breadcrumbs

Botox com dentista: por que escolher este profissional e como decidir

Por que fazer Harmonização Orofacial com dentista é melhor?

02.11.2021 | POR: administrador

Nos últimos anos, o botox vem se popularizando cada vez mais, tanto em número de pessoas que realizam o procedimento, quanto aquelas que buscam informações a respeito. E uma das dúvidas que, geralmente, essas pessoas têm é se fazer botox com dentista é seguro.

Já de cara afirmamos que sim, fazer botox com dentista é tão seguro quanto regulamentado pelo Conselho Federal de Odontologia em suas resoluções 176/2016 e 198/2019, nas quais a Harmonização Facial passou a ser reconhecida como Especialidade da Odontologia. 

Inclusive, antes mesmo, os cirurgiões-dentistas já utilizavam a substância para finalidades terapêuticas e tratamento de diversos tipos de patologias, dores faciais e problemas relacionados com a articulação temporomandibular (ATM). 

Diante disso, neste artigo vamos falar por que escolher um dentista para fazer botox e quais as vantagens e tipos de aplicação desta substância, que já é a queridinha de todo mundo.

Continue com a gente e fique sabendo sobre:

  • O que é botox e como ele age
  • Por que fazer botox com dentista
  • Quais as aplicações de botox na odontologia
  • Qual o preço do botox com dentista
  • Outros procedimentos de HOF realizados por dentistas
  • Como escolher o melhor profissional

O que é botox e como ele age

O botox, na verdade, é o nome popular de uma toxina extraída de uma bactéria, a Clostridium Botulinum.

Em sua versão de medicamento, o botox inibe a atuação de um neurotransmissor responsável pela movimentação dos músculos faciais.

Assim, com o músculo relaxado, rugas e expressões faciais somem após a aplicação do botox

Mas o botox também age em disfunções faciais como no caso do bruxismo, por exemplo. 

Veja: Entenda como funciona o botox para bruxismo.

Por que fazer botox com dentista

A Harmonização Orofacial é uma especialidade da odontologia, portanto os dentistas especializados em HOF estão comprovadamente aptos para o exercício.

Essa ideia de que a aplicação de botox só pode ser realizada por cirurgiões plásticos e dermatologistas é antiquada e infundada, pois os odontólogos, antes da especialização em HOF, passam 5 anos da graduação estudando a anatomia do pescoço e cabeça. 

Inclusive, um exemplo bem claro da atuação responsável dos odontólogos nessa região são os  cirurgiões buco maxilofacial, um profissional que trabalha em hospitais e que sua função é reconstituir não apenas a boca, mas toda a face do indivíduo.

Portanto, nada mais justo que reconhecer a competência destes profissionais no exercício de sua profissão.

Além disso, os dentistas estão sempre em constante atualização das técnicas do botox, afinal o procedimento na odontologia não é apenas estético, conforme veremos no tópico a seguir.

Veja mais:
Full Face: técnicas conjuntas para uma harmonização orofacial perfeita
Quando aplicar botox: 5 indícios de que pode estar na sua vez

Quais as aplicações de botox na odontologia

Engana-se quem pensa que botox com dentista é apenas para tratar das rugas e linhas de expressão. Apesar de a procura para esta finalidade estar em alta, no consultório odontológico também é possível tratar outros aspectos usando o botox.

Veja para que e onde o dentista pode aplicar botox:

1 – Para rugas e linhas de expressão

Como disse, essa é a principal procura pelo botox. E não à toa, pois o procedimento oferece ótimos resultados e o efeito do botox no rosto costuma deixar nossos pacientes altamente satisfeitos. 

Para saber exatamente onde pode aplicar botox no rosto e para quais tipos de rugas ele funciona, acesse nosso artigo.

Veja também:

Botox e preenchimento: quais as diferenças
Botox na boca é possível?

2 – Para tratar do bruxismo

O bruxismo é uma disfunção orofacial que causa uma hiperatividade dos músculos da mastigação. Com isso, a pessoa aperta ou range os dentes involuntariamente enquanto dorme.

O botox para o bruxismo inibe a contração destes músculos e melhora os seus sintomas.

3 – Melhora a aparência do sorriso gengival

O sorriso gengival é aquele em que a gengiva aparece de forma mais evidente quando a pessoa sorri. Este é um problema que afeta a autoestima de quem o tem e pode ser facilmente corrigido com o botox. 

Entenda como o botox age na correção do sorriso gengival.

4 – Cirurgias de implantes dentários

A toxina botulínica pode ser utilizada antes das cirurgias de implantes dentários com carga imediata para evitarmos força excessiva durante a cicatrização diminuindo intercorrências pós-operatórias.

5- Tratamento da sialorréia

A sialorréia é o excesso de saliva, e também é uma disfunção que pode ser corrigida com o botox.

Qual o preço do botox com dentista

O preço do botox com dentista pode variar de acordo com alguns critérios.

Os aspectos que atribuem maior ou menor valor no preço do botox são:

  • Mão de obra do profissional;
  • Tipo da toxina botulínica utilizada;
  • Quantidade da substância;
  • Prestígio da clínica/profissional.

Mas os principais fatores a se levar em consideração no preço do botox são realmente o tipo e a quantidade de substância utilizada. A partir disso, pode-se fazer um orçamento de quanto custa um botox.

Harmonização orofacial: outros procedimentos realizados por dentistas

O botox é apenas um dos procedimentos da harmonização orofacial, que, devido aos excelentes resultados, tem levado muita gente aos consultórios.

Aqui na Expodonto, somos referência na utilização das técnicas de HOF, que incluem, além do botox, o preenchimento, lentes de contato, bichectomia e mais uma série de procedimentos.

Conheça agora as 10 técnicas mais realizadas em Harmonização Orofacial e escolha a que  você gostaria de fazer.

Botox com dentista: como escolher um profissional

Neste artigo você viu que a Harmonização Orofacial é uma especialidade da Odontologia e, portanto, somente os profissionais que se especializaram em HOF estão aptos a executar qualquer uma de suas técnicas.

Por isso, não caia na lábia de profissionais não capacitados, o famoso “barato que sai caro”. 

Faça uma pesquisa sobre a atuação do cirurgião-dentista, sobre as suas especialidades, pergunte a pacientes, marque uma consulta e só então decida fazer ou não o procedimento. 

Fazer botox com dentista competente é garantia de sucesso no resultado, beleza e autoestima lá em cima! Tem coisa melhor que isso?

E você, tá esperando o que para marcar a sua avaliação?

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF), membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você!

RELACIONADOS

Hidratao-injetvel-ou-Skinbooster-746x413
  • 25.03.2021 | POR: Fabricio

De dentro para fora: conheça os resultados incríveis do Skinbooster

Você já ouviu falar em Skinbooster? O procedimento que alcança a camada mais profunda da sua pele e traz uma série de benefícios? Com uma proposta que obtém níveis altíssimos de satisfação por quem já realizou o tratamento, o Skinbooster é para você que quer potencializar o rejuvenescimento da sua pele, conseguindo resultados muuuito superiores […]

leia mais
botoxparabruxismo-746x413
  • 07.05.2021 | POR: Fabricio

Entenda como funciona a aplicação do botox para bruxismo

Nem só para indicações estéticas a tão famosa toxina seve. O botox para bruxismo alivia os incômodos da disfunção e pode ser aplicado apenas duas vezes no ano.

leia mais
quando aplicar botox: indícios de que já está na sua vez
  • 26.07.2021 | POR: administrador

Quando aplicar botox: 5 indícios de que pode estar na sua vez

Veja 5 hábitos que colaboram para o surgimento precoce das rugas. Saber quando aplicar botox tem a ver com idade, mas também com estilo de vida. Entenda.

leia mais

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email