breadcrumbs

Quanto tempo dura harmonização facial? Entenda as variáveis

Quanto tempo dura a Harmonização Facial: entenda as variáveis

06.05.2022 | POR: administrador

A gente sabe que, se fosse possível, a maioria das pessoas gostaria que os procedimentos estéticos durassem “para sempre”. Mas, afinal, quanto tempo dura a harmonização facial?

Essa dúvida é, de longe, a mais recorrente entre os candidatos a realçarem as suas belezas naturais por meio das técnicas de HOF (Harmonização Orofacial). 

Na verdade, essa dúvida surge porque até mesmo o conceito de harmonização facial é confuso para muita gente. Antes de saber então quanto tempo dura a harmonização, é preciso ficar claro o que é a técnica.

É comum, por exemplo, que os pacientes pensem que harmonização facial é um procedimento único e que, portanto, dura X tempo. 

Mas a realidade é que não é bem assim. 

Se uma pessoa diz que fez “harmonização facial”, certamente, ela se refere a um conjunto de procedimentos variáveis, logo, com duração distintas também.

No decorrer deste artigo, vamos esclarecer essa dúvida.

Continue com a gente!

Entendendo a harmonização facial

Apesar de bastante popular, o termo ainda suscita dúvidas. Mas pense assim: harmonizar a face é equilibrar esteticamente as áreas do rosto, como nariz, queixo, mandíbulas, lábios, dentes. 

É deixar todas essas regiões em sintonia esteticamente umas com as outras, proporcionando o máximo de simetria e proporção no rosto.

Ninguém, absolutamente ninguém, nasce com as proporções faciais simétricas. Às vezes, um olho é mais baixo que o outro, um lado da boca menor que outro, um contorno de mandíbula inexpressivo, além de várias outras características naturais em um rosto humano. 

Além das assimetrias, alguns traços próprios podem também causar desconforto, como uma ponta de nariz caída, um queixo para dentro, dentes desalinhados, lábios mais finos do que a pessoa gostaria que fosse, etc. 

Imagine agora poder corrigir todas essas assimetrias e ainda trabalhar alguns traços, a fim de realçá-los ou aprimorá-los?

É exatamente isso que a harmonização facial faz utilizando-se de várias técnicas, que, realizadas de forma conjunta, proporcionam a harmonia do rosto tratado.

Veja também: Harmonização Orofacial tim tim por tim tim: tira todas as suas dúvidas

Sendo assim, se você só fez um procedimento de botox ou preenchimento labial, ou colocou lentes de contato dental, tudo de forma isolada, você não fez harmonização facial.

Portanto, a harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos. Veja onde a harmonização pode atuar: 

  • Lábios: alongá-los ou aumentar o volume;
  • Supercílio: elevá-los;
  • Mandíbula: aumentar, definir ou aumentar o ângulo;
  • Malar: definir ou aumentar as maçãs do rosto;
  • Mento: aumentar a largura, altura ou projeção do queixo;
  • Nariz: ponta (elevar ou rebaixar), dorso (alinhar ou aumentar sua largura).

Por que fazer Harmonização Orofacial com dentista é melhor? 

Quanto tempo dura a harmonização facial

Certo, agora que você já sabe o que é a harmonização facial, deve estar querendo saber agora quanto tempo ela dura. Mas o raciocínio é o seguinte: se a harmonização é um conjunto de procedimentos distintos, logo cada procedimento tem o seu próprio tempo de duração.

Quando os efeitos das técnicas aplicadas começarem a desaparecer, é hora de refazer o procedimento para garantir a continuidade dos objetivos. 

Sabe por que os efeitos não são permanentes?

Porque as principais substâncias utilizadas nos procedimentos de harmonização facial são o ácido hialurônico, nos preenchedores, e a toxina botulínica, no botox, e elas são absorvíveis pelo organismo. 

Veja também: Botox e preenchimento: diferenças
Botox: verdades e mentiras e dúvidas mais comuns

Ou seja, vai chegar um determinado momento em que o corpo assimilará a substância fazendo com que o aspecto natural do rosto volte a ficar como antes.

Sendo assim, para saber quanto tempo dura a harmonização facial é preciso saber quanto tempo dura, em média, cada uma dessas substâncias no organismo. 

Mas não é só isso, a qualidade do produto utilizado, a quantidade e o próprio organismo de cada pessoa influenciam diretamente no tempo de duração da harmonização facial.

É sobre isso que falaremos mais adiante.

Qual o tempo de duração do ácido hialurônico

O ácido hialurônico tem a função de preenchimento nos procedimentos de harmonização facial.

São eles:

  • Preenchimento labial
  • Preenchimento de malar
  • Preenchimento de mento
  • Preenchimento de mandíbula
  • Rinomodelação com ácido hialurônico

Devido a sua capacidade de promover hidratação e estimular a produção de colágeno,o ácido hialurônico tem uma durabilidade mais prolongada. 

Ou seja, qualquer destes procedimentos citados acima, a depender de outros fatores – como já mencionamos -, podem durar até 18 meses no paciente. 

Claro, é sempre bom reforçar que qualquer procedimento estético, mesmo que minimamente invasivo, deve ser feito por profissional experiente e capacitado. Isso garante, inclusive, a durabilidade do tratamento. 

Um procedimento feito com material de baixa qualidade e com a quantidade menor do que a recomendada para o caso, certamente fará com que a harmonização facial dure menos tempo.

Fez preenchimento labial e não durou? Entenda os motivos

Quanto tempo dura o botox

O botox é o procedimento que utiliza a toxina botulínica para impedir a contração muscular e, assim, suavizar rugas e marcas de expressão. 

Botox: conheça as 6 dúvidas mais comuns nos consultórios

Além de também promover o arqueamento das sobrancelhas, o que garante uma fisionomia mais descansada e jovial. 

O botox é queridinho nos consultórios e melhor amigo dos demais procedimentos de harmonização facial, mas a sua durabilidade é menor do que a do ácido hialurônico.

Se aplicado da maneira e dosagem correta, o botox pode durar até 4 meses, apesar de ser comum falar em até 6 meses. 

O fato é que, na grande parte dos pacientes, os efeitos do botox já são praticamente inexistentes, o que torna ideal a sua reaplicação já ao final do quarto mês. 

Entretanto, é importante ressaltar a importância de não refazer o procedimento antes deste tempo e neste artigo falamos exatamente sobre por que aplicar o botox de 4 em 4 meses é a melhor opção. 

O que diminui/prolonga a duração da harmonização facial

Alguns fatores podem interferir diretamente na durabilidade da harmonização facial. Ou seja, não basta apenas fazer os procedimentos e ficar esperando que os efeitos desapareçam no tempo ideal. 

Claro que você pode fazer isso também, mas adotar alguns hábitos simples podem ajudar a manter a duração. 

Você sabia, por exemplo, que atividades físicas de alta intensidade podem diminuir o efeito do botox? 

Além disso, outros hábitos são prejudiciais, tais como:

  • Fumar
  • Não se hidratar o suficiente
  • Expor-se ao sol sem proteção
  • Exagerar na bebida alcóolica

Da mesma forma, adquirir alguns hábitos de cuidados com a pele no pós tratamento são fundamentais para prolongar a duração da harmonização facial, como hidratar a pele com dermocosméticos específicos e conciliar os procedimentos de harmonização com outros tratamentos estéticos.

Esperamos que tenha ficado um pouco mais claro para você quanto tempo dura a harmonização facial e a dinâmica dos procedimentos. Mas se ainda deseja saber de algo mais específico ou qualquer outra dúvida, entre em contato e marque a sua avaliação.

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

 

RELACIONADOS

faceta-ou-lente-de-contato-dental-746x413
  • 04.10.2018 | POR: Fabricio

Facetas e lentes de contato dental, o que ela pode fazer pelo seu sorriso

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, afinal de contas, é difícil não repararmos no sorriso de alguém logo quando o conhecemos, seja por bons ou nem tão bons motivos assim.

leia mais
bichectomia-e1619646563764-746x413
  • 28.04.2021 | POR: Fabricio

Bichectomia masculina: cirurgia que afina o rosto é indicada para homens?

A bichectomia masculina talvez não seja tão falada como o procedimento realizado em mulheres. Tire suas dúvidas sobre a cirurgia mais querida do momento.

leia mais
  • 21.05.2021 | POR: Fabricio

Todos os preenchedores faciais são iguais?

Nos últimos anos, grandes avanços foram feitos em direção a uma nova era da estética não invasiva. Mas por que isso é tão importante?

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email