breadcrumbs

Quando aplicar botox: 5 indícios de que pode estar na sua vez

quando aplicar botox: indícios de que já está na sua vez

26.07.2021 | POR: administrador

Os procedimentos estéticos não cirúrgicos estão cada vez mais em alta e são motivo para levar centenas de pessoas aos consultórios toda semana.

Entre os tratamentos que atuam de forma rápida e segura para corrigir pequenas imperfeições, o botox lidera disparado. 

Porém, apesar da sua crescente popularidade, muitas dúvidas ainda tomam conta de quem tem interesse em fazer, mas não sabe bem como atua a toxina.

E uma das principais dúvidas é: quando aplicar botox?

Para esclarecer essas e outras dúvidas recorrentes, preparamos este artigo completo para que você entenda como essa substância tão famosa age e como você sabe quando é a hora certa de recorrer a ela.

Continue na leitura e descubra.

Primeiro, o que é o botox e como ele age

O botox é o nome comercial da toxina botulínica, que é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Há cerca de 40 anos, o botox vem sendo usado com finalidades terapêuticas e estéticas, após a aprovação de sua utilização pela Anvisa.

O botox age localmente nos músculos em que é aplicado garantindo um relaxamento destas regiões. Com isso, a pele ganha uma aparência mais esticada e rejuvenescida.

Uma vez que, após a aplicação, o músculo não tem “força” o suficiente para se contrair, as rugas tendem a desaparecer. 

Os efeitos do botox no rosto são maiores ou menores dependendo da quantidade de produto aplicado. Mas cuidado, usado de forma exagerada há o risco de um congelamento facial.

Imagine ficar com as sobrancelhas paralisadas? Isso é possível se for mal aplicado. Por isso é importante se consultar com um profissional capacitado e experiente.

Com qual idade surgem as rugas?

O processo de envelhecimento é contínuo, isso você já sabe! Mas é a partir dos 25 anos que o nosso organismo começa a desacelerar a produção de antioxidantes naturais, como o colágeno.

Com isso, a pele tende a ficar mais fina, a perder a elasticidade e sua hidratação natural e o viço. A partir daí as rugas e linhas de expressão começam a ficar mais aparentes.

E você sabe quais são os nossos tipos de ruga?

Elas se dividem em dois tipos:

Rugas dinâmicas: são aquelas que aparecem quando movimentamos a face, fazendo alguma expressão, como a de raiva ou susto, por exemplo. 

Rugas estáticas: como o próprio nome sugere, são aquelas fixas, paradas, que existem independente da movimentação facial. A ruga na glabela, entre as sobrancelhas, é um bom exemplo.

Sendo assim, a primeira coisa que você deve estar pensando é: ok, 25 anos é a idade ideal para aplicar botox. E a resposta é: sim, mas pode não ser.

Não existe uma matemática para isso. Porque o surgimento das rugas está muito ligado ainda com os hábitos de cada pessoa, dependendo do seu estilo de vida, as rugas aparecerão mais cedo ou mais tarde.

Veja mais: Não tenho rugas aparentes, quando aplicar botox para preveni-las?

Verdades e mentiras sobre a aplicação do botox: as dúvidas mais comuns.

Existem, porém, hábitos que colaboram e muito para o aparecimento cada vez mais precoce das rugas. E é sobre eles que nós vamos falar agora.

 

Quando aplicar botox: 5 indícios de que já está na sua vez.

Não importa se você tem 25 ou 40 anos, para saber quando aplicar botox o que mais deve-se levar em consideração são os seus hábitos. 

Você se expõe ao sol sem proteção

A exposição exagerada ao sol e sem o uso de protetores é uma das principais causas do surgimento de rugas.

Os raios UVA e UVB são verdadeiros vilões para a nossa pele e levam a um envelhecimento precoce. Já viu como algumas pessoas que trabalham no sol possuem uma pele mais envelhecida, mesmo que sejam novas?

Por isso, se você gosta de tomar sol ou trabalha se expondo, é bom proteger a sua pele com um filtro solar de, pelo menos, 50 FPS de proteção, ou de acordo com o seu tipo de pele.

Veja também: como fazer o botox durar mais com 7 dicas que realmente funcionam 

Você não se hidrata o suficiente

Manter o hábito de hidratar o nosso organismo é fundamental para a nossa saúde como um todo. E para a pele não seria diferente.

Quando não nos hidratamos o suficiente, a nossa pele é a primeira a denunciar. Ressacada e sem elasticidade, é um prato cheio para o surgimento das rugas.

 

Você fuma

O cigarro libera radicais livres, substâncias que aceleram o processo de envelhecimento e causam danos oxidativos.

É, de longe, um forte indício para você levar em consideração na hora de entender quando aplicar botox.

 

Você tem um rosto muito expressivo

Existem pessoas, que por suas características mais extrovertidas, costumam fazer mais expressões faciais para expressarem as suas reações e sentimentos.

Se o botox age para relaxar as expressões faciais, o contrário também é verdade. Ou seja, quanto mais marcada e forte for a movimentação dos músculos faciais, mais as rugas tenderão a ficar mais evidentes.

Ah, então quer dizer que não posso me expressar?

Claro que não é isso. O que estamos dizendo aqui é sobre uma das diversas características que podem colaborar com o surgimento das rugas para que você avalie quando aplicar  botox para amenizá-las.

 

A sua autoestima está baixa

Este é o principal indício que você deve avaliar para saber quando aplicar botox. Porque mesmo que você passe por todos os outros, mas se sente bem em relação a sua aparência, não há o que se falar em fazer um procedimento estético.

Agora, se por outro lado, você se incomoda com as rugas já evidentes, quer prevenir o surgimento de outras e não está satisfeita (o) com a sua pele, o botox é feito para você

Afinal, o que vale mesmo é a gente se gostar e gostar do que enxergamos no espelho. Uma autoestima preservada é sinônimo de autoconfiança nas relações pessoas e profissionais.

Portanto, avalie os seus hábitos e não a sua idade para decidir quando aplicar botox.

Quando aplicar botox + benefícios e resultados

Agora que você já sabe quais os principais indícios para saber se já está na hora de aplicar botox, vamos fechar contando para você sobre os incríveis resultados do procedimento.

O botox auxilia nos seguintes fatores:

 

  • Minimiza os efeitos da hiperatividade da musculatura do rosto — responsável pelo surgimento de rugas dinâmicas (ocasionadas pelos movimentos faciais);
  • Proporciona ao rosto uma aparência mais jovem e alivia o ar de cansaço;
  • Previne o aparecimento dos sinais da idade;
  • Suaviza linhas de expressão e rugas;
  • Possibilita modificar temporariamente estruturas anatômicas da face — como o arqueamento das sobrancelhas e para amenizar a presença da gengiva ao sorrir.

Viu só quanta coisa boa o botox é capaz de proporcionar? 

Agora, a melhor maneira de você saber quando aplicar botox é, sem dúvida, fazendo uma avaliação para olhar as suas necessidades e expectativas de forma individualizada. E nada mais coerente que você contar com o know how de uma clínica que é referência na aplicação de botox.

Agende a sua avaliação e descubra se está na hora de fazer botox e quais outros procedimentos são indicados para você.

Entenda como a técnica Full Face age exatamente na sua queixa.

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

RELACIONADOS

Portrait of an attractive young woman receiving botox treatment.
  • 27.04.2021 | POR: Fabricio

Botox preventivo evita formação de novas rugas; veja com qual idade aplicar

O nome botox preventivo já diz muito sobre o que se trata. É uma forma de usar a toxina botulínica na prevenção de rugas e marcas de expressão no rosto. Todos nós fazemos diversas movimentações faciais desde crianças. Se espantados ou  surpresos, arqueamos as sobrancelhas, se irritados, a face toma uma expressão de braveza com […]

leia mais
masculinizaçãofacial-700x413
  • 18.05.2021 | POR: Fabricio

Você sabe o que é masculinização facial? Entenda!

A masculinização facial é um conjunto de tratamentos não cirúrgicos personalizados para criar uma estrutura facial com um aspecto mais masculino. A masculinização facial envolve tratamentos injetáveis ​​com preenchimentos dérmicos para criar uma aparência visivelmente masculina. As injeções podem alterar a aparência do queixo, nariz, mandíbula, boca e outras características faciais.   Sou um bom […]

leia mais
Lentes de contato dental: valor em 2021 + 6 vantagens
  • 12.09.2021 | POR: administrador

Lentes de contato dental: valor em 2021 + 6 principais vantagens

Todos os meses recebemos dezenas de pacientes no consultório em busca de transformações no sorriso. O interesse pelas lentes de contato dental em 2021 bate recordes entre estes pacientes. Não é para menos.  Imagine essa cena: família reunida se confraternizando e chega o momento da famosa foto com todo mundo reunido. Você, com vergonha do […]

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email