breadcrumbs

Harmonização Facial: Dr. Fabricio Pessone esclarece principais dúvidas

Harmonização facial: 12 dúvidas comuns de todo paciente

06.11.2021 | POR: administrador

Tenho certeza que em algum momento você já pensou em realizar uma intervenção cirúrgica, por menor que seja. Com a popularidade da harmonização facial, as diversas técnicas que compõem o procedimento estão cada vez mais ao alcance das pessoas e, com bons profissionais atuando, dar um empurrãozinho na autoestima ficou ainda mais fácil.

Mas justamente por ter se tornado algo tão comum e, devido à grande quantidade de informações, muita gente ainda tem dúvidas sobre a harmonização facial.

O que é, quem pode fazer, cuidados, riscos, efeitos e mais uma série de questões chegam todos os dias aos consultórios dos profissionais especializados.

O cirurgião-dentista, especialista em Harmonização Orofacial e membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF), Dr. Fabrício Pessone, esclerece, neste artigo completo, tudo sobre o assunto. 

Continue na leitura e confira:

Harmonização Facial: as 12 principais dúvidas de todo paciente

Profissional especialista em Harmonização Orofacial sentado atrás de uma mesa em seu consultório

1 – Afinal, o que é a harmonização facial?

Dr. Fabricio Pessone: Trata-se de um conjunto de procedimentos estéticos minimamente invasivos que são indicados para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência e harmonia do rosto, melhorando assim a autoestima e confiança. Dentro da harmonização, é possível melhorar a aparência do nariz, queixo, boca, dentes, pele, e tudo mais que o paciente se sentir desconfortável. 

2 – Quais são os procedimentos que compõem a harmonização facial?

Dr. Fabricio Pessone: Não existe um roteiro fixo. Cada paciente possui características e queixas diferentes que devem ser trabalhadas individualmente. Mas, via de regra, os procedimentos mais procurados na técnica de harmonização facial são a aplicação de botox em suas mais variadas utilidades, preenchimento em geral, bichectomia, rinomodelação, bioestimuladores de colágeno, lipo de papada. 

Veja também:

Botox: verdades e mentiras e dúvidas comuns
Lentes de contato dental: valor em 2021 e vantagens
Fez preenchimento labial e não durou? Entenda

3 – O paciente escolhe quais procedimentos realizar de acordo com a queixa dele?

Dr. Fabricio Pessone: Se for em uma clínica despreparada talvez sim, mas, aqui na Expodonto, nós o orientamos do início ao fim. Ou seja, ele pode até chegar com algum procedimento em mente, mas dependendo da circunstância, o mais indicado talvez seja outro, e, muitas vezes, até mais barato, por exemplo. Isso porque é necessário que a gente una a queixa do paciente com a real indicação e necessidade que ele apresenta. Por isso, eu sempre vou orientar este paciente com uma opinião isenta de modismos e expectativas de resultados inalcançáveis.

4 – É possível fazer mais de um procedimento?

Dr. Fabricio Pessone: É possível sim, desde que haja indicação. O paciente pode fazer um botox e um preenchimento, por exemplo. 

5 – Qual procedimento mais procurado?

Dr. Fabricio Pessone: Com certeza, o botox. Até porque trata-se de um procedimento que tem um grande leque de funcionalidades, que vai além da estética, inclusive. Mas em se tratando de harmonização facial, ele também lidera as buscas e em seguida os preenchedores. 

Botox para homens: procedimento é indicado para pele masculina?

6 – Quais são as substâncias utilizadas nos procedimentos?

Dr. Fabricio Pessone: Depende do procedimento. Normalmente usamos o ácido hialurônico para preencher nariz, boca, bigode chinês, olheiras e contornos faciais, a toxina botulínica para suavizar as marcas de expressão, fios de ácido polilático para tracionar a musculatura da face, etc.

Conheça o tratamento mais eficaz para eliminar o bigode chinês
O botox é bom para tudo, será que também é para olheiras? 

7 – Como é a recuperação após a realização dos procedimentos?

Dr. Fabricio Pessone: Mais uma vez depende da técnica utilizada, mas, em geral, como são procedimentos pouco invasivos, a recuperação costuma ser simples e rápida também. Em função do uso de agulhas, é possível haver algum inchaço e vermelhidão que desaparecem em questão de horas, além de o paciente poder voltar à rotina imediatamente. 

8 – E os cuidados a serem tomados?

Dr. Fabricio Pessone: As recomendações para o período de recuperação consistem em proteger a pele da exposição solar, não massagear a área tratada, evitar atividade física, em casos com botox evitar abaixar a cabeça também.

Botox dói? Conheça as regiões mais sensíveis

9 – Há riscos? Todo mundo pode fazer harmonização facial?

Dr. Fabricio Pessone: Qualquer tipo de intervenção, por menor que seja, acarreta riscos, ainda que pequenos. Mas se a harmonização for realizada em uma clínica conceituada, com profissionais especializados, a probabilidade é mínima! Em alguns casos, por exemplo, a nossa boa conduta é até mesmo contrainidicar o procedimento.

Via de regra, todo mundo pode fazer harmonização. Todavia, há algumas restrições para gestantes, lactantes ou que tenha alguma sensibilidade a alguma substância. Mas tudo isso é discutido em consultório. Agora, em relação à idade e gênero, não há restrições, tanto pacientes mais jovens, como mais maduros, homens e mulheres podem fazer.

Veja mais:

Botox preventivo: existe idade para começar?
5 sinais de que está na hora de aplicar botox.
Bichectomia para homens: entenda o procedimento

10 – Quanto custa fazer harmonização facial?

Dr. Fabricio Pessone: Eu mudaria essa pergunta para ‘quanto custa a sua autoestima’. Em todos esses anos, lidando com a autoestima e autoamor dos pacientes que atendo, vejo o quanto um simples procedimento pode mudar a vida deles. E isso, tanto para mim quanto para eles, definitivamente não tem preço. Tem valor.

Mas falando em preço, depende muito do procedimento a ser realizado, da mão de obra do profissional, da substância que será utilizada, renome da clínica. Somente em uma consulta, onde tudo será detalhado e individualizado que é possível saber, exatamente, o preço do serviço.

Qual preço do botox? Veja o que influencia o valor

11- Como escolher o melhor profissional?

Dr. Fabricio Pessone:  a Harmonização Orofacial é uma especialidade da Odontologia e, portanto, somente os profissionais que se especializaram em HOF estão aptos a executar qualquer uma de suas técnicas. Por isso, não caia na lábia de profissionais não capacitados, o famoso “barato que sai caro”. 

Faça uma pesquisa sobre a atuação do cirurgião-dentista, sobre as suas especialidades, pergunte a pacientes, marque uma consulta e só então decida fazer ou não o procedimento. 

Por que fazer harmonização com um dentista?

12- Qual seu recado para quem está com dúvidas sobre fazer ou não?

Dr. Fabricio Pessone: Eu acredito que as pessoas devem ser felizes em todos os aspectos, inclusive na aparência. Não é problema modificar algo se o objetivo é melhorar a autoestima, se sentir mais confiante. Isso reflete na vida como um todo. Não é sobre alcançar um padrão de beleza que não existe, mas é sobre se olhar no espelho e não sentir vontade de chorar, é tirar uma foto e gostar do resultado. Isso é autocuidado. 

Neste post, o Dr. Fabricio Pessone esclareceu as principais dúvidas sobre harmonização facial. Se você gostou e tem interesse em saber mais sobre os procedimentos, marque agora mesmo a sua avaliação e veja o que mais é indicado para você.

 

RELACIONADOS

Hidratao-injetvel-ou-Skinbooster-746x413
  • 25.03.2021 | POR: Fabricio

De dentro para fora: conheça os resultados incríveis do Skinbooster

Você já ouviu falar em Skinbooster? O procedimento que alcança a camada mais profunda da sua pele e traz uma série de benefícios? Com uma proposta que obtém níveis altíssimos de satisfação por quem já realizou o tratamento, o Skinbooster é para você que quer potencializar o rejuvenescimento da sua pele, conseguindo resultados muuuito superiores […]

leia mais
botoxparabruxismo-746x413
  • 07.05.2021 | POR: Fabricio

Entenda como funciona a aplicação do botox para bruxismo

Nem só para indicações estéticas a tão famosa toxina seve. O botox para bruxismo alivia os incômodos da disfunção e pode ser aplicado apenas duas vezes no ano.

leia mais
quando aplicar botox: indícios de que já está na sua vez
  • 26.07.2021 | POR: administrador

Quando aplicar botox: 5 indícios de que pode estar na sua vez

Veja 5 hábitos que colaboram para o surgimento precoce das rugas. Saber quando aplicar botox tem a ver com idade, mas também com estilo de vida. Entenda.

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email