhar dinheiro sem se preocupar com o bem-estar e saúde dos pacientes.

Por isso, fique sempre atento.

Antes de consultar, verifique se o profissional é realmente comprovadamente apto a fazer harmonização orofacial.

Vantagens da harmonização orofacial

A harmonização orofacial não deve ser feito para ficar “parecido com alguém”, por moda, ou porque o seu artista preferido fez e você gostou.

São técnicas e tratamentos que mexem muito mais profundamente do que se pode imaginar. Veja as 3 principais vantagens para realizá-las:

1- Melhora a autoestima

A autoestima não deve ser confundida com ego. Autoestima é a pessoa ser e estar feliz consigo mesma e se sentir confiante nas relações interpessoais, como trabalho, amigos e amorosa.

2- Reduz os sinais de envelhecimento

Essa vantagem também está ligada à melhora da autoestima.

Não adianta, todos nós queremos dar uma driblada nas rugas, na flacidez e outros sinais de envelhecimento.

A harmonização orofacial ajuda você a ter uma pele e um sorriso mais saudáveis e bonitos.

3- É prático, rápido e mais econômico

Todos os procedimentos da HOF são bem mais práticos, rápidos e mais econômicos do que as intervenções cirúrgicas.

Tudo pode ser feito no consultório do dentista, sem que você precise encarar uma mesa cirúrgica, por exemplo.

Após fazer o procedimento, a recuperação também é simples. Embora fique um pouco inchado nos primeiros dias, o paciente não precisa ficar afastado de suas atividades, como o trabalho e os estudos.

Conclusão 

Neste post você entendeu sobre o que é harmonização orofacial, os principais procedimentos que fazem parte do conjunto e suas vantagens.

Agora que você está mais por dentro das técnicas, fica mais fácil dar o primeiro passo e agendar a sua avaliação aqui na Expodonto.

Estamos prontos para te receber e batermos um papo sobre quais procedimentos da harmonização orofacial seriam incríveis para você.

Qual você gostaria de fazer?

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

RELACIONADOS

  • 05.11.2020 | POR: Fabricio

Você sabe qual é o melhor clareamento dental?

Qual clareamento dental é melhor? Se você já se fez essa pergunta em busca de uma reposta que lhe orientasse na decisão para iniciar o tratamento, você acaba de chegar ao lugar certo. Hoje o nosso papo é para desvendar essa dúvida tão comum para a maioria das pessoas que sentem vontade de realizar um […]

leia mais
botox-1-746x413
  • 11.12.2020 | POR: Fabricio

Botox para rejuvenescimento: entenda sobre o procedimento estético mais cobiçado.

O botox para rejuvenescimento é um dos tratamentos estéticos mais procurados e realizados no país. A toxina botulínica é uma substância que, aplicada diretamente no músculo, provoca o seu relaxamento e suaviza rugas e linhas de expressão no rosto. Os efeitos do botox visando o rejuvenescimento são viciantes: uma pele viçosa e sem marcas garantem […]

leia mais
8b0dca3b357fcee94cf1b8a6c08994ea_XL-746x413
  • 22.03.2021 | POR: Fabricio

O que são os Fios de Sustentação Facial e para que servem

Volume, contorno, sustentação, viscosidade, suavidade estão entre as características de um rosto com aparência saudável e jovial. E quem não gostaria de tê-lo assim a vida toda, não é mesmo? Mas o processo de envelhecimento é natural e, infelizmente, vai pegar a todos nós. Com ele, nossa produção de colágeno diminui e todas essas características […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email